terça-feira, 18 de maio de 2010

Cine Gramsci


From: Marcelo Pedroso Goulart



--------------------------------------------------------------------------------

CineGramsci


--------------------------------------------------------------------------------

Sábado, 15 de Maio de 2010

17 horas


--------------------------------------------------------------------------------

Dando continuidade às atividades culturais do Seminário Gramsci , que esse ano privilegia a discussão sobre as ditaduras latino-americanas, o CineGramsci promoverá a exibição do filme Machuca, do diretor Andrés Wood (Chile/Espanha, 2004, 120 min.).



A exibição ocorrerá nas dependências do Memorial da Classe Operária-UGT, rua José Bonifácio, nº 59, às 17h00, seguida de debate com Fernando Gelfuso, professor de História, e Ana Paula Soares da Silva, docente da FFCLRP-USP.



A entrada é franca. Divulgue o evento e venha participar conosco.



Leia abaixo a ficha técnica e a sinopse do filme.


Veja o trailer, clicando o endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=l_p3QAPtdEY




--------------------------------------------------------------------------------

Ficha Técnica
Machuca
Título Original: Machuca
País/Ano de produção: Chile/Espanha, 2004
Duração/Gênero: 120 min., Drama
Direção de Andrés Wood
Roteiro de Andrés Wood e Mamoum Hassan
Elenco: Matias Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli,
Aline Küppenheim, Ernesto Malbran, Tamara Acosta,
Francisco Reyes, Alejandro Trejo, Tiago Correa.

--------------------------------------------------------------------------------

Sinopse




Chile, 1973. Machuca é o sobrenome do menino Pedro (Ariel Mateluna), recém chegado a uma escola elitizada. O problema é que Pedro é pobre e vive numa favela de Santiago do Chile, o que lhe traz inúmeros problemas de relacionamento nessa escola particular. A rejeição e as gozações quanto a ele e seus colegas são freqüentes e isso provoca reações diversas que vão desde a indiferença até a agressão.
Nem tudo é, porém, adverso nesse novo mundo ao qual foi introduzido o garoto pobre das favelas chilenas. A entrada nessa escola faz com que ele conheça Gonzalo Infante (Matias Quer), membro de família abastada (abalada por relacionamentos em decomposição), alienado das questões políticas que fazem seu país ferver, mas fundamentalmente uma boa alma.
O encontro dos dois meninos representa muito mais do que simplesmente uma nova amizade que está se consolidando. Trata-se de um retrato do próprio Chile daquela época, cindido entre socialistas e capitalistas que querem fazer com que a nação se renda a seus ideais nem que seja nos brados emanados pelas turbas que fazem constantes marchas e passeatas pelas principais avenidas da capital do país.
Ao se conhecerem, Pedro e Gonzalo passam a perambular por universos que até aquele momento eram desconhecidos para eles. Machuca é levado a casa de seu novo amigo e percebe a comodidade e os prazeres de uma vida burguesa, apesar das restrições que o regime impõe aos membros da elite chilena. Gonzalo, por sua vez, vai com sua bicicleta aos bairros paupérrimos da periferia de Santiago e descobre a esperança ao lado de casas sem água encanada, eletricidade ou rede de esgotos.
Se não bastasse esse choque de realidades, os dois ainda acabam indo às ruas da capital para ajudar a jovem Silvana ( Mariana Martelli ), que os leva as passeatas políticas para vender bandeirinhas do país ou das facções ali representadas. Esses momentos de suas histórias de vida são essenciais para que todos esses adolescentes se percebam como membros de uma nação e de seus dilemas e que percebam quais são as possibilidades e alternativas que a sociedade lhes reserva.
Para tornar o filme ainda mais interessante surgem as paixões prematuras e toda a candura dos primeiros beijos. Interessante do princípio ao fim, “Machuca” é mais um dos grandes filmes latino-americanos que nos ensina a rever princípios, reavaliar a vida, pensar nas origens e analisar com seriedade a história de nossos povos. Assistam!


--------------------------------------------------------------------------------

-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim