sexta-feira, 17 de abril de 2009

homenagem a PMS mortos

Brigada Militar prestará homenagem aos PMs mortos
15/04/2009 13:55


Nesta quinta-feira (16/4), às 11h, no Panteão Coronel Apparício Borges, na av. Aparício Borges, 2001, será realizada solenidade em homenagem aos policiais militares que tombaram em serviço. O evento faz parte das comemorações alusivas à Semana Tiradentes, e tem como destaque o descerramento da placa com o nome do extinto soldado Márcio Nunes de Brito, do 1º BPM, no Panteão dos heróis da Brigada Militar.

O Panteão Coronel Apparício Borges dos heróis da Brigada militar foi construído como forma de a Corporação homenagear àqueles que, dentro de suas fileiras, tombaram em ações relacionadas às atividades de polícia ostensiva, à preservação da ordem pública, à guarda externa dos presídios, à polícia judiciária militar, à prevenção e combate a incêndios, às atividades de buscas e salvamento e à execução das atividades de defesa civil.

O Panteão acolhe, ainda, os restos mortais do coronel Apparício Gonçalves Borges, tombado na Revolução Constitucionalista no comando do 1º Batalhão de Infantaria durante o Combate do Buri, em 1932, Em sua galeria de honra estão inscritos os nomes dos integrantes da Brigada Militar que ao longo da história da Corporação imolaram-se no cumprimento do dever. Constitui-se num templo de amor ao civismo pátrio.

A inscrição do nome desses heróis no apanágio maior da Instituição, junto a Academia de Polícia Militar e neste sítio histórico é precedida de rigoroso processo legal efetuado pela Comissão de Avaliação e Mérito, quando fica evidenciada a implementação de todos os requisitos formais regulados na legislação pertinente. Desta maneira, inscrevendo em pedra o nome dos heróis brigadianos, é prestada justa reverência àqueles que foram fieis ao juramento à Bandeira Nacional quando de sua inclusão na Força: mesmo com o risco da própria vida.

O SOLDADO BRITO

O soldado Marcio Nunes de Brito ingressou na Brigada Militar em 2003, tendo sido classificado no 1º Batalhão de Polícia Militar. O soldado Brito desempenhou funções no Pelotão de Operações Especiais, na 2ª Companhia de Policiamento, no Pelotão de Motociclistas e na Seção de Inteligência. Policial Militar de linha de frente, sempre demonstrou grande entusiasmo com sua profissão, o que pode ser verificado em inúmeros elogios e louvores recebidos, em suas ações no 1º BPM, atuando de forma destacada em diversas ocorrências de grande complexidade.

Em sua última ação policial, em 3 de fevereiro de 2009, aproximadamente às 14h, o soldado Brito, compondo guarnição da Seção de Inteligência do 1º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Jacuí esquina com Capivari, se depararam com vulgo Serginho Aranha, indivíduo foragido da justiça e considerado um dos mais perigosos da capital. Durante tentativa de abordagem, Sergio agarrou uma criança que passava no local, sacou uma pistola e efetuou disparos contra os agentes que revidaram. Resultante do confronto, o soldado Pacheco, alvejado no pé esquerdo, medicado e liberado. O soldado Brito, alvejado na cabeça e encaminhado para o HPS, onde permaneceu em estado gravíssimo, sendo constatada a morte cerebral à 1h20min do dia 5 de fevereiro de 2009.

O foragido, baleado na cabeça e no tórax faleceu no HPS. Como era da vontade do soldado Brito, seus órgãos foram doados. Em atuação médica que envolveu cerca de 70 profissionais, com duração de 12 horas, no Hospital São Lucas da PUC, foram retirados seus órgãos que beneficiaram seis pessoas, as quais dependiam de uma doação para continuar a viver.

Fonte: Ascom/ BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim