terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Glória 0 x 0 Brasil de Farroupilha (19)

Resgate


Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição:
 Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image001.jpg@01C895C3.208AAE60


Ano IX – Edição Especial – Dezembro de 2015
Year IX – Special Edition – December, 2015


Prezados Associados e Amigos,
Dear Members and Friends,


Compartilhamos com Vocês nossas últimas postagens.
We share with you our latest posts.


Feliz Ano Novo, com saudações brasileiras e neoabolicionistas!
Happy New Year, with Brazilian and neoabolitionist greetings!


Os Conselheiros do IDII
The IDII Board of Counsellors



ü  Publicado artigo sobre a vida de D. Maria I nos “Cadernos Aslegis”

 

ü  Folha de SP – Livro de Angela Alonso fortalece nova historiografia da Abolição

 

ü  Brasiliana Fotográfica homenageia os 190 anos de D. Pedro II

 

ü  Lançada página em homenagem a Mahommah Gardo Baquaqua

 

ü  IDII congratula princesa pelo nascimento de tetraneta homônima da Redentora

 

ü  G1 – Campanha homenageia negros que dão nome a ruas e avenidas de SP

 

ü  AgênciaBrasil – Brasil vive retrocesso, diz senadora no Dia da Consciência Negra

 

ü  AgênciaBrasil – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em SP tem missa afro

 

ü  Artigo – O III Reinado em dois livros recentes

 

ü  TV JUSTIÇA entrevista conselheiros do IDII

 

ü  Estadão – Luiz Gama (1830-1882): enfim, advogado

 

ü  Gestor do IDII participa de Encontro Nacional de Chefes de Cerimonial

 

ü  Estadão – ‘Deus salve a rainha’, ou salve-se quem puder (artigo)

 

ü  O DIA – Restos mortais da maior heroína de Três Rios podem não estar na cidade

 

ü  EBC – Morre o escritor, professor e historiador Joel Rufino dos Santos

 

ü  Artigo – A sabedoria de Gandhi

 

ü  Conselheiros do IDII visitam Embaixador Malek Twal, da Jordânia

 








Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image004.jpg@01D0DD24.21768140

Visite o Programa de Relações Públicas e Internacionais,
Cerimonial e Protocolo do IDII






Instituto D. Isabel I (IDII)
CNPJ
05.874.977/0001-51


Página eletrônicahttp://www.idisabel.org.br


Endereço eletrônicoidisabel@idisabel.org.br

Índios Foram Embora de Vacaria RS

Foto: Google


A Prefeitura Municipal de Vacaria RS através da Secretaria da Assistência Social pagou as passagens e mandaram os índios de volta para a sua cidade de origem. Havia uma comunidade grande de indígenas que estavam em nossa cidade com várias crianças vendendo o seu artesanato. Na minha opinião foi dado um enfoque sem necessidade pois deveriam ter dado condições a eles de ficarem em Vacaria RS e não manda-los de volta como objetos ou lixos descartável. Aliás deveriam estar preocupados sim, com os marginais vagabundos e desocupados que habitam a nossa Praça Daltro Filho que virou palco de violência e de morte. A Segurança pública inexiste em nossa cidade, mas com certeza no Rodeio Crioulo Internacional estará cheio de policiais no evento. Mas no dia a dia a comunidade de Vacaria RS vai ficar sem proteção e segurança. Mas são coisas de uma cidade que ninguém cobra ninguém e as autoridades não respondem e não explicam nada. Assim vamos descartando seres humanos e escondendo a sujeira local debaixo do tapete e fazendo de conta que vivemos na melhor cidade do mundo.

Inter de Lages

Centroavante Isac, ex-América-RN e CRB, é o novo reforço do Inter de Lages 
O centroavante Isac é o novo reforço do Internacional de Lages para a disputa do Campeonato Catarinense de 2016. O atleta chega a Lages no fim de semana para dar início aos preparativos para a próxima temporada.
O Inter será o primeiro clube catarinense na carreira do atacante. Aos 30 anos, Isac Félix da Silva tem em seu currículo principalmente equipes do Nordeste do país, como Ceará, América de Natal e Icasa. Em 2015, Isac defendeu o Red Bull na elite do Campeonato Paulista e, no segundo semestre, o CRB, na Série B do Brasileiro.
Em 2012, o camisa 9 foi vice-artilheiro da Série B do Brasileiro pelo América de Natal. A campanha o levou ao miliuonário futebol chinês, onde defendeu por uma temporada o Changchun Yatai.
O Inter ainda trabalha na montagem do elenco para o estadual. Novos nomes devem ser anunciados ao longo da pré-temporada.

NO ANEXO:
- Isac comemora mais um de seus gols pelo América de Natal (Foto: Futura Press)
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

Glória 0 x 0 Brasil de Farroupilha (18)

Obras do Estádio do Glória em Vacaria RS






Glória 0 x 0 Brasil de Farroupilha (17)

Obras no Estádio do Glória em Vacaria RS






Glória 0 x 0 Brasil de Farroupilha (16)

MST



"A partir de agora, nenhum desempregado a mais", reivindica João Pedro Stedile


Em entrevista de balanço do ano que acaba e apontando perspectivas para 2016, o dirigente do MST afirma que passamos por um "ano perdido para os trabalhadores brasileiros" e que movimentos devem exigir mudanças na política econômica: "nenhum desempregado a mais".

28/12/2015
Por Bruno Pavan,
São Paulo (SP)

 
Crédito: Rafael Stedile 
O ano que se encerra representou uma conjuntura extremamente complexa para o Brasil. Diante de tal cenário, os movimentos populares construíram novos espaços de articulação para as lutas sociais. 
João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e integrante da Frente Brasil Popular, considera que 2015 foi "um ano perdido para os trabalhadores brasileiros".
Em entrevista aoBrasil de Fato, Stedile avalia que "a novela do impeachment"deva terminar até abril de 2016 e que o próximo ano será marcado pela luta em torno da condução da política econômica do governo. "Nenhum desempregado a mais", defende João Pedro.
Confira a entrevista na íntegra:
Brasil de Fato - Que balanço os movimentos que compõe a Frente Brasil Popular estão fazendo do ano que está terminando, em termos de lutas e de enfrentamentos políticos?  
João Pedro Stedile - A Frente Brasil Popular é uma frente ampla, uma aliança das mais diferentes formas de organização de nosso povo: movimentos popualres, da juventude, sindicais e partidos.  Nós sempre tomamos as deliberações por consenso, não temos instâncias de coordenação, nem porta-vozes.  Assim, não posso e nem devo falar pela Frente Brasil Popular.  Falo  pelo que  vejo nos movimentos da Via Campesina, nos movimentos populares e nas minhas andanças pelo Brasil. Em termos gerais, acho que podemos dizer que 2015 foi um ano perdido para os trabalhadores brasileiros.  Um ano no qual a mediocridade política imperou. A maioria do povo brasileiro, com seus 54 milhões de votos, reelegeu a presidenta Dilma [PT].  Porém, setores das classes dominantes e os partidos mais conservadores não se deram por vencidos e quiseram retomar o comando do Executivo no tapetão. Começaram a conspirar desde a posse.  Para isso se utilizaram dos espaços nos quais têm hegemonia - como a mídia corporativa, o poder Judiciário e o Congresso - para tentar derrubar a presidenta. O governo federal se assustou, montou um ministério medíocre, que não representa as forças que elegeram a presidenta.  E passou o ano se defendendo, gerando uma situação de disputa e de manobras apenas em torno da pequena política. 
E qual o balanço das mobilizações?  
Bem, aí acho que foi um ano bem disputado.  No início, em março e abril, muitos setores da esquerda institucional não queriam ir para a rua.  Fomos nós, os movimentos populares e as centrais sindicais,  que insistimos na linha de que nossa principal disputa com a direita deveria ser na rua.  A direita teve  seu auge em março, e depois foi diminuindo em agosto, e caiu no ridículo em dezembro.  E os movimentos populares fizeram o caminho inverso: fomos aumentando devargazinho, e demos o troco em dezembro, com mobilizações de massa, em muitas capitais, principalmente São Paulo.   Acho que agora conseguimos envolver não apenas os militantes, mas muita gente da base começou a se mexer e tambem foi pra rua.  Acho que, na rua , o impeachment está derrotado.  Pois a pequena burguesia reacionária que vociferava clamando pelo golpe, pela volta dos militares, não conseguiu mobilizar ninguém além deles mesmos. Além disso, a pequena burguesia na sociedade brasileira é insignificante, em termos de base social.
E na economia, qual é o balanço?  
O balanço é extremamente negativo na economia.  A economia brasileira vive uma grave crise, fruto de sua dependência do capitalismo internacional e do controle hegemônico dos bancos e das empresas transnacionais.  Terminamos o ano com queda de 4% no PIB.  Cairam os investimentos produtivos, seja por parte do governo e empresas estatais, seja por parte dos empresários.   O governo cometeu vários erros que agravaram a crise.  Primeiro, trouxe um neoliberal para o Ministério da Fazenda, que certamente teria sido ministro da chapa Aécio Neves.   As medidas neoliberais de aumento da taxa de juros de 7 para 14,25%, os cortes nos gastos sociais, o tal ajuste fiscal, só produziram mais problemas para o povo e para a economia.  A inflação atingiu os 10% ao ano e o desemprego alcançou a média de 8,9% da classe trabalhadora.  O tesouro nacional  pagou 484 bilhões de reais em juros e amortização aos bancos. Usaram dinheiro público para garantir o rentismo da especulação financeira, em vez de investir na solução de problemas e no investimento produtivo.  Felizmente, o ministro caiu. Deixou, porém, um ano perdido.  É preciso mudar a política econômica, não apenas o gerente.
Como os movimentos populares analisam a tragédia ambiental que aconteceu em Mariana?
2015 ficará marcado pelo maior crime ambiental da historia do país, e quiçá um dos maiores do planeta.  E por que aconteceu?  Pela sanha das mineradoras, no caso a Vale, de ter lucro maximo.  Em outros países, o lixo das mineradores tem outro tratamento. Porém, custa mais caro. Aqui, acobertada por políticos por ela financiados e autoridades benevolentes, a Vale  prefere deixar [os rejeitos] em barragens - procedimento, segundo os especialistas, que não tem nenhuma segurança.   Já se romperam 5 barragens no país, e há outras 48 em condições semelhantes. Milhares de pessoas foram atingidas. Mataram o Rio Doce, em toda sua extensão de 700 quilomêtros. E ninguem sabe como tudo isso poderá ser recuperado.  Se tivéssemos um governo mais corajoso, era a hora de propor a reestatização da Vale, e usar todo seu lucro para reparar os danos causados.  Aliás, está parado há anos o processo que anulou o leilão da Vale  por fraude, no Tribunal Federal Regional do Pará.
Qual a avaliação da atuação do Congresso Nacional, em especial na Câmara dos Deputados, durante 2015 ?  
O Congresso foi o espelho maior da mediocridade da política durante o ano. Primeiro, elegeram Eduardo Cunha [PMDB-RJ] como presidente da Câmara, ainda  que todos soubessem de suas falcatruas.  E quando ele soube que a Procuradoria da República iria pedir sua destituição e prisão, se adiantou  e propôs o impeachment da presidenta Dilma.  Mas o feitiço voltou-se contra o feiticeiro e a presidenta Dilma foi salva, pela truculência e manipulação do feiticeiro, que usou de falsos argumentos.  Tenho certeza que com o rito determinado pelo STF , certamente o governo terá  os votos necessarios na Câmara e no Senado para barrar o processo.
É necessário que o sr. Cunha seja julgado pelo STF o mais rápido possivel. Porém, além das artimanhas do Ali Babá brasileiro, o Congresso se revelou extremamente conservador em todas as matérias encaminhadas, algumas sendo aprovadas,  representando um retrocesso, uma destruição da constituinte de 88 e  uma dicotomia total com os anseios e práticas da sociedade.  Vários projetos esdrúxulos, sem sentido, estão percorrendo o Congresso,  sobretudo na Câmara.   Desde a diminuição da maioridade penal, a proibição de colocar nos rótulos que o produto é transgênico - negando informação ao consumidor, a autorização de uso para sementes estéreis; a privatização da Petrobras - projeto do senador Serra [PSDB], até medidas homofóbicas e extremamente reacionárias.  Tudo isso é fruto da falência da democracia parlamentar brasileira, causada pelo sequestro que as empresas fizeram através do finaciamento milionário das campanhas políticas.  Segundo revelou o ex-ministro Ciro Gomes , o deputado Eduardo Cunha teria distribuido 350 milhões de reais de empresas para eleger deputados cupinchas, que agora o defendem...  
 
 Crédito: Rafael Stedile
E qual a solução para esse mal funcionamento da democracia brasileira?
Nós dos movimentos populares temos defendido a necessidade de uma reforma política profunda, que faça diversas modificações no regime político, no sistema eleitoral, para devolver ao povo o direito de escolher sem influências da mídia ou do capital.  Há diversos projetos de lei apresentados na Câmara, por diversas entidades da Coalização Democrática...Porém, esse Congresso não quer, e nem tem moral, para cortar seus proprios dedos.  Então, só nos resta lutar por uma Assembleia Constituinte, que somente virá com o reascenso do movimento de massa. Portanto, ainda vai demorar, mas é a ínica saída política viável e necessária.
E tivemos alguma conquista na agenda da reforma agrária?  Como andam as lutas e o governo nesse setor?  
Também foi um ano perdido para os sem-terra e para a agricultura familiar.  O governo escalou uma boa equipe no Ministério do Desenvolvimento Agrário e no Incra, porém entregou o Ministerio da Agricultura para o que tem de pior na política brasileira.  E com os cortes do ajuste fiscal neoliberal, atingiu em cheio a reforma agrária. As poucas conquistas que ocorreram foram fruto de muita mobilização e pressão social.  O governo não cumpriu sua promessa de acelerar o assentamento das 120 mil familias acampadas, em todo país.  Nao houve nenhum novo contrato de construção de casas no meio rural.   A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abandonou programas muito bons do PAA (programa de alimentos) que envolviam entrega simultânea para entidades urbanas;  houve cortes de recursos para o Pronera e para a Ates (assistência técnica aos assentados).  Tudo ficou parado ou piorou. Nos governos anteriores, havíamos conquistado o plano nacional de diminuição de uso de venenos (Pronara), sete ministros assinaram, mas a ministra do veneno na agricultura vetou, e a presidenta não teve coragem de promulgar.  O programa de apoio a agricultura agroecológica (Planalpo), tem diretrizes boas, porém não tem recursos... e por aí vai. Perdemos um ano na agricultura familiar e na reforma agrária. Espero que o governo pare de se iludir com  o agronegócio, que se locupleta com o lucro das exportações de commodities pelas empresas transnacionais, mas não representa nenhum ganho para a sociedade.  E até no agronegocio os investimentos em maquinas e insumos cairam 30%.
  
  
 
Crédito: Rafael Stedile 
Quais são as perspectivas políticas  para o ano de 2016, na ótica dos movimentos populares?  
Nossa expectativa é de que até abril termine a novela do impeachement.  E, a partir daí, o governo se recomponha com uma nova aliança de partidos governantes, com um novo ministério adequado à realidade da sociedade.  E que o governo volte a assumir os compromissos que fez na campanha.  Se o governo não der sinais que vai mudar, que vai assumir o que defendeu na campanha, será um governo que se autocondenará ao fracasso.  Pois não tem confiança das elites, que tentaram derrubá-lo, e ao mesmo tempo não toma medidas para a imensa base social, que é 85% da população brasileira.   Espero que o governo tenha um mínimo de visão política para escolher  o lado certo. 
A CUT já se manifestou pela mudança da política econômica e fez críticas ao governo Dilma. Como você analisa esse processo?
 A CUT e outras centrais sindicais  tiveram um comportamento muito bom durante o ano de 2015, quando mobilizaram suas bases, contra o golpe, mas também em defesa dos direitos dos trabalhadores.  Também li a nota da CUT que saúda a saída de Levy, mas alerta ao governo de que é preciso mudar a política econômica.  E os sinais que o sr. Barbosa esta dando na imprensa não são bons, ao retomar a agenda neoliberal-empresarial, da reforma da previdência, para aumentar a idade mínima, a reforma tributária, para consolidar as desonerações e a reforma trabalhista  para desmanchar a CLT. A CUT já avisou que vai lutar contra. E nós tambem estaremos juntos com o movimento sindical.  Se o governo mexer na idade mínima da aposentadoria rural,  haverá uma revolta no campo, e contra o governo.  Estou apenas avisando.
Há alguma  proposta alternativa de política econômica por parte dos movimentos populares?  
No ano de 2015, cerca de 150 dos nossos melhores economistas, que estão nas universidades, sindicados e institutos de pesquisa passaram meses discutindo e apresentaram um documento com medidas de curto e de médio prazo para saírmos da crise econômica.  O governo não deu bola. Foi preciso a Frente Brasil Popular exigir para que eles pudessem apresentar o documento ao governo, o que ocorreu apenas em 16 de dezembro passado. Tenho escutado muitos economistas, empresários, pesquisadores e políticos nacionalistas.   E todos têm propostas claras. O problema é que o governo é surdo e auto-suficiente. O governo precisa apresentar urgente um plano de retomada do crescimento da economia, e propôr  um pacto entre trabalhadores e empresários que cesse o aumento do desemprego.   Nenhum desempregado a mais, a partir de agora.
Tenho ouvido propostas  de que se poderia usar  100 bilhões de dólares de nossas reservas - que são de 350 bilhões - e, portanto, não afetaria o fluxo de comércio e nenhum pagamento externo.  Com esses recursos, aplicar em investimentos produtivos na economia, como na construção civil, que rapidamente ativa toda eocnomia, na infraesturtua das cidades, na agricultura familiar e na educação.   Imaginem aplicar em alguns meses  400 bilhões de reais em investimentos produtivos, certamente ativariam a economia para voltar a crescer, garantindo emprego e renda também  para os trabalhadores.   
O governo deve diminuir a taxa de juros, e parte dos recursos pagos aos bancos em juros deslocar para a Petrobras, retomar suas obras, algumas faltam apenas 10% para serem concluídas e estão paradas.  Repassar recursos também para o BNDES  financiar a indústria e as grandes obras nas cidades.   Propostas não faltam.   Falta é coragem pro governo construir uma grande coalização social de forças populares e empresariais, para mudar o rumo da sua política econômica.  Se ficar no rame-rame da burocracia e das contas públicas, será um  governo fadado ao fracasso, e não  haverá como defendê-lo. Para isso, ele precisa dar sinais logo.
Ainda que você avalie que a resolução do impeachment se dará no início do ano, como os movimentos estão se organizando para enfrentar a questão?
Durante o mês de janeiro cada movimento fará suas avaliações, balanços e tirará as lições de 2015. Depois, realizaremos nossa plenária nacional da Frente Brasil Popular, para ver o que vamos fazer em conjunto em 2016.   
Por ora, há uma vontade política  de que, nos dias ou na semana das votações decisivas do processo de impeachement, seja organizado um  acampamento em Brasília e nas assembleias legislativas nas capitais.  E tambem fazer vigílias massivas, em defesa da democracia e contra o golpe.   Eu participei de uma mobilização e assembleia popular em Porto Alegre [RS], onde aprovamos que vamos repetir o acampamento em frente ao Palácio Piratini, em memória a Leonel Brizola, que em agosto de 1961 brecou o golpe contra  Goulart, na sua campanha pela legalidade.  Agora será a vigilia pela democracia e repetiremos o acampamento em frente ao Palácio Piratini.
Tratando das expectativas e perspectivas para 2016, como as eleições municipais se inserem nesse cenário? 
A expectativa que temos é que o clima para mobilizações de massa aumentará durante o primeiro semestre de 2016: de um lado, diversos setores da classe trabalhadora  estão enfrentando mais problemas com desemprego, inflação; de outro, mais setores sociais estão percebendo que somente saíremos da crise com mobilizações populares.   O período eleitoral deve galvanizar as atenções apenas durante o calendário das campanhas.  E, mesmo assim, como há um desânimo com a política institucional, é provável que nas grandes cidades  haja uma apatia para o processo. Nas cidades do interior, o que determina as eleições municipais sempre gira em torno de pessoas e famílias.
Por último, na sua opinião, como as organizações populares e de esquerda devem se comportar no próximo ano?  
Nós temos ainda muitos desafios, históricos, que precisamos enfrentar no [próximo] ano e no médio prazo.   A sociedade brasileira está enfrentando uma crise econômica, social, política e ambiental.   E essa crise somente será superada com um projeto de país, que consiga aglutinar a maior parte da sociedade para criar uma nova hegemonia em torno dele.   O capital financeiro e as corporações transnacionais querem a volta ao neoliberalismo, mas não conseguem  hegemonia social, porque os brasileiros sabem que esse projeto interessa apenas aos grandes capitalistas. A burguesia interna, produtiva, não tem um projeto.  A pequena burguesia queria o impecheament e será derrotada.  E a classe trabalhadora ainda não tem  unidade em torno de um projeto para o país.  Está ainda atônita assistindo os problemas.
Temos o desafio de articular todos os meios de comunicação alternativos populares, para fazer frente ao massacre diário da mídia burguesa.
Temos o desafio de retomar o debate sobre a necessidade de uma reforma política, que somente virá com uma Assembleia Constituinte. E temos o desafio de pressionar o governo a mudar sua política econômica, para  evitar o agravamento dos problemas da economia e da classe trabalhadora.  E se o governo não mudar até abril, dando sinais claros de que lado está,  certamente vai perder sua base social, e se transformará num governo de crise permanente até 2018.


 

Feliz 2016

Fórum Social Mundial


Salve Companheir@s, construtores de um Mundo melhor sem racismo, sem discriminação, sem preconceito e isa, sem isolamento entre negros e negras que lutam por uma sociedade mais justa, dos negros e negras que só lutam para sustentar governos.

Foram ampliadas as inscrições para as Mesas de Convergência e das Oficinas Auto Gestionadas, até o dia 10/01/2016, nos dois sites que estão recebendo as inscrições da atividades para acontecerem no Território do Fórum Social Mundial Temático, na cidade de Porto Alegre/RS/Brasil.

Esperamos que todos os Companheir@s que lutam por uma sociedade que gere igualdade para todos, possam se fazer presentes ao Fórum Social.

Esperamos que as oportunidades sejam iguais para todos, pois o dinheiro que é distribuído pelos Governos, seja ele municipal, estadual e federal é o imposto pago por cada um dos cidadãos e cidadãs brasileiros.

Esperamos que o Governo Federal, que ora está a apoiar Entidades que mais trabalham pela não presença dos movimentos sociais no Fórum e daqueles que atuam diretamente nas bases defendendo os direitos sociais, não financiem passeios ao Fórum de quem não quer dialogar com Todo os pensamentos e visões do movimento social negro, para colocar dinheiro público em passagens e hospedagem de representações que defendem o "apartheid negro em nosso país".

Antes de abrirmos qualquer novo tipo de articulação, que tenha a frente os mesmos setores que se negam prestar contas e fechar o CONNEB - Congresso Nacional de Negras e Negros Brasileiros, precisamos repensar o Movimento Social Negro Brasileiro e dizer que não podemos ficar presos e reféns de organizações que só fazem o que os Dirigentes racistas de partidos políticos determinam.

Por tanto, convidamos, convocamos os negros e negras que buscam a autonomia do povo negro a se fazerem presentes em todas as atividades do Fórum Social Negro, para que o Fórum e as discussões do povo negro na diáspora, não vire um beija mão de quem trabalha pela exclusão e não pela composição coletiva.

Todos em Porto Alegre de 19 à 23 de janeiro de 2016, para combatermos pela unidade a todo e qualquer tipo de privilégio com dinheiro público.

Por um Fórum Social Mundial Temático, dos Movimentos Sociais.

Àse.



José Antonio dos Santos da Silva
Ubuntu.
Militante do Movimento Social Negro e dos Direitos Humanos.
Acadêmico de Direito - Estácio/FARGS-RS
+ 55 51 80208344 - Vivo - WhatsApp
+ 55 51 82490039 - TIM - WhatsApp
+ 55 51 94225905 - Claro
+ 55 51 84527439 - Oi
Skype: jass_rs
Twitter: @JASSRS62
Facebook: www.facebook.com/jose.a.silva.336 - Perfil 01.

Vereador Jefferson Moura