sábado, 6 de maio de 2017

Outras Palavras







Boletim de atualização - Nº 804 - 4/5/2017



Bauman: assim chegamos à Retrotopia
Sai em breve, em português, livro póstumo do filósofo, morto em janeiro. Numa de suas últimas entrevistas, ele alerta: estamos involuindo de uma crença tola no futuro para a mistificação infantil do passado. Por Zigmunt Bauman, em diálogo com a Spyked Review (Outras Palavras)

A (des)Constituição de 2017 – e como revertê-la
Já é possível afirmar: mudanças impostas ao país pelo governo Temer, sem debate algum, revogam a Carta de 1988. É legítimo fazê-lo sem sequer um referendo? Por Ivo Lesbaupin (Outras Palavras)

Congo ferve. China avança sobre seus minérios
Estatal chinesas desbancam norte-americanas e controlarão 62% da produção mundial de cobalto. Acerto ignora repressão brutal de protestos por governo congolês. Por Christo Kamanda (Terra em Transe)


Vinte anos sem Paulo Freire, educador do anticonformismo
A recusa ao ensino que reproduz o status quo. Uma pedagodia para os oprimidos conhecerem -- e transformarem -- o mundo e a si próprios. Uma vida de lutas, perseguições, exílios e retornos. Por Alessandro Mariano (Outras Mídias)

A noite em que a direita quis criminalizar os refugiados
Acompanhe, em nossos vídeos (1 2 3), a tentativa de encarcerar Hasan Zarif, que criou o Al Janiah – restaurante e ponto de encontro por outro mundo possível, em São Paulo. Ele está em liberdade, mas segue a tentativa de endurecer com estrangeiros.

Quem são os xenófobos interessados em exterminar imigrantes
"Vamos matar", "Operação de eliminação", "Raça ruim", "TInha que ter linchado" -- são expressões frequentes nas publicações do movimento “Direita São Paulo” que agora se diz "agredido" por antifascistas. Por Cauê Seignemartin Ameni (Blog da Redação)

Congresso agora mira indígenas e antropólogos
CPI da Funai, articulada na mansão da Bancada Ruralista, criminaliza 35 pessoas, e culpa as vítimas pelos crimes no campo. Por Alceu Castilho (De Olho nos Ruralistas)

Manifesto pede libertação dos presos políticos do MTST
Juristas, intelectuais, artistas afirmam: ao manter Juraci, Ricardo e Luciano encarcerados, Justiça de SP amplia "escalada do Estado de Exceção no país". Veja o texto, e quem já o subscreve (Blog da Redação)

Na história de Rafael Braga, retrato de nosso Judiciário racista
Único preso político dos protestos de 2013, ele está encarcerado novamente -- agora em razão de um "flagrante" fragilíssimo e de uma política "antidrogas" falida. Por Henrique Oliveira (Outras Mídias)

Por que o Netflix deve pagar impostos
Uma pequena alíquota -- de 6% -- promoveria enorme estímulo à produção audiovisual brasileira e encerraria cobrança atual, que força provedores a manter acervo reduzido de obras. Por João Brant (Outras Mídias)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim