quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fúria Perde na Copa


Fúria decepciona e perde na estreia
Cotada como uma das principais favoritas ao título na África do Sul, Espanha perde de 1 a 0 para a Suíça e agora pode cruzar com o Brasil

Estratégia defensiva adotada pela seleção suíça venceu o ímpeto ofensivo da Espanha e consagrou o azarão
Crédito: JAVIER SORIANO / AFP / CP
Estratégia defensiva adotada pela seleção suíça venceu o ímpeto ofensivo da Espanha e consagrou o azarão
Crédito: JAVIER SORIANO / AFP / CP


Zebra! A Suíça derrotou pela primeira vez em sua história a favorita Espanha por 1 a 0, na estreia de ambas na Copa do Mundo. O jogo foi realizado ontem, em Durban, e teve o resultado mais surpreendente do torneio até o momento.

A seleção suíça venceu com um gol do atacante Gelson Fernandes aos 7 minutos do segundo tempo. "Realmente, não consigo acreditar! O sonho se tornou realidade. Fui ao fundo porque sei que quando Eren (Derdiyok) parte em profundidade, ele puxa a marcação. Agora, não podemos nos empolgar e temos que manter os pés no chão porque ainda restam duas partidas", disse o autor do gol após a partida.

Até ontem, os espanhóis haviam vencido nada menos do que 15 das 18 partidas disputadas entre os dois times. "Fizemos todo o nosso possível, mas não tivemos precisão nos últimos metros, e eles conseguiram marcar. Agora é preciso encontrar motivação. Restam duas partidas nesta primeira rodada, e temos a obrigação de vencê-las", afirma o treinador espanhol Vicente Del Bosque.

O histórico gol foi marcado após uma ligação direta da defesa para o ataque. O goleiro Diego Benaglio deu um chutão e armou o ataque para Eren Derdiyok, que foi derrubado pelo goleiro espanhol Iker Casillas. Seria pênalti, mas Fernandes pegou o rebote e, em uma confusa jogada na pequena área, marcou o gol quando Casillas tentava tirar a bola.

Depois do 1 a 0, a Suíça guardou-se na defesa para explorar os contra-ataques. A Espanha, por sua vez, insistiu e esbarrou na falta de pontaria dos seus atacantes. Depois, no segundo tempo, o time espanhol mostrou-se mais agressivo. No entanto, as conclusões para o gol eram imprecisas e fracas. A chance mais clara só ocorreu aos 24 minutos, quando Xabi Alonso acertou uma bomba no travessão. Em seguida, porém, a Suíça deu o troco. Aos 29, Derdiyok fez jogada individual, passou por Carles Puyol e Ramos e tocou para o gol. A bola, entretanto, bateu caprichosamente na trave.

A Espanha agora é obrigada a vencer as duas partidas restantes, contra Honduras em 21 de junho e contra o Chile, quatro dias depois, se não quiser somar mais um fracasso em sua extensa lista na história das Copas. "Gostaríamos de ter tudo de forma mais fácil, mas isto é uma Copa do Mundo e as coisas não são tão fáceis como parecem", conclui David Villa, uma das estrelas da Espanha, que chegou à África do Sul badalada e pode voltar para casa muito mais cedo do que se imaginava.

Importante: o adversário do Brasil nas oitavas sai do grupo H. Ou seja, pode ser a Espanha.

Espanha 0 x 1 Suíça

Espanha: Casillas; Sérgio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets (Fernando Torres), Xabi Alonso, Xavi, Silva (Navas) e Iniesta (Pedro); David Villa. Técnico: Vicente Del Bosque

Suíça: Benaglio, Lichtsteiner, Grichting, Senderos (Von Bergen) e Ziegler; Inler, Huggel Gelson Fernandes e Barnetta (Eggimann); Derdyok (Yakin) e Nkufo. Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Árbitro: Howard Webb (ING).

Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban.

Gols: Fernandes (7'' do 2º T).








--------------------------------------------------------------------------------

ESPORTES > esportes@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim