segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Deputado Santini Alteração na Lei

07/08/2015

Santini defende alteração da Lei que regulamento utilização do colostro bovino
Atendendo ao pedido da pesquisadora em Tecnologia em Silagem de Colostro bovino, a médica veterinária Emater/RS-Ascar de Pelotas, Mara Helena Saalfeld, o deputado Ronaldo Santini encaminhou ao deputado federal Alceu Moreira (PMDB), a solicitação para alterar a Lei que regulamenta a utilização do colostro bovino. O parlamentar estadual encaminhou o pedido em Brasília, na quarta-feira (5), em audiência com Moreira, que é presidente da Subcomissão de Política Agrícola da Câmara dos Deputados.
A pesquisadora, em seus estudos, apresentou no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, a tese "Silagem de colostro bovino: propriedades e potencialidades de usos". Ela concluiu que o colostro possui excelente valor agregado, nutricional, medicinal e comercial. Porém, a legislaçãovigente não permite a utilização deste elemento. "A Lei é antiga e ultrapassadasendo inadequadadiante dos avanços proporcionados pelos estudos realizados a respeito do primeiro leite produzido pela vaca depois de dar cria, que possui grande riqueza nutricional", comentou Santini.
Alceu Moreira confirmou que encaminhará um estudo sobre a viabilidade de alteração da Lei que, depois de vigente, autorizará a continuidade dos estudos e, consequentemente, dos experimentos.
Mara justifica que o colostro bovino é um alimento de alto teor nutritivo, que tem bactérias probióticas e substâncias bioativas. Poderia se utilizado para alimentação humana e produção de suplementos e medicamentos. "A inexistência de legislação no Brasil, que regulamente o uso deste alimento impede sua comercialização e exportação", explica. Ela agradece ao deputado Santini por apoiar o tema e propôr encaminhamento de estudo ao deputado Alceu Moreira. "A nova Lei viabilizará uma nova e revolucionaria utilização do colostro bovino para os seres humanos", conclui.

Legenda: Deputado Santini apresentou o projeto ao deputado federal Alceu Moreira
Créditos: Ederson da Rocha MTB 13365
AI do Deputado Ronaldo Santini - PTB

-- 


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim