quinta-feira, 4 de maio de 2017

Outras Palavras






Boletim de atualização - Nº 794 - 11/4/2017


Bem-vindo à educação do século 19
O mundo precisa, cada vez mais, de gente criativa, crítica, colaboradora. Mas o sistema de ensino continua a estimular a repetição, a disputa, a hierarquia. Por que? Quais as saídas? Por George Monbiot (Outras Palavras)

Varoufakis descreve a Europa tirânica
Ao sufocar, na Grécia, as chances de uma Europa Social, elites abriram caminho para xenofobia e ressentimento. Estão apavoradas, mas têm apenas a si próprias para culpar. Talvez haja tempo para uma união progressista. Por Yanis Varoufakis, em Carta Maior (Outras Mídias)

Na terceirização selvagem, retrato de um projeto
Os sem-CLT ganham 23% menos, trabalham muitas horas a mais e se acidentam com muito maior frequência. Que país surgirá de medidas que impõem este tipo de retrocesso? Por José Álvaro de Lima Cardoso (Outras Palavras)

Petrobras: “Estão doando tudo”
Diretor da Federação Única dos Petroleiros denuncia: no Pré-Sal, empresa está entregando campos de petróleo a preço trinta vezes inferior aos de mercado. Por Eduardo Maretti, na RBA (Outras Mídias)

Por que as fronteiras são indispensáveis
Sinais de hipocrisia, elas discriminam, além de excluir. Que imigrantes terão trabalho regular? Que outros serão oferecidos às empresas como mão-de-obra barata e sem direitos? Por Tomaz Paloliello (Terra em Transe)

Outros Quinhentos inaugura parceria com espaço Tupi or not Tupi
Nova casa cultural em SP afirma resistência, refinamento e criatividade da tradição musical do país. Há ingressos grátis para quem sustenta Outras Palavras. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)


--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube _______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Questão Negra nas Escolas de Vacaria RS


No dia (05) de Abril, aconteceu na Secretaria de Estado da Educação, em Porto Alegre, o Encontro de Formação Territorialidades Negras no Rio Grande do Sul. Participaram representantes das Coordenadorias Regionais de Educação e das escolas de curso Normal.

Conforme a assessora da 23ª CRE, professora Suzete Silveira Osmarini, neste ano será desenvolvido um projeto com os professores e alunos das escolas de curso Normal, visando implementar na prática os fundamentos da experiência humana na formação negra local. No encontro foi abordado ainda o papel do coordenador pedagógico na educação das relações étnicas.

Também participaram do curso os professores do curso Normal do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, professor Edgar Bueno Silveira, e do Colégio Estadual Frei Getúlio, de Bom Jesus, Taciana Velho da Silva.


Atenciosamente,
Anelise Donazzolo

Assessoria de Gabinete e Comunicação Social
23ª Coordenadoria Regional de Educação
TEL./FAX (54) 3232-1245 - (54) 3232-1911
(54) 3232-1655 - (54) 3231-1105
Rua: Júlio de Castilhos, nº 653
Vacaria/RS CEP: 95200-000
Gestão 2015-2018

Emancipa

Aula aberta: Onde o feminismo encontra a resistência contra o racismo?

Paulo furtado,
A Escola de Emancipação Feminista e Resistência Antirracista do projeto Emancipa Mulher inicia seu primeiro curso com uma aula aberta para mulheres. Quem quiser se inscrever, basta acessar o formulário: https://goo.gl/CPjicD

Nossa aula aberta contará com a participação de Luciana Genro, idealizadora do projeto Emancipa Mulher, e com suas três coordenadoras:Winnie BuenoJoanna Burigo e Mariana Riscali. O Emancipa Mulher oferecerá, de forma gratuita, um curso de formação feminista e antirracista, chamado "Curso Laudelina de Campos Melo". O nome é uma homenagem à Laudelina, que foi uma mulher negra incansável na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas.

As inscrições para o curso já estão encerradas, mas ainda é possível se inscrever para assistir à aula aberta, que é exclusiva para mulheres. A aula ocorrerá na Rua Manoelito de Ornelas, 55, em frente ao novo Foro Central, no dia 29 de abril, às 14h.
CONFIRME PRESENÇA NO EVENTO
Emancipa Mulher
Email: emancipamulher@gmail.com

Outras Palavras






Boletim de atualização - Nº 796 - 14/4/2017

França: a esquerda vive, quando não se rende
Jean-Luc Mélénchon sacode as eleições presidenciais está a um passo de segundo turno. Segredo: fustigar regressão neoliberal e propor reformas democráticas radicais. Por Jon Henley (Outras Palavras)

Brasil: a tática do “vai passar”
Também a esquerda parece atônita com a Lista de Fachin – e cala-se, esperando a tempestade passar. Não vai dar certo, e há uma alternativa. Por Antonio Martins (Blog da Redação)

Jesus: o sentido político da Páscoa e sua atualidade
Não houve sacrifício religioso algum. Cristo foi morto por propor uma vida de fraternidade e partilha – não de acumulação; de solidariedade e não de exploração; de amizade e não de competição. Por Mauro Lopes (Caminho pra Casa)

Washington: quando mais guerras, mais lucros…Como
Trump instalou, em postos-chave do governo e do exército, homens da indústria de armas. Por que o ataque à Síria provocou aumento imediato nas ações da Raytheon, fabricante de mísseis. Por Paulo Meirelle (Terra em Transe)

Assim os banqueiros sonegam – e o Estado ajuda…
Incrível: depois de subtrair, da Previdência, R$ 25 bi em impostos, banco Itaú participou, na Receita Federal, do "julgamento" em que a operação foi considerada regular… Por Paulo Kliass, em Carta Maior (Outras Mídias)

Desinformação: a estratégia para impor “reforma” da Previdência
Apavorado com risco de derrota, Temer prega o Apocalipse e dia ao povo que “vai ficar tudo bem” mais à frente. Por Glauco Faria, no (Previdência, Mitos e Verdades)

Gênero, categoria médica?
Penso que gênero é um projeto social, que tem como certidão de nascimento a incompletude. Ninguém tem um gênero. O gênero só existe fazendo-se. Mas um manual norte-americana impor o contrário. Por Berenice Bento, na Opera Mundi (Outras Mídias)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Reunião de Temer com os Ministros

Randon

logo_Randon_Implementos.jpg

 

 

RANDON IMPLEMENTOS ESTÁ ENTRE

OS MELHORES DO SETOR FERROVIÁRIO

 

A Randon S.A Implementos e Participações – Divisão Implementos foi apontada pela Comissão Organizadora do Prêmio Revista Ferroviária para concorrer à Melhor Fabricante de Material Rodante – Vagões. Neste ano serão 23 categorias, além do Ferroviário do Ano – cuja escolha será feita pelo Conselho Editorial da publicação, em parceria com a ANTF e a ANPTrilhos.
A escolha dos vencedores será feita por um colégio eleitoral formado por profissionais do setor.  O vencedor em cada uma das categorias será anunciado na cerimônia de premiação, em data que ainda será divulgada.

fróes, berlato associadas
Coordenação/Porto Alegre: Gladis Berlato: gladis@froesberlato.com.br (51-3388.6848)
    Em Caxias do Sul: Régis Vargas:  
regis.vargas@randon.com.br  (54-3239.4314)
                     Em São Paulo: Mecânica de Comunicação: 
meccanica@meccanica.com.br (11-3259.1719)



Brigada Militar e Páscoa Solidária






BRIGADA MILITAR APOIA PASCOA SOLIDÁRIA 2017 EM VACARIA
 
Na quinta feira (13/04), a Brigada Militar de Vacaria, através de Policiais da 1ª Cia do 10° BPM, realizou apoio a ação solidária denominada PÁSCOA SOLIDÁRIA 2017, evento este organizado pela UME (União Municipal Espírita de Vacaria), AAPSE (Área de Assistência e Promoção Social Espírita) e o Estúdio Fotográfico Penélope Fetzner Photography.
Diversos pontos de coleta foram espalhados no comércio local, e até o dia 10 de abril arrecadaram doces que compuseram 546 kits, os quais foram distribuídos à crianças carentes dos Bairros Municipal, Vila dos Peixes, Porcinio, Barcelos e Lomba Chata.
Esta ação garantiu a diversas crianças carentes do município uma Páscoa mais doce, não deixando de ser enfatizado pelos organizadores que a “Solidariedade é o amor que se multiplica”. 
 
Qualquer outro esclarecimento, entrar em contato com:
Ten Cláudio, Analista da 3ª Seção/10º BPM, através do fone: (54)3231-1160 ou 3231-1318.
 
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
BRIGADA MILITAR
COMANDO REGIONAL DE POLÍCIA OSTENSIVA DA SERRA
10° BPM – "BTL CEL SOBRAL"
Rua Ramiro Barcelos, 14 A, Vitória, Vacaria/RS
CEP: 95200-000
Fone (0xx54) 3908 - 3603

Outras Palavras





Boletim de atualização - Nº 798 - 19/4/2017

​​Boaventura: para que o futuro seja de novo possível
E se o divórcio entre Democracia e Revolução estiver na origem dos tempos sobrios que vivemos? E se Democracia e Revolução puderem se amigar de novo? Por Boaventura de Sousa Santos (Outras Palavras)

Turquia: por que Erdogan venceu
Os tempos de crescimento econômico e avanços sociais acabaram. A arma do presidente contra crise é o autoritarismo. Mas a vitória apertada sugere futuro instável. Por Willian Moraes Roberto (Terra em Transe)

Nas periferias, chaves para um novo projeto de país
Márcio Pochmann contesta ideia de que quebradas sejam "liberais", enxerga nelas traços de anarquismo e as vê como essenciais para ação emancipatória na era pós-industrial. Entrevista a Patricia Fachin, no IHU (Outras Mídias)

Temer, Dória e Francisco: a pós-verdade e os fatos
O que o Papa disse realmente sobre as “reformas” do governo. E como o prefeito de SP armou sua bizarra “audiência” no Vaticano. Por Mauro Lopes (Caminho pra Casa)

A perigosa tentação do meio ambiente sem gente
O caboclo Darci Sant’Ana, condenado por fazer duas roças em seu território ancestral, é símbolo do desrespeito aos direitos do povos tradicionais em nome de uma falsa proteção ambiental (Blog da Redação)

A Escola contra o Corpo
Tentativa de censura a um livro didático, no norte do país, mostra que a ignorância não é apenas uma tragédia nacional, mas um instrumento político usado por milícias de ódio. Por Eliane Brum, no El País (Outras Mídias)


--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube
_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nota Fiscal Gaúcha

Professora de Vacaria Recebe Prêmio


Luciana Genro











Luciana Genro entrevista Rosana Pinheiro-Machado no Emancipa em Cena









O próximo programa Emancipa em Cena vai ao ar na terça-feira, dia 2 de maio. Será um programa inteiramente dedicado às mulheres! Tive a satisfação de entrevistar a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, falando sobre sua trajetória e o machismo no mundo acadêmico. E a Laura Medina traz uma comovente reportagem sobre violência contra as mulheres.

Não percam! Terça, às 23h, na Ulbra TV (Canal 21 da NET e 48 da TV aberta).

Um beijo, Luciana Genro




SIGA O CANAL DO EMANCIPA EM CENA NO YOUTUBE











Equipe 50
LucianaGenro.com.br contato@lucianagenro.com.br

Rua General Vasco Alves, 206

Centro - Porto Alegre, RS













Outras Palavras






Boletim de atualização - Nº 803 - 1º/5/2017



Trump a caminho da guerra nuclear?
Noam Chomsky alerta: EUA desprezam todas as chances de acordo, em conflitos globais explosivos. Que loucura fará o presidente, quando seu capital político se esgotar? Entrevista a Dan Falcone (Outras Palavras)

O que o 1º de Maio pode ensinar à nova cultura política
No final do século XIX, nos Estados Unidos, anarquistas, sindicatos embrionários e jornalistas contra-hegemônicos lutaram pela jornada de 8 horas. Os líderes foram enforcados, mas a vitória repercute ainda hoje -- e diz algo sobre as lutas futuras. Por Altamiro Borges, em seu blog (Outras Mídias)

Jagunços massacram indígenas no MA. Polícia assiste
Ataque ocorreu no domingo, quando terminava protesto. Vários índios baleados e esfaqueados: dois tiveram mãos decepadas. PMs omitiram-se. Parlamentar ligado aos Sarney envolvido. Informações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) (Blog da Redação)

A Greve Geral brasileira tem presos políticos

Juraci Alves dos Santos, Luciano Antonio Firmino e Ricardo Rodrigues continuam em distrito policial e podem ser enviados a presídio, pelo "crime" de convocar para protestos. Uma nota do MTST (Blog da Redação)

Ensino, domesticação e desigualdade
"Reforma" do ensino médio de Temer pode basear-se em Bernard de Mandeville. Era este filósofo, inspirador de Adam Smith e Friedrich Hayek, que recomendava apartar os pobres dos desejos -- e limitá-los a sua "missão". Por José Ruy Lozano (Outras Palavras)

Luta de classes, século XXI
Zygmunt Bauman avisou, apoiando-se em Gramsci: a democracia torna-se cada vez mais oca, quando a aristocracia financeira impõe seu poder e resta à sociedade participar de eleições cosméticas. Por Gustavo Henrique Freire Barbosa (Outras Palavras)

Para conhecer sem mitos o passado da Amazônia
Avançam as pesquisas que revelam existência de distintas civilizações, antes da colonização europeia. É uma pena que o "jornalismo" romantize estes estudos. Por Marc Dourojeanni, no O Eco (Outras Mídias)


Belchior morre aos 70, mais atual que nunca
Canções do compositor cearense debateram, desde os anos 1970, a alienação, as relações mercantis e a própria indústria cultural. Mas alguns procuraram enquadrá-lo como apenas um rapaz romântico. Por Alberto Sartorelli (Outras Palavras)

Coração selvagem em geografia impossível
Belchior queria o que a alma deseja, ainda que não encontrasse a alma nas coisas. Perder-se no mundo foi o único jeito de se encontrar. Por Juliana Magalhães (Outras Palavras)

Belchior, um de nós
Para cantar sua aldeia colocava-se fora dela. Queria enxergá-la – não pintá-la como “exótica”. E interpelava-nos não porque fosse diferente, mas por ser igual. Por Fran Alavina (Outras Palavras)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br