terça-feira, 31 de março de 2009

Movimento Negro

UNEGRO foi selecionada para representar o Brasil em encontro que pretende analisar as experiências de entidades latino-americanas na luta pela educação de negros e índios na região.



A proposta da UNEGRO, que vai ser apresentada por Alexandre Braga de Minas Gerais, vai relatar tais experiências vividas desde 2004 no Fórum Mineiro de Entidades Negras – FOMENE, e que reúne a auto-educação dos militantes nas temáticas quilombolas, políticas, feminismo e ativismo.





Resultados Edital Internacional de Etnoeducação



O Programa Regional de Apoio às Populações Rurais de Ascendência Africana na América Latina- PROGRAMA ACUA, apresenta as experiências selecionadas para participar no evento “Etnoeducação para o desenvolvimento: uma visão desde o afro” que será realizado os dias 13, 14 e 15 de abril de 2009 na cidade de Guayaquil, no Equador.



Nome da Experiência
País

“LAS HUELLAS DE NUESTRA HISTORIA”
Bolivia

Capacitação e apoio ao desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil
Brasil

Vivência e meta-educação negra-UNEGRO/Fomene
Brasil

Ruta Patrimonial del Esclavo en Chile.
Chile

Formación integral y rescate del patrimonio afrocolombiano
Colômbia

La Etnoeducación camino de salvaguarda de la identidad palenquera “Kasimba suto”
Colômbia

“PALENQUEANDO POR EL PUNTUDO”, Identidad étnica y rescate de la tradición afroyapaterana.
Perú

“Estética en Negro”
Perú







Outras informações: www.programaacua.org

.
1 - quem promove o encontro;





ACUA-Progama Regional de Apoio das Populações Rurais de Ascendência Africana da América Latina, sediada na Colômbia.


2 - como surgiu o interesse pela experiência da Unegro;



A partir de edital de seleção divulgado no Brasil pela Fundação Palmares, diversas entidades foram convidadas a participarem desse processo. Nós aqui de Minas nos apresentamos pois estamos organizando o maior e mais importante capítulo do Movimento Negro mineiro que é o FOMENE-Forum Mineiro de Entidades Negras, da qual fazem parte quase 50 entidades do interior do estado. Enquanto diversas organizações, algumas históricas e que prestaram significativo serviço à causa do negro no Brasil, mas que por orientação errada ficaram presas às disputas fratricidas e que não levam a nada. Através do FOMENE os militantes estão sendo capacitados e recebem uma educação permanente sobre temas variados que vão moldando a consciência política e a vivência na sua comunidade local. Portanto, o FOMENE é hoje o maior espaço-não escolar de formação para a cidadania que se tem no Movimento Negro


3 - quantos ativistas viajarão para o Equador;



Devido a falta de recursos somente um militante viajará.




4 - como você vê a importância da participação no Programa ACUA;



Essa participação coloca o Movimento Negro em sintonia com os temas e os movimentos sociais que lutam por democracia, justiça, reparação e respeito à diversidade racial e cultural da América Latina. Essa será a oportunidade de trocarmos opiniões sobre os rumos políticos do continente, mas não como simples expectadores, mas como agentes protagonistas de fato. Esse programa de certa forma, realiza o sonho de Bolívar, Che, Abdias Nascimento, Solano Trindade. Pois une os filhos da diáspora. Também será a oportunidade ímpar para avaliarmos as políticas públicas direcionadas tanto a população negra quanto a população indígena – já que em alguns países como Brasil e Venezuela o ano de 2005 foi dedicado à Promoção da Igualdade Racial; chegou a hora de colocar na balança o quanto esses governos de cunho popular-revolucionário têm de interesse nas causas indígena e negra.




5 - o que pode deste encontro em termos de experiência para o Movimento Negro Brasileiro?



Com a maior população negra fora da África o Brasil joga um peso político maior nessa onda de Estados preocupados com os conflitos étnicos e raciais. O modo de apropriação do trabalho escravo não diferiu muito nessa região. Há semelhanças na constituição de nações como Haiti, cuja República de São Domingos foi resultado direto da derrota de Napoleão Bonaparte pelo negro Toussaint L’Overture, há a heróica vitória de Francisco Zumbi com sua República dos Palmares. Em ambos os casos prevaleceu a condução correta do embate e uma capacidade de fazer alianças que levaram tais experiências ao sucesso. Hoje, o Movimento Negro passa por uma prova de fogo. Em vários países da região latino-americana governos de frente popular chegaram ao poder (Evo Morales-Bolívia, Hugo Chaves-Venezuela, Fernando Lugo-Paraguai, Rafael Correa-Equador, entre outros) esses governos obrigam os movimentos a uma nova postura; qual é: recuperar a capacidade de articulação mais ampla, da qual se desgarrou e era herdeira como foi as experiência de Toussaint e Zumbi. Portanto, a principal lição que esse encontro no Equador vai trazer é a necessidade do Movimento Negro brasileiro recuperar a capacidade de articular e sair da senzala de fato. E para o Movimento Negro sair da senzala significa buscar parcerias em outros movimentos sociais que historicamente estão à margem da sociedade capitalista, superar, irmanamente, as vaidades pessoais e personalistas, ou seja, o Movimento Negro precisa entrar definitivamente no rota do século XXI. Esse é o recado.


6 - Faça as considerações que considerar pertinentes.



Ainda na agenda desse evento no Equador que tem como tema principal a luta do Movimento Negro em prol da educação de negros e índios, não está descartada a possibilidade de lançamento da Organização Latino-americana Entidades Negras-OLAEN, um tipo de organização voltada para o enlace e debate permanente do Movimento Negro no cone sul.













Contato:Alexandre Braga

Rua professor bressane, 76, Nova Vista

BELO Horizonte-MG

Cep; 31070-210

Tel: 31-96561564

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim