terça-feira, 7 de julho de 2009

Agrotóxicos em Alimentos

Especialistas discutem presença de agrotóxicos em alimentos

Estimativas de agrotóxicos que ingressam no Estado e sistemas alternativos para reduzir seus impactos, resíduos de agrotóxicos no vinho, estudo comparativo quanto ao uso de agrotóxicos nas principais culturas da metade sul do RS, agrotóxicos e sistemas produtivos agrícolas. Tais assuntos são alguns dos destaques do VI Workshop de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do Estado do RS, que será realizado em Bento Gonçalves nos dias 13 e 14 de julho.



O evento é uma promoção da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-Fepps, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Uva e Vinho- e do Grupo Técnico de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos-Gtara. Veja mais detalhes acessando o site http://www.gtara.com.br/VIworkshop

Realizado anualmente, o encontro é multidisciplinar e congrega profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas ligados à química analítica, reunindo pessoas oriundas de instituições universitárias e governamentais e empresas públicas e privadas. O evento visa fomentar, estudar, discutir, direcionar soluções e trazer ao debate aspectos do uso, destino e presença dos resíduos de agrotóxicos nos diversos compartimentos ambientais: ar, solo, água e consequentemente, nos alimentos.



Também apóiam o evento entidades como o Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre-Dmae, lnstituto Geral de Perícias do Estado, Fundação Estadual de Proteção Ambiental-Fepam, Centro Universitário La Salle e Conselho Regional de Química.

O workshop participa ativamente do bem estar da sociedade, promovendo ações que levam à melhoria da qualidade dos meios que afetam a vida de toda a população, de modo a zelar pela saúde, particularmente, daquela parcela mais carente, dependente da utilização dos meios públicos de abastecimento de água e do fornecimento de alimentos. É através da prestação do serviço público de qualidade, baseado em conhecimento pessoal qualificado e com tecnologia, que os governos podem preservar e garantir a cidadania e a dignidade da população.


Grupo Técnico de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos-Gtara
O Gtara, criado em 2006, é um grupo civil, sem fim lucrativo e econômico, que reúne pessoas físicas e jurídicas, visando o fortalecimento do desenvolvimento científico e da instrumentação na área de agrotóxicos nos diversos meios.

Sendo, portanto, um grupo técnico científico sem conflitos de interesse e que internalizou a missão de organizar estes Workshops estimulando o intercâmbio de especialistas e pesquisadores de diversos estados e do exterior, como tem ocorrido desde a primeira edição.

A visão do GTARA é ser um grupo independente e representativo nos diversos setores afins, orientado os interesses comuns para o saber cientifico e tecnológico com credibilidade perante a sociedade.




Elton Augusto dos Santos
Assessor de Comunicação
Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-FEPPS




Fones: 51.8106.5674/3288.4074 http://www.fepps.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim