sexta-feira, 10 de abril de 2015

Intrigas e Fofocas

Meus Amigos e Minhas Amigas.
Apesar de toda gritaria dos movimentos negros e de entidades de ditas de defesa da igualdade racial, a presidenta Dilma Rousseff tem se mostrado completamente alheia as listas de personalidades negras à vaga deixada pelo Ministro Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal (STF. A indicação do nome escolhido será na semana que vem.
Tudo indica que a lista clandestina armada por usurpadores da Causa Negra com as benções do PT paulista; e a lista do Rio de Janeiro, criada nas mesas do Bar Amarelinho, na Cinelândia, se chegou às mãos da presidenta, foram parar na lata do lixo.
Segundo divulgado pela imprensa, no início do ano, setores dos movimentos negros tutelados por dirigentes e políticos do PT, praticamente foram expulsos de uma audiência com a presidenta. O grupo tentou impor as tais listas com nomes de advogados, juristas, juízes e desembargadores negros para a vacância no STF, o que irritou profundamente Dilma Rousseff.
Não resta a menor dúvida que foi essa ação tresloucada e descabível a responsável por não termos uma personalidade negra no STF. Nomes gabaritados, honrosos e de conhecimentos jurídicos, para a vaga no STF, temos de sobra. Mas a maneira desleal, estapafúrdia e atrapalhada de como foi, e está sendo conduzida nos bastidores – movidos por falsidades e intrigas –  fizeram com que nomes de personalidades negras, que poderiam estar nos honrando no STF, fossem ignorados pela presidenta, em detrimento a mesmice branca.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, deste Sábado, 04/04, Dilma Rousseff já tem em mãos os nomes de sete dos indicados. Na lista não consta o nome de nenhuma personalidade negra.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ex-deputado Sigmaringa Seixas, que tem trânsito no Supremo, ambos do PT, costumam ser consultados por Dilma. O presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, também tenta ser ouvido. E cabe ao Senado aprovar o nome do indicado após sabatina.
Como se vê não se menciona nenhum parlamentar, entidade ou personalidade negra na consulta para indicação de um nome extraído da comunidade jurídica negra. Isso representa uma perda incomensurável para a negritude brasileira.
A Causa Negra mais uma vez foi vencida por aqueles que se apossaram dela e continuam desmoralizando-a diante do país.
Como dizia a sábia preta, parteira, rezadeira e Yalorixá da melhor qualidade, Mãe Cotinha, morta aos 94 anos, em 1968, em Duque de Caxias, – O inimigo dos pretos não são os brancos; são os pretos que se vendem aos brancos por quaisquer Vinte Mil Réis.
Se Mãe Cotinha vivesse nos dias de hoje, sentir-se-ia horrorizada!
Abraços a Todos.
Flávio Leandro
Cineasta, Professor de Produção de Cinema e Vídeo, Professor de Produção Teatral.

Glória 3 x 0 Tupi parte 38

Inter de Lages SC


Já na preparação para o Brasileiro, Inter amplia parcerias com a venda de placas
O Campeonato Catarinense está na reta final, o que não tem impedido o Internacional de Lages de seguir com o trabalho de venda de placas no Estádio Vidal Ramos Júnior. Muitos novos parceiros se uniram ao Inter nas últimas semanas, interessados em apoiar o clube não apenas no estadual, mas também na Série D do Brasileiro.
Um dos parceiros mais recentes é o Lages Garden Shopping, que passou a exibir sua placa no estádio na noite desta quarta-feira. A estreia da placa do parceiro colorado deu sorte à equipe, que derrotou o Criciúma por 2 a 0.
As placas são um instrumento muito eficaz de divulgação de marcas e produtos no estádio. Elas estão expostas não apenas para os torcedores nas arquibancadas, mas têm grande potencial de mídia espontânea (aquela que aparece nas transmissões dos jogos e nas imagens captadas pela cobertura de treinos e jogos feitas por TVs, jornais, revistas e sites).
O trabalho do clube segue também na comercialização de espaços no uniforme da equipe. Nas últimas duas partidas, contra Criciúma e Joinville, a ASP Softwares exibiu sua marca na camisa colorada. Com isso, a empresa, inaugurou a modalidade de patrocínio eventual, válido apenas por alguns jogos.
Embora o Catarinense esteja na fase final, o clube seguirá trabalhando para atrair parceiros para placas, uniformes e outras modalidades de patrocínio e acordo comercial porque o clube vai disputar a Série D do Brasileiro já nesta temporada. No uniforme colorado, os parceiros são a Orsegups (patrocinadora que está com o clube desde 2013 e, assim, teve papel decisivo no caminho que o clube trilhou da terceira divisão à elite do estadual) e a Orbenk, que se aliou ao Colorado Lageano neste ano.
Mais informações sobre valores de placas e como apoiar o clube nesta modalidade de parceria estão neste link. Para quaisquer informações comerciais, o contato é comercial1@interdelages.com.br 
Conheça as empresas que dão seu apoio ao Inter de Lages com placas no Tio Vida (em ordem alfabética)
A Favorita
Astra Embreagens
ATF
Clini LAGES
Dente Clin
Disman
Feijão Caldão
Fraga
Hemmer
Hotel Martello
Hotéis Cattoni
Ipiranga
J. de Souza
Lafi
Lages Garden Shopping
Martendal
Myatã
Orbenk
Orsegups
Ótica Mondadori
Planalto Seguros
Portonave
RBS
Transul
Triunfo
Uniplac
Vivo Mobile Me
Vix

NOS ANEXOS:
- Placas expostas no Vidal Ramos Júnior (Foto: Fom Conradi)
- Placa do Lages Garden Shopping, que estreou com vitória do Inter contra o Criciúma
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br

Glória 3 x 0 Tupi parte 37

Glória 3 x 0 Tupi parte 37

Glória 3 x 0 Tupi parte 36

Boletim

Boletim Informativo 15-15                                    09/04/2015


Regulamentação da Lei Cultura Viva abre novos caminhos para a cultura brasileira

Dia 8 de abril é um dia histórico para os representantes dos muitos segmentos da diversidade cultural brasileira. Com a regulamentação da Lei Cultura Viva, construída com ampla participação popular, entra em vigor a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), voltada a estimular e fortalecer uma rede de gestão cultural com base nos Pontos e Pontões de Cultura, um dos projetos de maior capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura (MinC).

Em cerimônia realizada na tarde de ontem na Funarte, em Brasília, com presença maciça de artistas, gestores e fazedores de cultura, o ministro Juca Ferreira, bastante emocionado, comemorou a entrada em vigor da nova lei. 

"Esta legislação traz uma ferramenta muito importante, que é autodeclaração. Agora, qualquer manifestação cultural com mais de dois anos de atividade poderá se declarar Ponto de Cultura", afirmou. "Existem mais de 100 mil grupos culturais no Brasil, dos mais diversos segmentos, e o Estado tem obrigação de se relacionar com eles, de disponibilizar recursos para que esses grupos cresçam e aumentem seu raio de ação".

Juca Ferreira enfatizou que a Lei Cultura Viva valoriza a diversidade cultural que existe no país. "Queremos uma pátria de iguais, mas respeitando as diferenças de cada um. Para que se tenha direitos iguais não é preciso homogeneizar culturalmente a população", observou. "A cultura é muito complexa em suas manifestações. A política pública não pode fazer opção por A, B ou C. Tem de ir dos Pontos de Cultura à ópera".

O ministro ressaltou, ainda, a necessidade de investimentos na economia da cultura. "É uma economia de alto valor agregado, inclusiva e já representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Pode ajudar a alavancar um novo ciclo de desenvolvimento para o país que não seja tão dependente de commodities agrícolas e minerais".

Sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)
 
A PNCV foi instituída pela Lei Cultura Viva (13.018/14), sancionada em julho de 2014, após três anos de tramitação no Congresso Nacional. A regulamentação da lei foi feita com ampla participação social. Foi realizada consulta pública e criado um Grupo de Trabalho específico para debater o assunto

A política tem como públicos prioritários mestres da cultura popular, crianças, adolescentes, jovens, idosos, povos indígenas e quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana, ciganos, população LGBT, minorias étnicas, pessoas com deficiência e pessoas ou grupos vítimas de violência, entre outros.

Uma das principais inovações estabelecidas pela Política Nacional de Cultura Viva é a autodeclaração. Artistas, coletivos e instituições poderão, por meio de uma certificação simplificada, se autodeclarar Ponto de Cultura, passando a fazer parte do Cadastro Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura. O processo não dá direito ao recebimento de recursos.

Outra novidade é o Termo de Compromisso Cultural (TCC), que substituirá o convênio na parceria entre o Estado e os Pontos e Pontões de Cultura que recebem recursos. É um instrumento mais simplificado e adequado à realidade dos agentes culturais, garantindo mais facilidade na prestação de contas, que ficará mais ligada à eficiência do trabalho e ao cumprimento do objeto. 
Texto: Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura
Leia ainda sobre o assunto:
Secretários debatem temas relacionados às interfaces da cultura

Notícias
SAI divulga compilação do primeiro "Diálogos em Rede"
A Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI-MinC) apresentou na terça-feira 7/4, a compilação dos resultados do primeiro debate público da série "Diálogos em Rede", que consistem em mesa redonda com a participação de personalidades importantes do âmbito cultural e são transmitidos em tempo real pela internet. A partir da data, os assuntos em debate poderão ser discutidos na plataforma Cultura Digital, do MinC, no endereço http://culturadigital.br/dialogos. Confira a íntegra da compilação. Foto de divulgação (mais informações)
Ocupação do espaço público das cidades é tema de encontro em Montevidéu
O encontro, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril, tem como objetivo realizar uma reflexão multidisciplinar sobre a cultura e o espaço público dentro de uma dimensão social, política e econômica com enfoque na inclusão social e geração de oportunidades. Foto de divulgação (mais informações)
Jogos Mundiais fortalecem povos indígenas, diz ministro
A 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ocorrerá entre os dias 15 e 27 de setembro deste ano, em Palmas/TO. Ao longo dos 13 dias de programação, haverá jogos esportivos indígenas, atividades culturais, fórum social que debaterá questões sócio ambientais, passeios turísticos e gastronomia diversificada. A expectativa é que o evento atraia cerca de 100 mil pessoas.  Os jogos também contarão com a presença de 2,3 mil participantes – incluindo 23 etnias brasileiras. Foto de  Lia de Paula (mais informações)
MinC realiza oficinas para a formação de facilitadores
A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura promove, no mês de maio, oficinas do Programa de Capacitação e Gestão de Projetos de Empreendimentos Criativos. A iniciativa ocorrerá no auditório do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília (DF), de 12 a 15 de maio (3ª turma) e de 26 a 29 de maio (4ª turma). O programa está em seu segundo ciclo e tem um foco na formação empreendedora do profissional da cultura. Entre os objetivos, está o desenvolvimento de iniciativas de forma sustentável, impulsionando o crescimento do setor de forma equilibrada em todo o país. Foto de Telma Tavares (leia mais)
A 10ª edição traz ao país curadores de festivais internacionais
Já estão abertas as inscrições até 26 de abril para a primeira etapa da décima edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro. Nesta edição o programa trará ao Brasil representantes dos festivais de Veneza, na Itália; de Locarno, na Suíça; de San Sebastián, na Espanha; e de Toronto, no Canadá, para assistir a filmes brasileiros de longa-metragem de produção recente. Foto de divulgação (saiba mais)
RS | Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre
A 7ª Edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre é um lugar de encontro, diálogo e reflexão. A edição de 2015, que ocorre de 05 a 15 de abril, tem uma programação que foi construída buscando instigar novos modelos de estímulos sensoriais, desenvolvendo os sentidos dos espectadores e ampliando os campos de recepção para provocar sentimento de prazer em interagir com a manifestação artística em Porto Alegre. Foto de divulgação (confira a programação)
PR | O projeto de implantação da Banda Musical de Assaí a cada dia ganha novos integrantes
Ao todo já são 30 alunos, entre estudantes e membros da comunidade. O grupo conta com alguns integrantes que já tem afinidade com os instrumentos. Até o final do mês de abril eles concluem as aulas teóricas para iniciar as aulas práticas.Será realizada novas seletivas com os interessados em participar do projeto. Todos os interessados devem procurar a secretaria de Cultura e realizar sua inscrição.  Foto da Prefeitura de Assaí (leia mais)
PR | 1º Seminário do Programa de Formação Municipal na Área de Cultura
A Fundação Cultural de Curitiba promove no dia 13 de abril, no Teatro do Paiol, o 1º Seminário do Programa de Formação Municipal na Área de Cultura (Promfac). O tema “Conhecendo o Sistema Nacional e Municipal de Cultura” será apresentado por Margarete Costa Moraes, chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de um formulário disponível nosite da Fundação Cultural. Além da palestra no período da manhã, haverá uma mesa de debates sobre o programa municipal de formação na área da cultura, a partir das 13h30, com a participação de Margarete Moraes e Elton Barz, assessor de Assuntos Institucionais da Fundação Cultural.  Foto de divulgação (mais informações)
PR | Encontro internacional de graffiti em Curitiba
Curitiba recebe, entre os dias 10 e 12 de abril, a 4ª edição do STREET OF STYLES – ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRAFFITI. O evento é apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e reúne cerca de 250 escritores de graffiti de 16 estados brasileiros e 16 países. Eles participam de palestras, workshops e intervenções nos bairros da cidade, entre outras atividades ligadas a esse universo. O evento também promove campeonato de skate, paredão de escalada, batalhas de breaking, batalha de sketch e shows musicais. Foto de Priscilla Fiedler (acervo Street of Styles 2014) (saiba mais)
Divulgadas as propostas pré-selecionadas do Conexão Cultura Brasil #plataformas
A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) divulga, nesta quinta-feira (9/4), a lista das propostas pré-selecionadas no Edital Conexão Cultura Brasil #plataformas que receberão apoio para a realização dos projetos apresentados. Conforme estabelece o edital, os proponentes poderão encaminharrecursos entre os dias 10 e 13 de abril. Foto de divulgação (saiba mais)
Representação Regional Sul do Ministério da Cultura realiza nova oficina sobre Lei Rouanet
A Representação Regional Sul do Ministério da Cultura realizou nova oficina sobre a Lei Rouanet no dia 07 de abril, destinada aos diversos segmentos da sociedade. A atividade contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre elas artistas, produtores, pesquisadores, gestores e demais membros da sociedade civil, que aproveitaram o momento para esclarecer suas dúvidas e aprender mais sobre esta importante ferramenta. Foto de Ramiro Castro
Memória do mundo 2015 já tem edital
Proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional. Estes são alguns dos objetivos doedital MowBrasil 2015, iniciativa do Ministério da Cultura em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Interessados podem enviar, até 31 de julho de 2015, documentos – textos, audiovisuais ou cartográficos - para possível nominação no Registro Memória do Mundo. Foto de divulgação/MinC (saiba mais)
ANCINE divulga resultado do julgamento dos recursos da fase de habilitação da chamada PRODAV 03/2014
A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram dia 7 de abril o resultado do julgamento dos recursos interpostos às propostas inabilitadas na Chamada Pública BRDE/FSA – PRODAV - 03/2014 – Núcleos Criativos do Programa Brasil de Todas as Telas. Foram providos três recursos, totalizando 166 propostas habilitadas, que passarão para fase de seleção.  Foto de divulgação (mais informações)
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade inscreve até 30 de abril
Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - concurso de caráter nacional promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Serão selecionados oito trabalhos representativos, divididos em duas grandes categorias. Foto de divulgação (saiba mais)
SC | Plenária do Plano Municipal de Cultura de Imbituba é nesta sexta
O Governo de Imbituba, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) convidam cada cidadão para participar da validação da segunda parte do Plano Municipal de Cultura (PMC). A plenária de validação da consulta pública realizada via internet, será no dia 10, sexta-feira, às 19h, na Escola de Educação Básica Henrique Lage, no Centro. O evento é público e participativo. Foto de divulgação/Agência Ômega (saiba mais)
RS | Educação Patrimonial e Cidadania: história da escravidão e da liberdade no RS
O curso tem como público-alvo, professores da rede pública de ensino, equipes do Projeto Territórios Negros e do Programa de Educação Patrimonial (bolsistas, estagiários, monitores…). O Curso é gratuito e iniciará no dia 11 de abril e terminará no dia 27 de junho, contabilizando uma carga horária de 60 horas de certificação. Ocorrerá nas dependências do Arquivo Público no Centro de Porto Alegre, sempre aos sábados pela manhã. As inscrições podem ser realizadas até encerramento das vagas, através do e-mail acaoeducativa@sarh.rs.gov.br. Foto de divulgação (saiba mais)
SC | V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura em Urussanga
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc) promovem o V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, de 8 a 10 de abril, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga. O fórum emerge como um importante evento que congrega a totalidade dos gestores municipais da área para debater assuntos pertinentes às políticas públicas e à troca de experiências referentes à administração pública municipal. Possibilita o diálogo com o Ministério da Cultura, as Prefeituras e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e iniciar futuras parcerias. Foto de divulgação (saiba mais)
RS | Serra Gaúcha será palco do Festival de Música de Rua
A quarta edição do Festival Brasileiro de Música de Rua, evento realizado com recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura RS, vai passar por Caxias do Sul, Antônio Prado, São Marcos, Vacaria, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Farroupilha e Bento Gonçalves. Neste ano o conceito do festival vai muito além do já trabalhado nos anos anteriores, que é o resgate da música bem elaborada, a democratização do acesso à cultura, bem como a aproximação entre o artista e o espectador. Agora, o Festival se firma como mais um vetor de diálogo entre os países latino-americanos por meio de sua produção musical. Foto de divulgação (saiba mais)