terça-feira, 8 de junho de 2010

Boletim Sindicato dos Jornalistas RS


A trajetória do polêmico Paulo Francis no Cinebancários
O CineBancários coloca em cartaz, com exclusividade, a partir do dia 15 de junho, o documentário inédito em Porto Alegre, Caro Francis, de Nelson Hoineff, um revelador retrato de uma das principais e mais polêmicas personalidades da imprensa brasileira, o jornalista Paulo Francis.

Francis tornou-se conhecido como um dos membros da redação do jornal O Pasquim, publicação de esquerda que teve atuação importante durante a ditadura militar. Mas a partir dos anos 80, já radicado em Nova York, o jornalista assume um discurso de direita, ganhando popularidade como comentarista internacional da Rede Globo e, mais adiante, como um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, no canal a cabo GNT, ao lado de Nelson Motta, Lucas Mendes e Caio Binder. Sem papas na língua, Francis atacava a tudo e a todos com um tom irreverente, o que acabou lhe movendo um processo por parte da direção da Petrobrás, o que, segundo seus amigos, teria apressado sua morte, em fevereiro de 1997. Esta rica trajetória é recuperada por Nelson Hoineff, que já dedicou documentários a outros dois brasileiros ilustres, Santos Dumont (O Homem Pode Voar) e Chacrinha (Alô, Alô, Terezinha!).

Caro Francis traz depoimentos de amigos e admiradores de Francis, como Fernanda Montenegro, Nelson Motta, Diogo Mainardi, Ziraldo, Fausto Wolff, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Ruy Castro, Daniel Piza e Sonia Nolasco (viúva do jornalista), entre outros.


Foto Divulgação


Caro Francis. Direção de Nelson Hoineff. Brasil, 2009, 95 minutos. Gênero: documentário.

Ingressos:
R$ 5,00 (inteiras) para público em geral
R$ 2,50 (Meias) para Bancários e Jornalistas Sindicalizados, Idosos, Estudantes e Funcionários do Grupo Hospitalar GHC

Horários
De 16 de junho a 1º de julho – segunda a segunda
Às 15h, 17h e 19h
NÃO haverá sessões nos dias 20 (domingo) e 25 (sexta-feira)

Endereço
CineBANCÁRIOS
Rua General Câmara, 424 - Centro
Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3433.1205










Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim