quinta-feira, 12 de março de 2009

Festa da Maçã

Me perguntam na Assembleia Legislativa quais as atrações da Festa da Maçã. Nenhuma respondo, pois Vacaria não tem Festa da Maçã (Veranópolis, São Joaquim, Fraiburgo), tem Abertura da Colheita da Maçã. É diferente, quase como um dia de campo (ou de pomar?).


1) O público alvo é o produtor, embalador, fornecedor, indústria, financiadores, governos (municipal, estadual e federal) e a imprensa de Vacaria, região e, principalmente, de Porto Alegre. Poucos sabem que a maçã provocou a diversificação e arrasta consigo uma grande variedade de frutas como pêra, ameixa, pêssego, mirtilo, framboesa, amora, phisalis, e avançados parreirais de uvas finas.


2) Pretendemos mostrar a verdadeira face da maçã, capaz de gerar empregos, impostos, aquecer a economia, espantar a crise e alimentar adultos e crianças. Além disso, a maçã faz uma recomendável higiene bucal. Um projeto que não decolou pretendia comprovar esta eficiência. Se for assim, por que não adotam a maçã na merenda escolar?


3) A maçã tem demandas, mas não são tantas assim de tirar o sono de ninguém. Com a isenção do ICMS (no governo Rigotto), com as câmaras frias (mais de 200 mil t. em Vacaria), com as facilidades alfandegárias (governo Collares), com o aeroporto (as obras vão reiniciar logo), com as pesquisas e o combate às pragas (Embrapa), com a iniciativa privada (pesquisas e tecnologias), com as exportações (dólar ajuda), com o mercado interno (o consumo está aumentando), os 658 produtores da AGAPOMI devem colher entre a Gala (colheita está no fim) e a Fuji (começará logo), mais de 400 milhões de quilos no Rio Grande do Sul. Metade disso em Vacaria.


4) A grande queixa está na falta de hábito para consumo de suco, o desperdício da maçã-indústria (descarte pelo granizo). Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são 300 mil toneladas de maçã, boa parte sendo enterrada, pois a indústria quando está disposta a receber o produto, paga entre 8 e 9 centavos o quilo. Em Vacaria, uma única indústria opera no setor, a Tecnovin.


5) Outra queixa tem a ver com as relações de trabalho. Os produtores, trabalhadores e a comunidade não aceitam as acusações de trabalho escravo na maçã. Isto não existe, as relações avançaram muito nestes 36 anos, todos trabalham com carteira assinada, fazem exames médicos, têm hospedagem/alojamento, refeitórios, instalações sanitárias e transporte adequado para retorno às origens. São mais de 12 mil trabalhadores, recrutados na metade sul. Não há menores trabalhando em pomares. Pode ocorrer um ou outro caso, que a fiscalização acaba punindo, ela sempre foi mais rigorosa nos pomares do que nos outros setores.


6) A programação é simples: 10 horas, abertura da colheita nos pomares do produtor José Sozo no km 101.4 da BR285 (mais ou menos 17 km da cidade). Às 11h 30min, no CTG Porteira do Rio Grande, iniciaremos os pronunciamentos e debates pelas autoridades e produtores, segue-se o almoço (churrasco com corte especial, tipo Alexandre Pato).


7) O CTG Porteira do Rio Grande (patrão Luiz Schons) aproveitará o evento, como dono da casa, para anunciar o mini-rodeio do final do mês de março, uma prévia do Grande Rodeio Internacional de Janeiro/2010. Invernada artística e valores individuais festejarão a abertura da colheita da maçã.


8) Esperamos que os embaladores e produtores mostrem seus produtos às autoridades em "nichos" improvisados, dentro do CTG. As máquinas agrícolas poderão ocupar a área externa, inclusive a revolucionária "máquina de colher maçã" do Deon. Não custa nada, exceto o deslocamento. Dará boas fotos e marketing gratuito.


9) Entre os convidados confirmados estão o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, o Secretário da Agricultura João Carlos Machado, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o diretor Otomar Vivian do BRDE, o ex-governador Germano Rigotto, vários deputados federais e estaduais, emissoras de rádio e jornais da região e Porto Alegre.


10) A Rádio Gaúcha fará um programa especial no sábado pela manhã, direto da capital gaúcha da maçã, comandado por Wianey Carlet.







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim