terça-feira, 31 de março de 2009

Aeroporto de Cargas

VACARIA ESPERA PELO AEROPORTO


O Governo do Estado confirmou a destinação de recursos do Orçamento 2009, para a retomada das obras do Aeroporto Regional de Cargas de Vacaria. Em resposta ao pedido de informações do deputado Francisco Appio, sobre as obras estaduais na região nordeste e Campos de Cima da Serra (todas paralisadas), o Governo confirmou a liberação de R$ 2.089.226,00 como contrapartida do Estado, no Convênio firmado com o V COMAR para as obras de terraplanagem e drenagem do Aeroporto. A União investirá quase 5 milhões de reais nesta obra com recursos do PROFAA. No terceiro Convênio em 2010, Estado e União definirão os recursos para a pavimentação da pista com mais de 2 mil metros de comprimento por 37 de largura. As obras não foram reiniciadas, pois a segunda colocada na Licitação obteve liminar na justiça, interrompendo a contratação da Construtora Toniollo Busnello. Sobre o convênio anterior, estamos solicitando ao V COMAR informações sobre os gastos realizados. Quem visita o canteiro de obras no km 11 da BR285, lamenta que pouco tenha sido feito nestes dez anos, desde que o Aeroporto foi incluído no PROFAA.







O DRAMA DOS PRODUTORES DE UVA E ALHO


Na próxima semana dois eventos importantes reunirão produtores na Serra Gaúcha. Segunda-feira (30/03) os produtores de Uvas participarão da Audiência Pública promovida pela Comissão da Agricultura, em Flores da Cunha. Debaterão os baixos preços (menos de 10 centavos ao quilo) pago aos produtores de uvas, nesta safra. As vinícolas alegam que estão estocadas com excedentes da safra passada e que tiveram sua comercialização prejudicada pela entrada ilegal (contrabando) de vinhos estrangeiros, além da elevada carga tributária. Ao se pronunciar sobre este tema, da tribuna da Assembléia Legislativa na quinta-feira (25/03), o deputado Francisco Appio informou que estará representado no encontro de vitivinicultores em Flores da Cunha. Justificou sua ausência, pois integra a comissão especial das oliveiras, que recolhe informações e busca parceiros para a implantação da olivicultura no Rio Grande do Sul, particularmente na serra gaúcha.



A CRISE DO ALHO – Os produtores gaúchos (mais de 3 mil famílias na serra) começam a migrar para a produção de cebola, face à injusta concorrência com a importação de alho argentino e chinês. Além de preços mais baixos, os produtores estrangeiros fogem da vigilância sanitária, não respeitam normas e padrões brasileiros. Para discutir o problema e a ameaça de caos no setor, a comunidade de São Marcos realizará importante Seminário dia 02 de abril, quinta-feira próxima, naquela cidade. Para o secretário da Agricultura, Valírio Pasini, existem alternativas, citando o caso de um produtor que com novo modelo produziu 10 toneladas em 0,85 ha , trabalhando 29 dias e lucrando mais de 14 mil reais, descontadas todas as despesas. O deputado Francisco Appio agradeceu o convite recebido, justificou a ausência face à compromisso no exterior e registrou da tribuna da Assembleia Legislativa o esforço dos produtores para manterem suas atividades.





COMEÇA O MINI RODEIO DE VACARIA



Nesta sexta-feira iniciou o ENCONTRO CULTURAL E CAMPEIRO, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, preparatório ao 28º Rodeio Crioulo Internacional, previsto para janeiro/fevereiro de 2010. Neste evento, além de gineteadas, tiro de laço e danças birivas, serão realizados concursos de música, cartazes e culinária campeira. A abertura oficial do evento está programada para este sábado, às 11 horas no Parque Nicanor Kramer da Luz.







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim