quinta-feira, 16 de abril de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
<

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Reflexões sobre um racismo à brasileira: a volta dos fantasmas que nunca foram

Like Reflexões sobre um racismo à brasileira: a volta dos fantasmas que nunca foram on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Reflexões sobre um racismo à brasileira: a volta dos fantasmas que nunca foramComeço essa reflexão com uma pergunta aos leitores, em particular aos leitores negrxs. Quantos de vocês já foram rendidos pela polícia? Quantos já sofreram algum tipo de constrangimento com seguranças ou já foram vitimas de baculejos (termo usado para revistas policiais)? De certo muitos já devem ter tido péssimas e traumáticas experiências né? E essas […] Leia mais »

Qual é o problema de um James Bond negro?

Like Qual é o problema de um James Bond negro? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Qual é o problema de um James Bond negro?por  Bruno Carmelo no Adoro Cinema A polêmica sobre o próximo intérprete de James Bond parece longe de terminar. Idris Elba nem foi oficialmente convidado para substituir Daniel Craig, mas a hipótese de um ator negro no papel do agente 007 tem dado origem a diversos comentários racistas em Hollywood e nas mídias sociais. Primeiro, o antigo James […] Leia mais »

Coleção de livros grátis sobre História Geral da África

Like Coleção de livros grátis sobre História Geral da África on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Coleção de livros grátis sobre História Geral da ÁfricaOlá leitores! A coleção História Geral da África tem cerca de dez mil páginas, distribuídas nos oito volumes. Criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980. Do Canal do Ensino  A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês […] Leia mais »

Programa levará dez bailarinos para curso grátis na Áustria

Like Programa levará dez bailarinos para curso grátis na Áustria on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Programa levará dez bailarinos para curso grátis na ÁustriaDez bailarinos de todo o Brasil com idade até 27 anos poderão fazer um estágio intensivo de dança na Áustria com todas as despesas pagas. A promoção é do Projeto Biblioteca do Corpo, do Programa de Qualificação em Artes, em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio e Impultanz Festival – Viena. Do Catraca Livre  As inscrições […] Leia mais »

Afro-homossexualidade: intervenção artística e debate sobre a coisificação do homem negro e gay com a Bicha Nagô

Like Afro-homossexualidade: intervenção artística e debate sobre a coisificação do homem negro e gay com a Bicha Nagô on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Afro-homossexualidade: intervenção artística e debate sobre a coisificação do homem negro e gay com a Bicha NagôCriador da página virtual Bicha Nagô, o artista e ativista contra o racismo e a LGBTfobia Ezio Rosa participa nesta quinta-feira (16/04) de uma roda de conversa sobre Afro-homossexualidade. No Periferia em Movimento  Na ocasião, Ezio estreia o experimento cênico “Não coisificarás”, sobre o processo de abandono e coisificação do homem negro gay. O encontro […] Leia mais »

Saiba como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinas

Like Saiba como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Saiba como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinasPara conhecer a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Amorim Lima, na zona oeste de São Paulo, é preciso deixar de lado a visão tradicional de escola. Aqui não há provas, os alunos aprendem matemática debaixo de uma árvore e as salas não têm carteiras organizadas em fileiras. Nessa escola, cada um aprende no seu […] Leia mais »

“Offering”: Jaden Smith apresenta seu novo single

Like “Offering”: Jaden Smith apresenta seu novo single on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Offering”: Jaden Smith apresenta seu novo singleJaden Smith lançou uma nova música, que mistura referências a seu pai, o sistema prisional americano e sobre salvar o mundo. A nova faixa do garoto, Offering – seu retorno às criações musicais – mostra um grande amadurecimento. Por  Gabriel Mota, do A Gambiarra Com uma ótima melodia em saxofone ao fundo, o jovem filho de Will Smith […] Leia mais »

Festival no Rio reúne 60 filmes com temática negra

Like Festival no Rio reúne 60 filmes com temática negra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Festival no Rio reúne 60 filmes com temática negraDiversificar e enegrecer o cinema brasileiro. Esse é o objetivo do 8º Encontro de Cinema Negro, que acontece em maio no Rio de Janeiro. O festival foi lançado nesta quarta-feira em um ciclo de debates realizado na Biblioteca Parque Estadual, no centro da cidade. Por Lígia Souto, do EBC  Ele vai reunir mais de 60 filmes […] Leia mais »

Mãe de Eduardo diz que vai processar fundador do Afroreggae

Like Mãe de Eduardo diz que vai processar fundador do Afroreggae on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Mãe de Eduardo diz que vai processar fundador do Afroreggae‘Bandido é ele’, afirmou Terezinha ao rebater acusações de José Júnior. Líder da ONG insinuou, na internet, que o menino era ligado ao tráfico. Por: Daniel Silveira, do G1 A doméstica Terezinha Maria de Jesus, 36, mãe do menino Eduardo de Jesus Ferreira, 10 anos, morto durante ação policial no Conjunto de Favelas do Alemão, Zona […] Leia mais »

Movimento na internet pede notificação de reações a anticoncepcionais

Like Movimento na internet pede notificação de reações a anticoncepcionais on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Movimento na internet pede notificação de reações a anticoncepcionaisEm menos de sete meses desde a sua criação, a página “Vítimas de anticoncepcionais -unidas a favor da vida”, criada no Facebook, já tem mais de 33 mil seguidores e reúne  mulheres que já sentiram na pele os riscos de tomar a pílula. A fanpage funciona como um centro de informações sobre os riscos que […]Leia mais »

Ryca: Mãe da Beyoncé se casa com o ator Richard Lawson em um iate!

Like Ryca: Mãe da Beyoncé se casa com o ator Richard Lawson em um iate! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ryca: Mãe da Beyoncé se casa com o ator Richard Lawson em um iate!Tina Knowles, mais conhecida como a mãe de ninguém mais ninguém menos do que Beyoncé, se casou com o ator Richard Lawson (Poltergeist) nesse domingo (12) em um iate! Por Beatriz Moura, do Virgula  De acordo com o E!, a cerimônia contou com a presença de mais ou menos 300 pessoas, incluindo suas filhas, Solange e Beyoncé, o genro Jay Z e, claro, a neta Blue […] Leia mais »

Compositor de musicas de sucesso Mombaça apresenta seus projetos

Like Compositor de musicas de sucesso Mombaça apresenta seus projetos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Compositor de musicas de sucesso Mombaça apresenta seus projetosNascido em um ambiente musical, Mombaça ganhou espaço no cenário do samba ao compor músicas com Mart’nália que viraram sucesso: Pretinhosidade, Chega, Obnubilado entre outras. Cresceu no meio musical. O pai tocava clarinete e regia o coro da Igreja Batista e a mãe cantava no coro da mesma igreja,onde Mombaça iniciou a carreira. O nome […] Leia mais »

Calungas: vítimas de abuso sexual

Like Calungas: vítimas de abuso sexual on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Calungas: vítimas de abuso sexualAté que se prove o contrário, o substantivo “calunga”, etnia de origem africana, remanescente de quilombos em Goiás, aparece pela primeira vez como verbete historiográfico do livro Sombra dos Quilombos, que publiquei em 1974, onde a temática “quilombo” foi também estudada pela primeira vez em livro no Centro-Oeste e as comunidades calungas aparecem como “Negros […] Leia mais »

A PM-SP revela sua ideologia em nota oficial

Like A PM-SP revela sua ideologia em nota oficial on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A PM-SP revela sua ideologia em nota oficialPara suprimir o debate sobre a desmilitarização, Polícia Militar adota discurso radical e insinua que críticos são comunistas por José Antonio Lima na Carta Capital Em nota oficial enviada ao portal UOL e publicada nesta terça-feira 9, a Polícia Militar de São Paulo deixou claro que seu comando está alinhado ideologicamente com um dos discursos mais extremistas da política […] Leia mais »

“Nunca esqueceremos”, foi a promessa deixada às meninas de Chibok

Like “Nunca esqueceremos”, foi a promessa deixada às meninas de Chibok on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Nunca esqueceremos”, foi a promessa deixada às meninas de ChibokNo dia em que se cumpriu o primeiro aniversário do rapto das alunas da escola de Chibok, no Nordeste do país, o recém-eleito Presidente Muhammad Buhari disse que “honestamente” não podia garantir o seu resgate. Do Público O recém-eleito Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, descreveu o rapto de centenas de meninas de uma escola de […] Leia mais »

A desinformação dos manifestantes que foram à Avenida Paulista no último domingo

Like A desinformação dos manifestantes que foram à Avenida Paulista no último domingo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A desinformação dos manifestantes que foram à Avenida Paulista no último domingoPesquisa feito com 571 pessoas que compareceram ao protesto aponta que mais da metade entende que o PCC é um “braço armado do PT” e que Lulinha, o filho do ex-presidente Lula, é sócio da Friboi Por Guilherme Franco, da Revista Fórum  Um levantamento realizado com os manifestantes que foram à Avenida Paulista no último […] Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim