terça-feira, 25 de abril de 2017

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 800 - 24/4/2017


​​​​Para enfrentar o mito do “crescimento econômico”
Pesquisadora britânica propõe novo paradigma para a ciência econômica: abandonar o "homem racional, autorreferido e calculista"; voltar-se ao bem-estar de todos e à salvação do planeta Por George Monbiot (Outras Palavras)

Por que as grandes empresas zombam da crise
Estudo revela: em meio à maior recessão da História, lucros continuam crescendo. Bancos são maiores ganhadores, mas não os únicos. Juros e corte de salários explicam resultado. Por Rute Pina, no Brasil de Fato (Outras Mídias)

Colniza-MT: o campo do Brasil jorra sangue
Chacina na Gleba Taquaruçu atinge longa luta por terra e produção cooperada, presente em região remota. Não é exceção: no ano do golpe, a violência contra agricultores atingiu seu pico. Uma nota da Prelazia de São Félix do Araguaia (Outras Palavras)

Agrotóxicos: como o governo quer a liberação total
Reivindicada há muito pela indústria, MP pode autorizar "provisoriamente" venenos que, nos estudos experimentais, mostram indução do câncer, complicações hormonais, infertilidade, abortos e outras doenças gravíssimas. No Brasil de Fato (Outras Mídias)

Fisk: as crianças que não contam
Duas semanas depois de curioso ataque com gás sarin, terroristas financiados pelo Ocidente explodiram camboio de refugiados, matando 126 sírios, entre os quais 80 crianças. Desta vez, ninguém chorou. Por Robert Fisk (Outras Palavras)

Nakba: quando Israel promoveu sua “limpeza étnica”
Sai, no Brasil, livro que relata realidade sempre ocultada: a expulsão de centenas de milhares de palestinos, em 1948, para criar Estado judeu no Oriente Médio. Por Reginaldo Nasser

A Casa Vermelha, onde o massacre palestino começou
Historiador israelense resgata a limpeza étnica cometida contra os árabes, em 1948. Ele afirma: recuperar este episódio ocultado é, além de um dever moral, a única esperança de paz. Por Ilan Pappé (Outras Palavras)

Quer dizer, então, que a periferia é liberal?
O que uma pesquisa recente revela sobre os limites do pensamento científico. E os possíveis caminhos para uma ciência comprometida com formas de vida mais solidárias e emancipatórias Por Alana Moraes, Henrique Parra, Hugo Albuquerque, Jean Tible e Salvador Schavelzon (Outras Palavras)

Por que precisamos da criptografia
Em tempos de vigilância e controle, cresce interesse pela CryptoRave -- evento anual que difunde técnicas e ferramentas para garantia de privacidade. Festival ocorrerá em 5 e 6/5, em SP. Por Marina Pita (Blog da Redação)

 --
Boletim
 de atualização do site Outras Palavras
A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
 e no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim