segunda-feira, 20 de junho de 2016

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net


Boletim de atualização - Nº 667 - 17/6/2016



O Brasil no interregno de Gramsci
Três ciclos históricos esgotam-se ao mesmo tempo. O vazio produz, além do golpe, retrocesso e intolerância. Mas é em meio a ele que poderá surgir outra política. Por Célio Turino (Outras Palavras)

EUA: o ódio que o FBI não enxerga
Estado vigia obsessivamente os muçulmanos. Mas faz vistas grossas a centenas de grupos que pregam ou praticam violência contra minorias. Por isso, Mateen, que matou 49, pôde agir com liberdade. Por Reginaldo Nasser, que estreia novo blog em Outras Palavras (Blog do Reginaldo Nasser)

Boulos: tudo o que é sólido desmancha no ar
Sistema político está em franca dissolução. Mas pode recompor-se em mais do mesmo, se não surgirem saídas a partir de baixo. Não basta estar podre, para cair. Por Guilherme Boulos (Outras Palavras)

Os crimes do Banco Central contra o futuro
Como Dilma ouviu Alexandre Tombini e mergulhou país numa crise econômica e política que devastou a democracia. Por que a dupla Temer-Meirelles pode ser ainda pior. Por Luis Nassif, no GGN (Outras Mídias)

Amazônia: terras indígenas aos madeireiros?
Mandurukus do Tapajós protestam: governo recusa-se a demarcar seu território, mas quer leiloar enorme área florestal à extração predatória. Medida ameaça sítios arqueológicos, além de roçados, caça e pesca tradicionais (Blog da Redação)

A indignação seletiva de Eliane Cantanhede
Seu erro não é culpa sua, mas do próprio machismo, que estende a todas nós o destino de Eva -- ser eternamente culpada pela queda de Adão. Por Camila Spósito (Outras Palavras)

No país da rigidez pedagógica, uma Universidade livre
Como estudantes japoneses enfrentaram a obsessão por acumular conhecimento enciclopédico, que marca o ensino nipônico, e partiram para a auto-aprendizagem adulta. Por Alex Bretas (Blog do Alex Bretas)

A bicicleta como contracultura
O que acontece quando não se pode contar com as muletas que nossa sociedade oferece? Guilherme Cavallari rodou 6 mil km na Patagônia e Terra do Fogo para buscar a resposta, inscrita num livro e num filme. Por Maurício Ayer, no site do Espaço OCA, parceiro de Outras Palavras (OCA)

Para conhecer Marguerite Duras e a atualidade de sua obra
Em S.Paulo, palestras e filme relembram autora que fustigou moral burguesa e articulou feminismo, liberdade sexual e luta contra desigualdades. Encontro homenageia vinte anos de sua morte. Por Maurício Ayer (Blog da Redação)

Se os tubarões fossem homens, por Bertolt Brecht
Num de seus textos mais provocativos e perturbadores, o dramaturgo alemão -- um herdeiro do iluminismo e do marxismo -- parece questionar-se: e se Civilização for sinônimo de opressão organizada? Curadoria e narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)
Outros Quinhentos convida: Marguerite Duras e cachaça de alambique
Nosso programa de autosustentação oferece dois convites e desconto de 50% para evento que expõe a atualidade da autora, neste sábado. Para além do evento, uma deliciosa cachaça de alambique. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)

-
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim