sábado, 15 de outubro de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 708 - 23/9/2016


Não verta lágrimas pelo capitalismo
Wallerstein avisa: tornou-se impossível recompor o sistema. As crises, cada vez mais intensas e onipresentes, indicam: virá algo muito melhor ou muito pior. É aí que podemos intervir. Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

Educação: não é “reforma”, é mais um golpe
Governo ignora secundaristas e professores ao baixar, por decreto, pacote que valoriza apenas formação de mão de obra. Medidas afastarão periferia da universidade. Mídia assume condição de cúmplice. Por Cléo Manhas e Márcia Acioli (Outras Palavras)

Após o golpe, novo projeto?
A partir do colapso, um novo campo popular precisa ser reconstruído. Desprivatizar a política e reinventar a democracia são objetivos centrais. Mas como? Por Gonzalo Berrón (Outras Palavras)

Incrível: a Lava Jato copia o Porta dos Fundos
No texto abaixo, Jornal GGN mostra como procuradores devolveram, a Eike Batista, lista contendo doações ao PSDB. Gesto repete programa humorístico que apontou, há meses, partidarismo da operação. Por Cíntia Alves, no GGN (Outras Mídias)

Degelo ártico, sinal macabro
Aumento da temperatura global, mais rápido que se anunciava, acende alerta: cidades como Rio, Xangai, Londres e Nova York podem desaparecer. Centenas de milhões de refugiados climáticos vagariam pelo planeta. Por José Eustáquio Diniz Alves, no EcoDebate (Outras Mídias)

A cada ônibus elétrico, 5800 árvores poupadas
Baterias de veículo desenvolvido com tecnologia nacional alimentam-se, em parte, do movimento do veículo; poupam derivados de petróleo e evitam emissão anual de 46,8 toneladas de CO². Por Marcos de Sousa, no Mobilize Brasil (Outras Mídias)

Um outro lado da guerra na Síria
Embora omita envolvimento dos EUA, documentário destaca algo de humanidade em meio ao conflito: os cidadãos comuns que, arriscando a pele, decidem salvar o máximo de vidas do inferno. Por João Fernando Finazzi (Blog da Redação)

Vocês têm fome de quê?
Primeira edição brasileira do Atlas da Carne será lançada em 29/9, em SP. Obra traz fatos, números e gráficos sobre consequências do abate e consumo de animais. Também sugere alternativas – e não apenas para vegetarianos (Blog da Redação)

“O homem elefante”, teatro da crueldade e da compaixão
Peça em cartaz em SP relembra shows de aberrações para proletários, no século 19 e sugere que há vida inteligente e sensível, por trás do grotesco cultural e político. Por Wagner Correa (Outras Palavras)

A surpreendente Bienal de Cinema Indígena
São Paulo exibe, no início de outubro, 57 produções realizadas exclusivamente por índios. Elas mostram intensidade, força e a poesia de um cinema quase desconhecido. Por Pedro Alexandre Sanches (Blog da Redação)

Conheça Milton Hatoum com convite de Outros Quinhentos
Universidade do Livro (SP) promove na próxima segunda-feira um curso/bate-papo com o premiado escritor amazonense. Quem financia Outras Palavras pode concorrer a um ingresso grátis. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)

--Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook



_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim