domingo, 21 de agosto de 2016

Outras Palavras



Boletim de atualização - Nº 694 - 21/8/2016
SELEÇÃO: O MELHOR DA SEMANA EM OUTRAS PALAVRAS



A Internet e as artimanhas do pensamento fácil
"Pensamento fácil", que ameaça dominar as redes sociais, é o modo difuso como raciocina o indivíduo deste começo de século. É a renúncia antecipada (e rancorosa) a qualquer complexidade. É, por isso mesmo, muito mais conformista que revolucionário. Por Fran Alavina (publicado em 15/8) (Outras Palavras)

O Congresso no bolso da indústria farmacêutica
Raio-X de uma relação promíscua: o dinheiro e favores oferecidos aos deputados para restringir genéricos, favorecer testes com cobaias humanas e garantir lucros bilionários. Por Najla Passos (publicado em 18/8) (Outras Palavras)

Para subverter nosso debate econômico rasteiro

O mundo, e o próprio FMI, já constatam fracasso das políticas de "ajuste fiscal". Mas num Brasil bizarro, mídia repercute falas dos "especialistas". Para eles, Banco Central deveria reescrever a Constituição. Por Felipe Calabrez (publicado em 18/8) (Outras Palavras)

Saúde: os planos da segregação

Como o projeto dos “planos acessíveis”, tramado pelo governo Temer, ameaça o SUS, obriga os segurados a aceitar assistência precária e pode entregar setor a fundos financeiros internacionais. Por Maíra Mathias (publicado em 16/8) (Outras Palavras)
Cidades: assim se privatizou o Porto Maravilha

História de um retrocesso emblemático: área degradada do centro do Rio, que seria recuperada com moradias e espaços públicos, foi entregue à especulação. Como mega-empresas obtiveram do Estado a rendição total. Por Adriano Belisário, na Pública (publicado em 18/8) (Outras Mídias)

I
nternet ameaçada (3): Quem escolhe o que você lêEm quase todo o mundo, multidões já se “informam” pelo Facebook. Ignoram que a rede espalha informações, ou as retém, segundo critérios jamais revelados – mas certamente pró-sistema. Terceira parte do debate promovido por Outras Palavras. [Versão integral em http://bit.ly/internet- ameaçada]
Rafael Evangelista
e Rafael Zanatta, entrevistados por Antonio Martins (Outro Canal)

Bem-vindo à era da “Guerra ao Terror

Uma vasta operação governamental tenta tirar proveito dos Jogos Olímpicos para vender a ideia de que vivemos ameaçados – e a única saída é “mais segurança”. Por Reginaldo Nasser (publicado em 17/8) (Blog do Reginaldo Nasser)

Alerta: Alckmin volta a provocar secundaristas Ao compor comissão encarregada dos rumos da Educação, governo paulista sinaliza que não desistiu da “reorganização escolar” e tenta cooptar Judiciário – que defendeu estudantes e se opôs ao fechamento de escolas. Por Salomão Barros Ximenes (publicado em 19/8) (Outras Palavras)

Serra: um indício a mais de corrupção
Cúpula da Odebrecht declarou repasses clandestinos de R$ 23 milhões ao então senador. Agora, surge possível contrapartida: projetos favorecendo a privatização do sanemento -- um dos focos da mega-empreiteira. Por Breno Costa, no The Intercept (publicado em 19/8) (Outras Mídias)

Como assim, “violência constitucional necessária”?

Senador Cristóvam Buarque inventa conceito esdrúxulo; frase para justificar impeachment lembra os tempos de Jarbas Passarinho; e entra no panteão brasileiro da infâmia. Por Alceu Luís Castilho (publicado em 16/8) (Blog do Alceu Castilho)
A triste decadência do Ministério Público

Empoderado pela Constituição de 1988 para defender cidadania, órgão reduz-se ao papel de proteger policiais violentos, defender moral conservadora. Sua última pataquada: esdrúxulas "10 Medidas" contra corrupção. Por Brenno Tardelli, no Justificando (publicado em 18/8) (Outras Mídias)
--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook




_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim