quinta-feira, 2 de junho de 2016

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 660 - 2/6/2016


França: a luta social pega fogo
Às vésperas da Copa Europeia, greves em defesa dos direitos trabalhistas paralisam transportes, refinarias - o país . População apoia. Mas insanidade do governo "socialista" pode abrir espaço à direita. Por Pepe Escobar (Outras Palavras)

O Orçamento dos Chacais
Novas decisões revelam: governo Temer produz rombo inédito do Tesouro cortando programas sociais e serviços públicos para cortejar Judiciário e marajás da burocracia estatal. Por Luis Nassif, no GGN (Outras Mídias)

Estupro, ato político
Retrospecto histórico da violência machista revela: cultura da mulher como objeto vem do escravismo e é alimentada até hoje por elites que jamais saíram da Casa Grande. Por Inês Castilho (Outras Palavras)
Ocupações: chegou a vez das universidades?Em São Paulo, onda secundarista chega ao ensino superior. Unicamp, USP e Unesp têm prédios tomados por alunos -- que protestam contra golpe e exigem cotas raciais. Por Débora Lopes, na Vice (Outras Mídias)

SP: Haddad continuará a atingir população de rua?
Padre Julio Lancelotti afirma-se como voz isolada contra barbárie da GCM; defesa de outras iniciativas da prefeitura não pode significar silêncio diante dessa violência. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Um Camões para Raduan: refinado, recluso e anti-golpe
Ao atribuir maior prêmio da literatura lusófona ao escritor brasileiro, júri reconhece importância de uma obra incomum e amplia isolamento internacional de governo ilegítimo. Por Isabel Lucas e Luís Miguel Queirós, no Público (Outras Mídias)

O terremoto que devastou a Amazônia em 1690
Comprovado: com epicentro próximo a Manaus e 7 graus Richter, tremor espraiou-se por mil quilômetros e foi o maior da história do Brasil. Em que condições fenômeno poderia repetir-se hoje? Por Elaíze Farias, na Amazônia Real (Outras Mídias)

Agenda: para repensar a política em tempos áridos
Suely Rolnik e Tatiana Roque convidam a debater novos movimentos, choque com as forças reacionárias e atualidade – e ou reinvenção – da ideia de esquerda (Blog da Redação)

II Salão do Livro debate país em estado crítico
Em S.Paulo, evento desafia, a partir de hoje, pregadores da intolerância e macartismo. Além de lançamentos, preços reduzidos e debates sobre temas centrais da Política, Cultura e Comunicações (Blog da Redação)

Outras Manhãs: Crônica da cidade de Havana
Outras Palavras passa a publicar, em áudio, crônicas literárias e políticas. Na estreia, Eduardo Galeano e uma cena em Cuba. Machismo? Autonomia popular? Tudo ao mesmo tempo, em um país particular? Curadoria e Narração: Alexandre Machado Rosa (Blog da Redação)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook






_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim