quarta-feira, 30 de junho de 2010

Crime de Domeśtica em Vacaria RS


Polícia Civil continua investigando crime de doméstica

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Vacaria, continua investigando a morte da doméstica Elisabete Vargas de Andrade, 37 anos, que foi encontrada morta em sua residência (FOTO), por volta das 20 horas da segunda-feira, dia 28, com ferimentos fatais na cabeça provocados por um objeto não identificado.

Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu ainda na noite do domingo, dia 27 e a motivação foi "matar para roubar" (latrocínio).

Por outro lado, ontem ainda, a Polícia Civil fez operação em vários pontos da cidade, com a convocação e participação de todos os policiais civis da DP de Vacaria, tanto na investigação do latrocínio de Elisabete como também de outros crimes, tendo conseguido apreender quatro armas de fogo.

Foram três revólveres calibre .38. e uma pistola calibre .32. Dois homens foram presos.


Data: 30/06/2010 - 10:36
Fonte: DP de Vacaria e Foto de Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM - 93,1

Câmeras de Videomonitoramento


Aberta licitação para instalação de novas câmeras de videomonitoramento

Apenas uma empresa apresentou proposta
[Uma única proposta foi entregue(foto:Rádio Fátima)]
Uma única proposta foi entregue(foto:Rádio Fátima)

Apenas habilitou-se a empresa Atlantis Tecnologia e Serviços Ltda de Porto Alegre . A proposta apresentada nesta segunda feira ,28/06 , para a instalação das 20 novas câmeras de videomonitoramento foi de 922.273,35 cen . Deste valor R$840 mil é proveniente do Governo Federal através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI e o restante será a contrapartida do município . A prefeitura tem agora cinco dias para analisar toda a documentação e verificar se a mesma está conforme exigências do edital de licitação .

O diretor do Departamento Municipal de Assuntos de Segurança Major Gilmar Vieira informa que as novas câmeras serão monitoradas ao mesmo tempo pela Guarda Municipal , Brigada Militar e Policia Rodoviária Federal

O consultor comercial da empresa Atlantis Luis Henrique dos Santos de Lima destaca que está sendo oferecido para Vacaria o que existe demais moderno hoje em termos de videomonitoramento , pois inclusive as câmeras terá um sistema de calefação em virtude do inverno para não prejudicar as imagens .
Caso a empresa Atlantis seja a vencedora da licitação terá um prazo de 90 dias para a instalação dos equipamentos.

Tags: câmeras, licitação, videomonitoramento, imagens
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 29/06/2010, 09h55

DAER

O governo dá uma demonstração de seriedade de responsabilidade e de atuação harmônica com este parlamento. A Assembleia Legislativa decidiu com uma emenda no orçamento a transferência de recursos para a infra-estrutura destinados a pavimentação dos acessos e o governo mobilizou a sua estrutura técnica administrativa e finalmente decolou esse projeto.



Na reunião com prefeitos, organizada pelo deputado Jerônimo Goergen em parceria com este deputado, o diretor geral do DAER, engenheiro Vicente Pereira, fez hoje um levantamento e prestação de contas das obras do DAER.



Atualmente quarenta e dois acessos estão em execução, muitos deles já concluídos, prontos para serem inaugurados. Entre os quais o acesso de Jaquirana, a RS020 Cambará e a RS126 Ibiraiaras/São Jorge.



Dez projetos de acesso estão atualmente recebendo ordem de serviço.



Vinte e seis estão sendo repactuados e contratados (pelas empreiteiras) os estudos ambientais. É o caso de Esmeralda na RS456, André da Rocha na RS470, Capão Bonito na RS461, São Jorge/Guabijú na RS126.



Treze acessos estão atualmente sem estudos ambientais, que é, repito, atribuição das empreiteiras que conquistaram o direito de executar os projetos via licitação, como Monte Alegre dos Campos, de Tupanci e de Santo Expedito.



Cinco outros acessos tem pendências jurídicas em fase de resolução, um deles solucionado nesta semana o da RS456 Pinhal da Serra à Esmeralda.



Treze acessos de um total de 109, estão hoje sendo objeto de licitação. Isto revela, como disse o engenheiro Vicente, que o Governo ataca uma das maiores chagas, uma das grandes feridas da infra-estrutura do Rio Grande do Sul, mais de uma centena de municípios sem acesso pavimentado.



Volto a 1996 quando no período das privatizações esta casa vinculou recursos das privatizações ao programa “Nenhum Município Sem Asfalto”. Naquele ano foram iniciados quase cem acessos, destes que estão por iniciar, concluir ou para serem executados imediatamente. Hoje felizmente, tem, não só a vontade política, o aparelhamento técnico administrativo, mas o recurso que foi assegurado por emenda da base aliada nesta Assembleia Legislativa.



Para as demais estradas, pavimentadas ou não, até o final do mês o DAER fará a licitação de 17 lotes, para conservar, manter, preservar as rodovias, entre as quais a RS122 Antônio Prado/Vacaria.



O Governo assina convênios com as Prefeituras, entre as quais, Nova Roma para a pavimentação da RS448 e Muitos Capões, para asfaltamento do acesso de 2 km , da cidade à BR285.



Ao mesmo tempo intensifica as obras do Aeroporto Regional de Cargas de Vacaria, para ser concluído, ainda neste ano e o término dos 8 km da RS110 de Bom Jesus/Rota do Sol em Alziro Ramos.



A seriedade com que trata deste tema revela as boas intenções do governo, pois nunca lhe faltou vontade política, mas recursos, que finalmente foram colocados a sua disposição, pela Assembleia Legislativa.



Vamos torcer quer não chova tanto, nenhum engenheiro fique doente e as máquinas não quebrem, assim sendo o asfalto chegará aos municípios do interior do interior, levando qualidade de vida.





(pronunciamento do deputado Francisco appio, da Tribuna da Assembleia Legislativa em 29 de junho de 2010).





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Prefeitura de Porto Alegre


magem do Dia
Foto: Edu Andrade / PMPA
Foto
Solidariedade que chega com o frio. Com ajuda de uma rede de parceiros, já foram doados 13 mil agasalhos
Banco de Imagens
Portal de Gestão

Notícias

A MANCHETE
Prefeito recebe redação final do novo Plano Diretor

DESTAQUES
Festival de Inverno terá 14 shows

Prefeitura investirá R$ 5,3 milhões em semáforos

Cinco casos de dengue contraída em Porto Alegre

Campanha do Agasalho quer superar arrecadação de 2009

EVENTOS
Fortunati destaca obras de mobilidade para a Copa

Caminhada literária no Viva o Centro

Fazenda oferece palestras sobre ISSQN

MAIS SERVIÇOS
Inscrições abertas para oficina literária gratuita

Ocupação de teatros municipais será conhecida amanhã

PREVISÃO DO TEMPO
Conheça a previsão para os próximos dias

TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite

VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ
Confira as atividades da prefeitura previstas para 30 de junho



Notícias da prefeitura na imprensa

Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:

Notícias em Jornal Notícias em TV Notícias em Rádio Notícias na Internet


Todas as Notícias
A MANCHETE
Prefeito recebe redação final do novo Plano Diretor

O texto do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, com acolhimento de 16 ajustes sugeridos pelo revisor, vereador Reginaldo Pujol. Entre as alterações propostas pelo revisor estão as que tratam de itens do Estatuto das Cidades, empreendimentos e atividades sujeitos ao Estudo de Impacto de Vizinhança e Áreas de Interesse Cultural. “Não tenho dúvidas de que o resultado das avaliações do Legislativo engrandecerá a todos e consagrará um avanço ao futuro de Porto Alegre”, disse o prefeito José Fortunati. Leia mais...
DESTAQUES
Festival de Inverno terá 14 shows

A programação do Festival de Inverno, que ocorrerá entre 24 e 31 de julho, será apresentada pela Secretaria da Cultura em café da manhã com a imprensa amanhã, às 9h30, no Hotel Embaixador. Serão 14 shows e oito cursos de curta duração com artistas e especialistas nacionais e estrangeiros. A ênfase, mais uma vez, estará no intercâmbio com músicos do Mercosul. Uma das principais atrações será a argentina Soledad Villamil. Leia mais...
Cinco casos de dengue contraída em Porto Alegre

O balanço dos casos confirmados foi divulgado hoje pela Secretaria de Saúde. No total, foram cinco casos de dengue autóctone (contraída dentro do município), todos do bairro Jardim Carvalho. Os casos foram identificados por meio de busca ativa realizada pelos agentes de combate às endemias. A aplicação de inseticida e os trabalhos de prevenção já foram feitos em locais próximos às residências dos pacientes. Segundo o último levantamento, o bairro Jardim Carvalho apresentou um dos maiores índices de infestação do mosquito (4%). Leia mais...
Prefeitura investirá R$ 5,3 milhões em semáforos

O valor será aplicado na troca de todas as lâmpadas incandescentes das 954 sinaleiras existentes na Capital. A substituição, por equipamentos com tecnologia Light Emitting Diode (LED), representa uma economia de 85% no consumo de energia, reduzindo os gastos de R$ 240 mil mensais para cerca de R$ 36 mil, além de garantir maior segurança e qualidade na circulação. Segundo o prefeito José Fortunati, em dois anos todo o investimento reverterá para a cidade. Leia mais...
Campanha do Agasalho quer superar arrecadação de 2009

A equipe do gabinete da primeira-dama Regina Becker está empenhada na arrecadação de doações destinadas à Campanha do Agasalho. O objetivo é superar o volume arrecadado ano passado, quando foram recebidas mais de 30 mil peças. A campanha segue até 30 de agosto. Ao todo, são 350 postos de arrecadação na prefeitura, incluindo a frota da Carris e parceiros engajados na iniciativa, como o Colégio Província de São Pedro, que entregou três toneladas de agasalhos. Mais de 13 mil peças já foram recebidas. Leia mais...
EVENTOS
Caminhada literária no Viva o Centro

O professor e escritor Luís Augusto Fischer irá guiar um passeio por pontos do Centro Histórico da Capital no sábado, 10. O roteiro começa às 10h no totem do Caminho dos Antiquários e inclui visitas à Livraria do Globo (rua da Praia), Praça XV e viaduto Otávio Rocha. Quem quiser participar pode se inscrever pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, ou pelos telefones 3333-1873 e 3289-3738. Leia mais...
Fazenda oferece palestras sobre ISSQN

Contribuintes e profissionais de contabilidade podem esclarecer dúvidas sobre substituição tributária nas palestras que a Secretaria da Fazenda promove amanhã e quinta-feira, 1º de julho. As palestras são ministradas por agentes fiscais da receita municipal, no auditório da Secretaria de Administração, das 14h às 18h. Interessados devem enviar e-mail para cursos_issqn@smf.prefpoa.com.br, indicando o nome e dia pretendido. Leia mais...
Fortunati destaca obras de mobilidade para a Copa

A duplicação da avenida Beira-Rio será a primeira obra, prevista para iniciar já em agosto deste ano. A boa notícia veio do prefeito José Fortunati, em palestra hoje no Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia. Segundo Fortunati, as demais deverão começar no ano que vem. “Investiremos R$ 524,9 milhões em obras importantes de mobilidade urbana, que só ocorrerão graças à oportunidade ímpar que a Copa do Mundo proporciona." Veja a lista das obras Leia mais...
MAIS SERVIÇOS
Inscrições abertas para oficina literária gratuita

A Secretaria da Cultura recebe inscrições para a oficina literária vinculada aos concursos Histórias de Trabalho e Poemas no Ônibus e no Trem. De quinta-feira, 1º de julho, a 19 de agosto, uma vez por semana, na Biblioteca Municipal Josué Guimarães, temas como a função poética da comunicação, a organização do pensamento através do texto e a liberdade imaginativa serão discutidos e colocados em prática com a produção de poesia, contos e narrativas. As inscrições podem ser feitas na av. Érico Veríssimo, 307, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Leia mais...
Ocupação de teatros municipais será conhecida amanhã

O resultado final do edital de ocupação do Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra e Teatro de Câmara Túlio Piva sairá amanhã, a partir das 14h30. A divulgação ocorrerá no saguão do Centro Municipal de Cultura e no site da Secretaria da Cultura. As datas são oferecidas para temporadas no segundo semestre deste ano de espetáculos de teatro para público adulto e infantil, projetos Novas Caras e Teatro Aberto, dança e música. Leia mais...
PREVISÃO DO TEMPO
Conheça a previsão para os próximos dias

Clique aqui
TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite

Clique aqui
VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ
Confira as atividades da prefeitura previstas para 30 de junho

Clique aqui


Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Mulher é Assassinada em Vacaria Rs

Mulher de 37 anos é mais uma vítima de homicídio em Vacaria

Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio

Na noite desta segunda-feira,28/06, um mulher foi encontrada morta no interior de uma residência no bairro Municipal. A vítima identificada como Elizabete Vargas de Andrade, 37 anos, foi morta com vários golpes de faca. Os ladrões entraram pela janela lateral e levaram um forno, teclado e monitor de um computador e ainda um aparelho celular.

A polícia civil trabalha com a hipótese de latrocínio, ou seja, matar para roubar. Um dos suspeitos do crime foi identificado, pois, após denúncia anônima um rapaz estaria tentando vender os produtos furtados no próprio bairro.
Este foi o 14º homicídio do ano em Vacaria. Se estas estatísticas forem mantidas o número de mortes deverá se o dobro de 2009 quando foram registrados 12 homicídios.

No sábado passado um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na saída de uma bailão. Outro rapaz ficou ferido e permanece internado no hospital.
O delegado Carlos Álberto Defáveri acredita que diversas questões estão na origem da multiplicação dos crimes este ano. Ressalta, no entanto, que a maioria se deve ao tráfico de drogas .

Tags: homicídios, polícia, mulher, morte
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 29/06/2010, 09h50

Ditadura Militar


amigos tantos e queridos,

Foi sob os "desmandos" do ditador Gen. Médici, que meu Pai Mário Alves(*)foi truscidado com requintes de tortura e é até hoje Desaparecido Político.

As homenagens que fazemos a cada um dos nossos heróis, são muito importantes e estendem-se a todos os atingidos, seus familiares e amigos que continuam exigindo justiça e a preservação da memória histórica dessas pessoas imprescindíveis.

No dia 05 de julho as 18 hs, será inaugurado na ABI-RJ o memorial do MARIO ALVES.

Sua presença é muito importante.


(*)

Mário Alves de Souza Vieira (Sento Sé, 14 de Fevereiro de 1923 — Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1970) foi um político brasileiro, um dos fundadores do PCBR.

Mário Alves destacou-se por ser um dirigente comunista estudioso do marxismo-leninismo, um revolucionário combativo, totalmente dedicado à luta popular, desde a juventude. Ingressou no PCB, aos 15 anos na Bahia, em plena ditadura do Estado Novo. Nesse primeiro período participou das lutas estudantis e das lutas populares contra o fascismo, exigindo a participação do Brasil na guerra ao lado das forças aliadas.

Após a guerra, por sua destacada participação nas frentes de batalha, particularmente com a derrota que o povo e o Exército Vermelho da URSS infligiram ao exército de Hitler (com a perda de 25 milhões de soviéticos), os comunistas se fortalecem no Brasil e no mundo. O PCB é legalizado e Mário Alves foi eleito para o comitê estadual do Partido.

Pouco depois, o governo Dutra impôs uma dura repressão aos comunistas e o PCB foi colocado na ilegalidade. Mário Alves seguiu para o Rio de Janeiro, já casado com sua companheira Dilma Borges, mas, ainda perseguido, transferiu-se para São Paulo, onde trabalhou na revista Problemas.

Viajou para a União Soviética em 1953 a fim de participar de um curso de marxismo-leninismo. Em 1954 foi eleito membro do Comitê Central do PCB. Em 1958, viajou para a República Popular da China e assumiu a direção do jornal Novos Rumos do PCB. Mário Alves dominava vários idiomas e durante o período de clandestinidade trabalhou como tradutor para garantir seu sustento.

No início da década de 1960, atuou na secretaria nacional de educação do PCB e começou a polemizar com as posições do Partido. Defendia que a aliança privilegiada que os operários deviam consolidar seria com os camponeses e não com a burguesia "nacional", como era defendida pelo PCB.

A partir do golpe militar de 1964, Mário Alves passou a viver novamente na clandestinidade, sendo preso em julho. Foi libertado em 1965, por um habeas corpus.

A luta política dentro do partido intensifica-se. A maioria defendia a continuidade da política em relação ao que denominavam "burguesia nacional" e a via pacífica para derrotar a ditadura. Um conjunto de dirigentes e militantes, entre eles Mário Alves e Carlos Marighella, rompem com essa visão e defendem a resistência armada por meio de atos terroristas e de guerrilha ao regime.

Mário Alves, defendendo a importância de organizar um novo partido de vanguarda, junto com outros companheiros, como Apolônio de Carvalho e Jacob Gorender, fundou o PCBR em 1968, tornando-se seu secretário-geral. Defendiam uma maior inserção no movimento de massas e a luta armada contra a ditadura.

No dia 16 de janeiro de 1970, aos 47 anos, Mário Alves desaparece. Foi preso pelo DOI-CODI e levado ao quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita, Tijuca, um dos centros de tortura da ditadura. Foi "espancado barbaramente de noite, empalado com um cassetete dentado, o corpo todo esfolado por escova de arame, por se recusar a prestar informações exigidas pelos torturadores do 1° Exército e do DOPS", como denunciou sua companheira Dilma. Alguns presos políticos que ali estavam, entre eles Antônio Carlos Carvalho (Tonico), René Carvalho e Raimundo Teixeira Mendes, presenciaram sua agonia e denunciaram, ainda na ditadura, as condições de sua morte, desmentindo versões oficiais que negavam o ocorrido.

Sua companheira e sua filha Lúcia conseguiram, em 1987, que a União reconhecesse a responsabilidade civil por sua prisão, morte e danos morais. Foi, assim, o primeiro caso em que a União reconheceu sua responsabilidade por um desaparecimento político.

-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Palácio Piratini



Destaques do Dia
[Exibir Imagem]

Solenidade de entrega das medalhas João Saldanha e Pedro Carneiro Pereira
Governadora, Yeda Crusius durante discurso de entrega das medalhas João Saldanha e Pedro Carneiro Pereira às personalidades do Esporte Gaúcho que obtiveram destaque em 2009.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 34988
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius assina decreto na Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada
A governadora Yeda Crusius, visita a Ilha da Pintada durante solenidade para a assinatura do decreto que institui o Departamento de Pesca e Aquicultura junto à Secretaria Estadual da Agricultura, da Pesca e do Agronegócio, na Colônia de Pescadores Z5.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 34994
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius assina decreto na Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada
Governadora Yeda Crusius, visita a Ilha da Pintada durante solenidade de assinatura do decreto que institui o Departamento de Pesca e Aquicultura junto à Secretaria Estadual da Agricultura, da Pesca e do Agronegócio, na Colônia de Pescadores Z5.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 34996
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius participa da cerimônia de ampliação da fábrica da Ambev, em Viamão
A governadora Yeda Crusius, participa da cerimônia de ampliação da fábrica da Ambev - filial Águas Claras do Sul, localizada no município de Viamão.

Local: Viamão - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 35000
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius participa da cerimônia de ampliação da fábrica da Ambev, em Viamão
A governadora Yeda Crusius, acompanhada do Co-presidente do Conselho de Administração da Ambev, Victorio de Marchi, durante visita as instalações da fábrica da Ambev - filial Águas Claras do Sul, localizada no município de Viamão.

Local: Viamão - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 35002
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius prestigia posse da nova diretoria da Famurs
A governadora Yeda Crusius discursa durante a solenidade de posse da nova diretoria da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul(Famurs), realizada no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 35005
[Exibir Imagem]

Yeda Crusius prestigia posse da nova diretoria da Famurs
A governadora Yeda Crusius prestigia a solenidade de posse da nova diretoria da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul(Famurs), realizada no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 29/06/2010
Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini
Código: 35007