domingo, 4 de setembro de 2016

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 698 - 1º/9/2016

​​​​​​​O Brasil sob o golpe: seis hipóteses polêmicas
Caminho será áspero. Mas os elementos para enfrentar o retrocesso e reconstruir um projeto de esquerda são reais e já estão visíveis. (Primeira parte) Por Antonio Martins (Outras Palavras)

Por que Dilma constrangeu os hipócritas
Votação no Senado parece a cada hora mais farsesca. Mas presidente legítima marcou um ponto, ao lembrar que está em curso a derrubada, pela elite, de um projeto apoiado nas urnas. Por Antonio Marcos Roseira e Cristina Fróes de Borja Reis (Outras Palavras) 
Impeachment ou Golpe? Narrativas e narradores
Em nenhum processo histórico há verdade absoluta. Mas é impossível não atentar: falam em "impeachment" os mesmos que viram, em 1964, uma "retomada da democracia". Por Robson Vilalga (Outras Palavras) 

A brutal desigualdade brasileira, em novos dados
Gravíssimo: maiores isenções de impostos beneficiam os 0,01% mais ricos, que têm patrimônio médio de R$ 40 milhões. Tributá-los em 20% dobraria arrecadação do Imposto de Renda. Por Róber Iturriet Avila e João Batista Santos Conceição (Outras Palavras)

Boulos: o julgamento da História
Empresariado, mídia e Congresso: a "tríplice aliança" que derrubou Getúlio e Jango une-se de novo para golpear a democracia. Mas o julgamento histórico é implacável e seu tribunal -- ao contrário do Senado -- não admite negociatas. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

Governo age para transformar sonegação em negócioA catastrófica proposta de Serra e Temer para apequenar a Receita Federal e dar aos bancos "direito" de cobrar impostos não pagos -- ganhando comissões bilionárias. Por Paulo Kliass, em Carta Maior (Outras Mídias)

Israel já tenta controlar tecnologia militar brasileiraNo vácuo aberto por crise da Odebrecht, Elbit já domina fornecimento de drones e sistemas de comunicação das Forças Armadas. Empresa é acusada de seguidas violações de Direitos Humanos na Palestina. Por Breno Costa, no The Intercept (Outras Mídias)

Hannah Arendt e o elogio da ação"Só a ação é prerrogativa exclusive do homem", escreve a filósofa: "nem um animal nem um deus é capaz de ação, e só a ação depende inteiramente da constante presença de outros". Curadoria e Narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)

Previdência: de onde vem o suposto “déficit”?Governos desviam recursos que a Constituição destina à Seguridade, toleram a sonegação e ainda oferecem vantagens fiscais ao empresariado. Depois, falam em "crise" e querem reduzir direitos... Por Odilon Guedes, no Sul21 (Outras Mídias)

Periferia e memória em O Sepulcro do Gato PretoRealizado pelo grupo Asfixia Social, curta enfrenta três esquecimentos que marcam cena brasileira: o de um jovem grafiteiro, o de um bairro operário e o de vítimas da ditadura pós-64. Por William Hinestrosa (Blog da Redação)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim