sábado, 2 de julho de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 672 - 29/6/2016




A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema
Fluxos incessantes de dinheiro. Desigualdade. Democracia sequestrada. Paraísos fiscais. Ambição. Rebeldia. Como os filmes ajudam a enxergar as sociedades dominadas pelo mercado – e as possíveis saídas. Por Juliana Cavalcanti (Outras Palavras)

Michel Löwy tenta compreender Francisco
Para filósofo marxista, que estuda Teologia da Libertação há décadas, Papa vai além da defesa dos pobre e busca alternativas à própria lógica da mercantilização. Ele acrescenta: esquerda deveria inspirar-se nas igrejas para retomar trabalho de base. Entrevista a Gabriel Brito (Outras Mídias) 
Boulos: onde está o “rombo” da PrevidênciaVasto estudo da economista Denise Gentil demonstra: Seguridade é superávitária. Ilusão de "déficit" deve-se ao desvio sistemático de receitas para pagamento de juros. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

Doutrina de Choque à brasileira
Crise econômica aprofunda-se, mas saiu das manchetes dos jornais. Foi usada para derrubar governo e promover retrocessos sociais. Agora, pode voltar a ser bela, recatada e do lar. Por Laura Carvalho (Outras Palavras)

Capão Redondo: narrativa sobre uma ocupação na periferia
Como jovens aprendizes da Fábrica de Cultura revoltaram-se contra restrições ao uso do espaço público, passaram a geri-lo autonomamente, ampliaram atividades e recebem artistas como Mano Brown e Kiko Dinucci. Por Débora Lopes, na Vice (Outras Mídias)

“É a comunicação, esquerda”! Reflexões sobre resistência
Parte da esquerda brasileira ainda não acordou para a necessidade de bancar projetos de comunicação contra-hegemônicos, como multiplicadores de uma agenda da resistência. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu)

Eleições: cada vez menos ideias – e mais dinheiro…Campanha de 2014 custou R$ 5,1 bilhões -- uma das mais caras do mundo. Empresas pagaram 75% dos gastos, submetendo partidos e políticos. E agora: caixa 2? Por Ivan Ryngelblum, no Calle2 (Outras Mídias)

Como governo e mídia tentam destruir a EBC
As mentiras e meias-verdades lançadas para destruir a emissora. O objetivo do ataque: destruir TV cujo projeto incomoda redes privadas e já alcançou conquistas importantes. Por Carolina Ribeiro e Leandro Melito (Outras Palavras)
Livros contra a ditadura em sorteios de Outros Quinhentos
Em tempos de resistência, Outras Palavras oferece aos leitores que sustentam nosso site, livro sobre as editoras de oposição na ditadura. Também, ingressos para o filme Trago Comigo. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)

A Cartomante, por Lima Barreto
Num conto do escritor mulato e maldito que antecedeu o Modernismo, retrato de preconceitos que persistem: homem de classe média surpreende-se, ao buscar nas cartas remédio para mandinga africana… Curadoria e narração: Alexandre Machado (Outras Palavras)


-
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim