sábado, 21 de junho de 2014

Denuncia contra o Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria RS Nas Redes Sociais

eira passada dia 16/06/2014. Vitima do descaso do dr. Glênio, e do tratamento desumano e preconceituoso do HNS0.
Minha mãe levou meu irmão consultar cm o dr. Glênio no posto da Júlio. O quadro dele era de AVC, arrastando a perna, não conseguia fala direito, muita dor de cabeça(meningite), imunodeficiência e pneumonia, alem daquela doença que muitos ainda tem preconceito, mas não é necessário eu denomina-la aqui, e o dr. Glênio apenas pediu exame de escarro e não fez absolutamente nada a não ser manda-los embora pra casa.
No dia seguinte meu irmão piorou, então partimos para o atendimento particular na unimed, e só la meu irmão foi atendido por um medico competente, mas que não vou revelar o nome aqui para não expô-lo. Ele fez alguns exames e imediatamente nos confirmou que o estado do meu irmão era muito grave e de q necessitava baixar hospital imediatamente num leito isolado, sem a possibilidade de transferirmos pra outra cidade devido estar correndo serio risco de vida. Naquele momento foi ligado para o HNSO e nos foi negado um leito, e só quando o medico ligou exigindo um leito, é que as "irmãs santinhas do pau oco" autorizaram a baixa.
Chegando no HNSO, aguardamos algumas horas ate que subiram ele pro quarto(307A) POSTO 3. O quarto não possui banheiro(banheiro é coletivo no corredor), a janela esta quebrada, a porta ruida e caindo aos pedaços, o oxigênio vinha por uma mangueira passando pela fresta da porta de outro quarto ao lado(então, como saber se o umidificador tinha agua e se estava regulado certo?). E foi colocado um cartaz na porta do quarto q dizia: uso obrigatório de mascara, luvas e avental. A mascara eu tive de comprar, comprei 20 e dps mais 20 na farmácia do HNSO. avental nunca existiu ali, e as luvas eram a única coisa disponível ali. E só parte das enfermeiras usavam a mascara e as luvas. Os panos oferecidos eram pedaços de uniformes velhos e fronhas, então também comprei panos.
Não são todas, mas 80% do quadro da enfermagem do POSTO 3, não fazia nada por nós, era negligentes e preconceituosos com a doença do meu irmão, pq esse tratamento desumano era apenas com nós. E apenas 20% delas eram preparadas para esta profissão q é tao admirável quando exercida com vocação e amor.
Ao pedir pra trocar o esparadrapo q segurava a sonda, uma delas disse não saber fazer isso. A dieta era largada sobre a mesinha ao lado da cama, com a seguinte ordem: vocês coloquem a dieta na sonda, e caso não saibam colocar, a gente ensina a primeira vez. Os medicamentos vinham com atraso dentro de um copinho e algo parecido com uma seringa de vidro, onde a gente tinha que esmagar os comprimidos, mistura agua, por na seringa, e injetar na sonda. Eu e minha cunhada foi quem deu banho nele e trocava as fraldas, nos primeiros 8 dias de internação. Pq no oitavo dia, minha mãe(deficiente física desde criança, com dificuldades, hj com 55 anos) q estava com meu irmão no quarto, pediu p elas virem aspirar a secreção dele, pq estava com dificuldade para respirar, disseram pra esperar pq no momento estavam fazendo a troca de turno. Na segunda vez, disseram q iriam procurar a planilha com os dados dele primeiro(e ele cada vez pior). Na terceira, minha mãe implorou pra irem rápido que ele estava afogado e não conseguia respirar, e só ai foram la aspira-lo. E tudo era sempre assim nessa base de pedir e esperar muito a vontade das "madames". Logo depois desse fato ocorrido, o medico mandou chamar minha mãe, e para surpresa dela o assunto era de que uma das enfermeiras haviam se queixado ao medico que minha mãe tinha sido mal educada ao pedir para aspira-lo, mas ela não foi mal educada, apenas se comportou como uma mãe desesperada q ao ver o filho morrendo afogado e ninguém fazer nada ate o terceiro pedido de ajuda. Ao relatar o descaso delas ao medico, ele nos mostrou que já a dias estava com elas a prescrição de aspira-lo 6 vezes ao dia, escrito em vermelho ainda p elas não esquecerem, ele ficou muito surpreso com tudo isso , e conversou com elas alertando-as dos seus deveres e obrigações, e foi só depois disso q começaram a nos ajudar a dar banho e troca-lo e aspira-lo.
Quando eu e minha cunhada trazíamos meu irmão do exame de ressonância, passamos ele da maca para a cama, com elas apenas olhando, e não ajudaram-nos, mas estavam ali em grande quantidade fazendo a troca de turno, ao redor da mesa delas de frente pra nós, mas apenas observavam como se não fosse obrigação delas essa tarefa.
O pessoal do laboratório, ao vir fazer o exame de sangue, deixava a agulha sem capinha, sobre a cama.
No decimo dia de internação, por volta 8 horas da manha, meu pai me ligou do hospital dizendo pra ir la ajuda-lo, que meu irmão estava sofrendo uma convulsão com apineia, e ninguém tinha vindo ajuda-lo. Me levantei pra ir ate ao hospital, e chegando la depois de aproximadamente 20 minutos, o medico de plantão ainda estava se preparando a colocar as luvas pra só depois atende-lo. Então foi levado pra UTI.
UTI esta, que possui uma ampla sala de espera destinada aos familiares, mas que na primeira visita acabei descobrindo de que não podemos usa-la, pq o sr. Roger(administrador do HNSO junto com as "irmazinhas"), me disse ter determinado a proibiçao do uso da sala de espera da UTI, sendo assim, deviamos aguardar na recepção do hospital, amontuados com pessoas que faziam baixas e altas, e que estavam ali para outros fins, e nada tinham a ver com a visita da UTI.
Sei que tudo isso que relatei aqui, não vai traze meu irmão de volta, mas não podia deixar a coisa fica como está.
Um dia depois do velório e enterro do meu irmão, dia 18/06, decidi ir falar com a direçao do HNSO, ali representado pelo sr. Roger. pedi a ele os pertences que eu havia levado pro meu irmão na UTI(pacotes de fraldas, potes de cremes, desodorantes, shampoo, etc...) com a intenção de doar em alguma entidade de idoneidade não duvidosa como a do HNSO, mas o sr. Roger foi ate a UTI, e não soube me dizer onde anda estes pertences, e que no dia 20/06, no caso hoje, me ligaria pra dar-me uma resposta, você acha que ele me ligou? claro que não.
Relatei a ele tudo o que aconteceu ali no posto 3, ele me escutou, agradeceu eu estar denunciando tudo isso a ele,(como se não soubesse o que acontece la) e prometeu rever tudo aquilo que descrevi nos mínimos detalhes a ele. será que vai?
questionei ele se ele colocaria um familiar ali, e na hora ele me respondeu que não, pois ele sabe sim como são as coisas no HNSO. Também o questionei o que eram feitos com os recursos recebidos, pois aqui na região em cidades menores os recursos são os mesmos, mas os hospitais oferecem estrutura e atendimento digno. Minha vontade era de que houvesse auditorias contantes nas finanças e recursos recebidos pelo HNSO, pq enquanto os quartos estão destruídos, a lancreria ta ganhando uma super reforma pra fik lindona como também ficou a farmácia q construíram ao lado.
Fica aqui então registrado minha denuncia, e ate mesmo meu desabafo. E pra você que leu tudo isso, denuncie aqui também se você vivenciou algo parecido no HNSO. E não se deixe enganar mais por estes políticos da nossa cidade. Ontem mesmo o nosso prefeito Elói poltronieri estava na radio falando que o setor da saúde em Vacaria está ótimo, ele e seus 6 médicos cubanos são os super heróis.
Registro também aqui, que meu voto nas urnas depois destes fatos ocorridos, sera sempre em branco ou nulo. Faça você o mesmo, pois eles não fizeram nada pela saúde da nossa comunidade. E você politico ou partidário que pretender um dia pisar na minha casa pedindo votos, sera recebido de maneira nada agradável. Fica a dica.

Um comentário:

  1. isso realmente não pode ficar assim denuncie ao ministerio publico do rs e só assim as coisas podem melhorar pois qualquer um de nós esta a merce desta situação e se tratando de saude é uma denuncia grave pois acho eu que o doente e seu familiar acompanhante deve ser amparado nesta situação e bem tratado não deixado a agonizar como conta na denuncia pois seu irmão foi simplesmente largado a sorte , te digo algo mais tenho filhos e não sabereia qual seria minha reação se ficassem numa situação dessa é algo grave que não desejamos a ninguém agora um diretor do hospital dizer que não deixaria um familiar dele ali no hnso eu pergunto o que ele faz no cargo é gancho de emprego ou ele é incopetente mesmo se eu fosse ele depois dessa denuncia e se ele falou isso mesmo pedia exoneração do cargo ou demissão por incopetencia ........

    ResponderExcluir

Sim