terça-feira, 7 de abril de 2009

Folha de São Paulo sauda Regime Militar

Ir para a mensagem anterior | Ir para a próxima mensagem | Voltar para as mensagensMarcar como não lida | Imprimir ResponderResponder a todos Mover...Arquivo AnimaisArquivo BatmanArquivo BlogsArquivo BoticárioArquivo CarnavalArquivo Claudia RaiaArquivo CulturaArquivo de FotosArquivo Declaração d...Arquivo Deise NunesArquivo ElisArquivo Fotos Paulo ...Arquivo FotosArquivo FutebolArquivo GlóriaArquivo InterArquivo Jornal HojeArquivo JornalArquivo Le MondeArquivo ManuelaArquivo Mara Maravil...Arquivo Monica Velos...Arquivo MP3Arquivo MulheresArquivo MúsicaArquivo NegroArquivo NegrosArquivo o GloboArquivo Ourtas Mídia...Arquivo Paises Afric...Arquivo Paula Camarg...Arquivo PoliticaArquivo PrefeituraArquivo PreventivoArquivo PublicidadeArquivo Revolução Fa...Arquivo Rita CadilacArquivo Segurança Pú...Arquivo SimonyArquivo Tunel do Tem...Arquivo VejaArquivo Vera FischerArquivo VideosArquivoAutorização de Publi...Bandas de GaragemBlog Bola Na Arquiba...Blog do SambaBlog JornalBlog PublicidadeBlogJNCartaoBerroBlogJNCulturaBlogJNFotosBlogJNNegrosBlogJNPoliticaBlogJNPortaldaImpren...BlogJNSecGeralBlogJNTuneldoTempoBlogJNTVICarta o BerroCartão de VisitaCartão do dia Intern...Curriculo NovoDestaque VermelhoFotos para OrkutGabrielGeralGoogleGroove JamesImagens das Copas do...Imposto de RendaInstituto Methodus P...Inter Campeão Mundia...Jady OhanaJingles PoliticosLei de ImprensaLeitoresMúsica Paulo FurtadoMúsicas CifradasMúsicas MP3Músicas Séries de TVNota do EditorNoticias do BairroNucleo de Comunicaçã...O GloboOutros InformativosRádio GauchaRádio UolSecretaria GeralSeicho-No-leSenado FederalSessão Solena dia da...Site AngolaSite de PesquisaSite Jady OhanaSite OxfamSite PesquisaSite Rádio MaresiaSite Radio VivaSite SenadoSitesSonicoStop The WallVideo Mario BalaYoutube Jornal Negri...
Sinalizar esta mensagem[Carta O BERRO] Nostagia da ditadura /Em rompante de nostalgia, Folha saúda o regime militarSábado, 21 de Fevereiro de 2009 15:05
De: "Vanderley Caixe" Exibir informações de contatoPara: cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.brA mensagem contém anexoslogovermelhonovo.gif (1 KB)
CARTA O BERRO. ..........repassem.










Nossa posição e de outros companheiros:

Prezados senhores da Folha de São Paulo,

há dias venho lendo com certa indignação uma série de pronunciamentos e respostas dessa FSP aos leitores que repudiaram o texto editorial "ditabranda".
Na edição de hoje, 20/02, a indignação foi maior em vista da resposta dessa redação aos professores Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato.
Respostas essas, senhores, que me atrevo dizer, "argumentos de moleque", tentando justificar o injustificável.
Fui uma das milhares de vítimas dessa Ditadura, preso, torturado , assim como outros que "desapareceram" ou assassinados quando a evidência era impossível de encobrir.
O Brasil todo sofreu nas mãos desses vândalos. E vosso jornal sabe muito bem das viaturas dessa FSP que serviram de "cavalo de Tróia" da repressão e do DOI-CODI (o açougue da ditadura).
Portanto, creio que a atitude digna desse jornal nesse momento seria dizer :ERRAMOS!
Saudações!
Vanderley Caixe, advogado
residente e domiciliado em Ribeirão Preto,
rua visconde de Inhaúma 490, conjunto 501
=========================================================================================================================
Senhores,

Registro meu mais veemente protesto e repúdio à nota da redação do Jornal "Folha de S. Paulo", em sua edição desta sexta-feira, 20 de fevereiro, dirigida contra os professores Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato. O deboche e o desrespeito ali contidos, são capazes de indignar até as pedras.

Não há o que explicar ou argumentar. Os termos da nota, condenáveis por definição em qualquer circunstância (e não importa a quem se referissem), tornam-se ainda mais execráveis, pois dirigidos a duas das maiores figuras do pouco que resta de reserva moral e ética neste país.

Por fim, me solidarizo incondicionalmente com os dois professores e faço minhas suas palavras a respeito da utilização da palavra "ditabranda" para nomear o regime que aqui se implantou há exatos 45 anos, com o golpe de 31 de março. Regime do qual, os professores Maria Victoria e Comparato, bem o autor desta mensagem (além de milhões de outros brasileiros), podemos dizer de cabeça eguida, jamais fomos cúmplices.

Alipio Freire
Jornalista e escritor



From: Augusto Buonicore
To: ;
Subject: A FOLHA E A DITADURA MILITAR
Date: Fri, 20 Feb 2009 12:00:55 -0300



Camaradas

Depois de definir a ditadura militar brasileira de "ditabranda", a Folha de São Paulo ofendeu os professores Maria Victória Benevides e Fábio Konder Comparato, chamando-os de cínicos e mentirosos (vejam abaixo). Com isso o grupo Folha se reconcilia com o seu passado sombrio, quando dava apoio, moral e material, aos órgãos de repressão.

Não podemos nos calar diante de tais agressões.

Um grande abraço

Augusto Buonicore


----- Original Message -----
From: caio toledo
To: caio n. de toledo
Sent: Friday, February 20, 2009 11:09 AM
Subject: REPÚDIO Á FOLHA DE S. PAULO


Car@s,
carta que enviei a colegas da Unicamp. Caso concordem com seus termos, peço que a divulguem em suas listas;
abs,
caio

ps. cartas de protesto à Folha devem ser encaminhadas a leitor@uol.com.br com cópia para ombudsman@uol.com.br


Colegas,

Repulsivas e agressivas duas recentes posições editoriais de Folha de S. Paulo: em `Limites a Chavez´, editorial de 17/2, o jornal apela para a ignominiosa expressão de "ditabranda" para se referir à ditadura militar brasileira que, durante vinte anos, prendeu, torturou e assassinou brasileiras e brasileiros; hoje, após publicar as cartas dos profs. Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato - que contestaram o emprego da esdrúxula e falsificadora expressão -, o jornal, sem argumentos e razões, agride a atuação pública destes dois combativos intelectuais por meio de uma leviana "nota de redação".
Diante de todas estas agressões ao pensamento democrático, cartas de protesto ao jornal e o cancelamento da assinatura não seriam as respostas mais consequentes ?
sds,
caio
20 DE FEVEREIRO DE 2009 - 21h56

Em rompante de nostalgia, Folha saúda o regime militar
Faz quase um ano que o jornalista Paulo Henrique Amorim desafia a Folha de S.Paulo a “tirar os cães de guarda do armário e confessar que foi ‘Cão de Guarda’ do regime militar” brasileiro. A julgar pelos fatos da semana, pode-se dizer o jornal da família Frias nunca esteve tão próximo da confissão.

Por André Cintra



A nostalgia da Folha começou a se evidenciar num editorial de 425 palavras sobre o presidente venezuelano, Hugo Chávez. O texto, publicado na última terça-feira (17), chega a comparar a Revolução Bolivariana na Venezuela e a ditadura brasileira. Diz o jornal: “Em dez anos de poder, Hugo Chávez submeteu, pouco a pouco, o Legislativo e o Judiciário aos desígnios da Presidência. Fechou o círculo de mando ao impor-se à PDVSA, a gigante estatal do petróleo”.

Em meio a essas teorizações enviesadas, o editorial não esconde a opinião da Folha e sua larga simpatia pelo regime militar brasileiro: “As chamadas ‘ditabrandas’ — caso do Brasil entre 1964 e 1985 — partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça”.

É muito curioso que a Folha destaque tais “formas controladas de disputa política” justamente em contraste com Chávez — o único presidente do mundo que chamou seu povo às urnas nada menos que 15 vezes nos últimos dez anos, em eleições, referendos e plebiscitos. Quando foi que os brasileiros puderam exercer esse direito durante os 21 anos de regime militar? A Folha seria capaz de lembrar uma única experiência do gênero?

De forma cristalina, o editorial de terça-feira alardeia que Chávez — ou melhor, “o caudilho venezuelano”, com seu “rolo compressor do bonapartismo” — tem muito a aprender com os generais-presidentes do Brasil. Aprender o quê? A cassar direitos de lideranças políticas e sociais à moda Castello Branco? A levar para a Venezuela a experiência do AI-5 — “forma controlada” de “acesso à Justiça” no Brasil de Costa e Silva e Médici? A seguir o exemplo da dupla Geisel-Figueiredo e falar em distensão do regime, em abertura “lenta, gradual e segura” — mas ainda promover mais mártires como Vladimir Herzog, novas chacinas como a da Lapa e outros atentados como os do Riocentro?

Repercussão à altura

Cartas e e-mails de repúdio à Folha choveram a cântaros após a publicação do editorial. Um dos leitores mais indignados era Sergio Pinheiro Lopes, que classificou a opinião da Folha como “lamentável, mas profundamente lamentável mesmo, especialmente para quem viveu e enterrou seus mortos naqueles anos de chumbo. É um tapa na cara da história da nação e uma vergonha para este diário”.

As ponderações essenciais do leitor não foram suficientes para dissuadir a Folha. Uma “nota da redação” do jornal enunciava: “Na comparação com outros regimes instalados na região no período, a ditadura brasileira apresentou níveis baixos de violência política e institucional”. Para a Folha, ditadura só é ditadura pra valer se estiver na ponta do ranking do totalitarismo e empilhar mortos aos milhares. Como se antevisse a resposta do jornal, Sergio fez em sua carta um questionamento inapelável: “Quantos mortos, quantos desaparecidos e quantos expatriados são necessários para uma ‘ditabranda’ ser chamada de ditadura?”.

Dois intelectuais de respeito — os professores universitários Fábio Konder Comparato (aposentado) e Maria Victoria de Mesquita Benevides, da USP — saíram em defesa das vítimas da ditadura esculhambadas pelo editorial da Folha. “Mas o que é isso? Que infâmia é essa de chamar os anos terríveis da repressão de ‘ditabranda’? Quando se trata de violação de direitos humanos, a medida é uma só: a dignidade de cada um e de todos, sem comparar “importâncias” e estatísticas”, escreveu Maria Benevides. “Pelo mesmo critério do editorial da Folha, poderíamos dizer que a escravidão no Brasil foi ‘doce’ se comparada com a de outros países, porque aqui a casa-grande estabelecia laços íntimos com a senzala — que horror!”.

Já Comparato, ao sustentar que “o leitor Sergio Pinheiro Lopes tem carradas de razão”, cobrou a Folha: “O autor do vergonhoso editorial de 17 de fevereiro, bem como o diretor que o aprovou, deveriam ser condenados a ficar de joelhos em praça pública e pedir perdão ao povo brasileiro, cuja dignidade foi descaradamente enxovalhada. Podemos brincar com tudo, menos com o respeito devido à pessoa humana”.

Como a Folha está convicta das benesses da ditadura brasileira e não reconhece discordâncias, o jeito foi desqualificar seus missivistas: “Quanto aos professores Comparato e Benevides, figuras públicas que até hoje não expressaram repúdio a ditaduras de esquerda, como aquela ainda vigente em Cuba, sua ‘indignação’ é obviamente cínica e mentirosa”.

A arrogância da Folha segue rendendo contestações, como a do professor Caio Toledo, que escreveu a seus colegas de Unicamp. O texto de Toledo tacha de “repulsivas e agressivas” as “posições editoriais de Folha” e se solidariza com Maria Benevides e Comparato. “O jornal, sem argumentos e razões, agride a atuação pública destes dois combativos intelectuais por meio de uma leviana ‘nota de redação’. Diante de todas estas agressões ao pensamento democrático, cartas de protesto ao jornal e o cancelamento da assinatura não seriam as respostas mais consequentes?”.

Em entrevista ao Comunique-se, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, não poupou a Folha. “É lamentável que se proceda a uma revisão histórica dessa natureza. O que era negativo passa a ser positivo, dando absolvição àqueles que violaram os direitos constitucionais e cometeram crimes, como o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nos porões do Doi-Codi”, afirma Azedo. “Dizer que houve acesso à Justiça é uma falsidade de caráter histórico que deveria causar vergonha à Folha de S. Paulo.”

Um veículo pró-regime

Não é de estranhar a defesa que a família Frias faz dos militares. Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), o patriarca do clã, adquiriu em 1962 a Folha de S.Paulo — um jornal enforcado em dívidas, que demorou cerca de 15 anos para se tornar um investimento rentável. Uma das razões pelas quais a Folha se salvou financeiramente foi o laço íntimo com todos os generais-presidentes da ditadura.

Numa de suas raríssimas entrevistas, concedida em 2003, Frias-pai comentou sobre esses relacionamentos com o poder — e mentiu. “Eu sempre me mantive afastado do poder. Para ser independente você tem que estar um pouco distante porque senão entra numa situação moral difícil”, disse o ex-publisher da Folha. “Não tenho histórias para contar a este respeito porque sempre procurei manter uma distância entre a posição do jornal, a minha pessoal e os dirigentes do país”.

Mais adiante, na mesma entrevista, Frias se contradiz: “Na época da ditadura, acho que no governo Médici, o chefe da Casa Militar, com quem eu tinha certa relação, não me lembro o nome dele, me telefona e diz: ‘Ô Frias aqui quem fala não é o seu amigo não, é o chefe da Casa Militar Ou você muda esse jornal aí ou nós vamos fechar’. Eu mudei”.

O relato de Frias, ainda assim, não entrega tudo o que a Folha fez na conta do regime, como o odioso empréstimo de peruas C-14 do jornal ao DOI-Codi, para o transporte de presos políticos rumo ao encarceramento, à tortura e, não raro, à morte na Operação Bandeirantes (Oban). Na época, manifestantes chegaram a queimar veículos da Folha em protesto contra a morte de seus companheiros de luta.

No livro Cães de Guarda — Jornalistas e Censores do AI-5 à Constituição de 1988, Beatriz Kushnir dá mais detalhes da promiscuidade. A Folha da Tarde, especialmente, contou com uma matilha de jornalistas colaboracionistas — os “cães de guarda” — e era conhecido como “o jornal de maior tiragem” — ou seja, com mais tiras na redação.

No combate aos “subversivos”, a FT se antecipava ao regime e fazia o papel de porta-voz. Chegou a divulgar a morte do metalúrgico Joaquim Seixas, o Roque, antes mesmo de ele ser assassinado nos porões da ditadura — mas sonegou informações sobre a prisão de Frei Betto (como o fato de o frade ser repórter do jornal) e não noticiou a heróica missa ecumênica a Vladimir Herzog na Catedral da Sé.

Frias-pai não está mais vivo, mas dois de seus filhos continuam à frente da Folha de S.Paulo — Luís Frias como presidente do grupo Folha e Otavio Frias Filho, o Otavinho, como diretor de redação do jornal. Parece caber a eles, de forma progressiva, restabelecer e edulcorar as mais sombrias memórias da família Frias e da Folha. Memórias de um tempo em que a concessão da “ditabranda” era garantida aos fantoches das elites e da grande mídia — não ao Brasil, nem aos brasileiros.




-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim