segunda-feira, 16 de março de 2009

Abertura da Colheita da Maçã

O deputado Francisco Appio realizou, pelo oitavo ano, a abertura simbólica da Colheita da Maçã em Vacaria, no último sábado, 14 de março.



As atividades iniciaram com a presença da Rádio Gaúcha no CTG Porteira do Rio Grande, com o programa de Wianey Carlet e Gabrieli Chanas. No Pomar de José Sozo, distante 17 km da cidade, com a presença de autoridades, entre as quais o ex-governador Germano Rigotto, deputados Afonso Hamm, Francisco Aappio e Alberto Oliveira e do secretário da Agricultura Substituto Gilmar Tietbohl, foi oficialmente aberta a colheita da maçã. No ato o prefeito de Monte Alegre dos Campos, Onilton Capellini, desejou boas vindas às autoridades e falou da importância da geração de empregos. O proprietário José Sozo abordou a polêmica da IN 65, sobre a contratação de trabalhadores rurais para a colheita da maçã.



No CTG Porteira do Rio Grande, o ato também foi prestigiado pelo Diretor do BRDE, Otomar Vivian, pelo presidente do Banrisul, Fernando Lemos e pelo superintendente do Banco do Brasil, Carlos Spingler. Pelo governo federal compareceu o delegado do Ministério da Agricultura no Estado, Francisco Signor.



Coube ao prefeito Elói Poltronieri a manifestação de boas vindas aos produtores, autoridades e imprensa (mais de 500 pessoas). O presidente da AGAPOMI apresentou os números desta safra, com previsão de mais de 350 mil ton. no Rio Grande do Sul.



Ao homenagear o ex-governador Germano Rigotto, o deputado Francisco Appio entregou-lhe um quadro (Carlos Rigotti), retratando os trabalhadores na colheita da maçã. Germano Rigotto foi responsável pela isenção do ICMS da maçã, no seu governo em 2005.



Appio lamentou a ausência de autoridades de Santa Catarina, pois naquele mesmo instante o governador Luiz Henrique abriu a colheita da maçã numa das cidades produtoras, e também a ausência de autoridades do governo gaúcho.



No final fez um apelo pela redução da pauta e do ICMS do Feijão. O feijão preto comercializado a 75 reais tem pauta de 126, o feijão carioca comercializado a 55 tem pauta de 160 reais. Recebeu a promessa do secretário da Fazenda Ricardo Englert, de redução da pauta para 91,50 a partir desta semana. Quanto ao pleito de redução do ICMS, com alíquota de 12% , a promessa é de redução para 7% , igual à comercialização dentro do estado, pois o feijão está na Cesta Básica.



Acesse www.appio.com.br e saiba mais





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim