quarta-feira, 1 de abril de 2015

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Culturas de matrizes africanas: Ostracismo e estigma e seus efeitos psicopatológicos

Like Culturas de matrizes africanas: Ostracismo e estigma e seus efeitos psicopatológicos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Culturas de matrizes africanas: Ostracismo e estigma e seus efeitos psicopatológicosResumo: O artigo discute questões como o Ostracismo e o Estigma influenciaram na saúde mental dos povos de culturas de matrizes africanas, com a sua diáspora para o Brasil, a partir do século XVI, no processo de colonização e de escravidão. Palavras-chave: Culturas de matrizes africanas. Escravidão. Ostracismo. Estigma. Psicopatologia. Ciências sociais. por Samuel Da […] Leia mais »

Queda de natalidade é maior entre beneficiários do Bolsa Família, diz IBGE

Like Queda de natalidade é maior entre beneficiários do Bolsa Família, diz IBGE on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Queda de natalidade é maior entre beneficiários do Bolsa Família, diz IBGEJá se foi o tempo em que as famílias mais pobres eram sinônimo de filhos e mais filhos. Entre 2003 e 2013, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de filhos de até 14 anos caiu 10,7% no Brasil. No recorte das famílias 20% […] Leia mais »

Câmara deve rever maioridade só para crime hediondo

Like Câmara deve rever maioridade só para crime hediondo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Câmara deve rever maioridade só para crime hediondoDeputados ouvidos pelo Congresso em Foco dão como certa a aprovação da PEC pelo plenário, mas acreditam que há maioria para aprovar mudança apenas para crimes como estupro, sequestro e homicídio qualificado Por Wilson Lima Do Congresso em Foco   A simples redução da maioridade penal, dos atuais 18 para 16 anos, não tem maioria […] Leia mais »

Vigiar e punir a quem?

Like Vigiar e punir a quem? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Vigiar e punir a quem?A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou hoje (com uma assustadora margem positiva) a PEC que intenciona reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. Para os rincões conservadores desse país, essa é uma pauta histórica que encontraria sua necessidade justificada pelo excesso de leniência com os menores que cometem […] Leia mais »

‘Provavelmente vão dizer que foi um mal-entendido’, desabafa pai de menino vítima de racismo em loja da Oscar Freire

Like ‘Provavelmente vão dizer que foi um mal-entendido’, desabafa pai de menino vítima de racismo em loja da Oscar Freire on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
‘Provavelmente vão dizer que foi um mal-entendido’, desabafa pai de menino vítima de racismo em loja da Oscar FreireUm passeio pela elegante rua Oscar Freire, em São Paulo, acabou em constrangimento e racismo para a família de Jonathan Duran. Em uma publicação no Facebook, feita no último sábado, ele contou que foi expulso da frente da loja da marca Animale enquanto falava ao telefone e acusou uma das vendedoras de racismo: “(Ela) chegou […] Leia mais »

Here’s where “white” Americans have the highest percentage of African ancestry

Like Here’s where “white” Americans have the highest percentage of African ancestry on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Here’s where “white” Americans have the highest percentage of African ancestryMany Americans who call themselves white might be surprised to find out that they have some African ancestry. Especially in the South. by Jenée Desmond-Harris no VOX   (23 and Me) In a study published in The American Journal of Human Genetics in December 2014, researchers used the ancestry data compiled by the commercial genetic testing company 23and Me to measure the […] Leia mais »

“Não me peçam para ter calma!”: Mulheres negras e a obrigação da submissão e subserviência

Like “Não me peçam para ter calma!”: Mulheres negras e a obrigação da submissão e subserviência on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Não me peçam para ter calma!”: Mulheres negras e a obrigação da submissão e subserviênciaHavia me prometido que não iria mais escrever, não iria mais expor minhas dores, em espaços em que sentisse que não as querem escutar e o pior se utilizam delas como temática e pseudo-respeito a minha humanidade e identidade. por Beatriz Regina via Guest Post para o Portal Geledés Tenho a triste certeza de que toda a mulher […] Leia mais »

Quem ganha com a desconcentração da publicidade oficial é a sociedade.

Like Quem ganha com a desconcentração da publicidade oficial é a sociedade. on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Quem ganha com a desconcentração da publicidade oficial é a sociedade.Alguma coisa é melhor que nada. por : Paulo Nogueira DCM É sob essa lógica que se deve analisar a decisão do governo Dilma de desconcentrar as verbas de publicidade oficial. É menos do que o que deveria ser feito: uma regulamentação que modernize a legislação da mídia e rompa o olipopólio há tanto tempo […] Leia mais »

Ashton Kutcher faz petição por fraldários em Banheiro Masculinos

Like Ashton Kutcher faz petição por fraldários em Banheiro Masculinos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ashton Kutcher faz petição por fraldários em Banheiro MasculinosAshton Kutcher, ator que se tornou pai recentemente, começou há duas semanas um abaixo-assinado pedindo para que as lojas disponibilizem fraldários para qualquer gênero. “Parem com a estereotipação de gêneros: Deem acesso universal para fraldários em suas lojas”. Direcionada para as marcas Target e Costco, a petição já conta com 98.327 apoiadores, da meta de […] Leia mais »

São Paulo tem 90 dias para definir sua política municipal de educação

Like São Paulo tem 90 dias para definir sua política municipal de educação on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
São Paulo tem 90 dias para definir sua política municipal de educaçãoDepois do que ficou conhecido como “A Batalha do Plano Diretor” – o processo de aprovação na Câmara dos Vereadores do Plano que legisla sobre a organização espacial da metrópole -, São Paulo tem pela frente um novo desafio: aprovar, em um prazo de 90 dias, seu Plano Municipal de Educação. Por Pedro Ribeiro Nogueira, do Portal […] Leia mais »

6 mitos sobre o negro no mercado de trabalho

Like 6 mitos sobre o negro no mercado de trabalho on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
6 mitos sobre o negro no mercado de trabalhopor Patricia Santos de Jesus via Guest Post para o Portal Geledés Nesses anos todos entrando nas empresas para falar de contratação de profissionais negros, já vi e ouvi muitas coisas que vocês nem imaginam, entre tantas, listo aqui, seis mitos para iniciarmos uma reflexão, um debate, sobre isso: 1* não encontramos negros capacitados Esse é o número 1. […] Leia mais »

Selo Negro lança segunda edição do “Dicionário escolar afro-brasileiro”

Like Selo Negro lança segunda edição do “Dicionário escolar afro-brasileiro” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Selo Negro lança segunda edição do “Dicionário escolar afro-brasileiro”Além de abordar temas como escravidão, racismo e desigualdade social, Nei Lopes apresenta biografias de personalidades negras que se destacaram e se destacam na política, nas artes plásticas, na religião, na música, nos esportes, no ensino e em muitas outras esferas da vida cotidiana brasileira No Folha do Estado Partindo do pressuposto de que a igualdade […] Leia mais »

Para ajudar a compreender a crise da esquerda

Like Para ajudar a compreender a crise da esquerda on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Para ajudar a compreender a crise da esquerdaHipótese de Guy Standing sobre reconfiguração das classes sociais pode ser elemento importante na análise do novo conservadorismo brasileiro — e na busca da virada Por Rafael Evangelista Do Outras Palavras  A bancada sindical, que colabora decisivamente na defesa dos interesses dos trabalhadores assalariados, é muito menor na atual legislatura. São 46 deputados, número bem […] Leia mais »

Redução da maioridade penal é retrocesso, diz especialista

Like Redução da maioridade penal é retrocesso, diz especialista on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Redução da maioridade penal é retrocesso, diz especialistaO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, deve instalar na próxima quarta-feira (8) a comissão especial para elaborar parecer sobre a proposta de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Cunha já se declarou “pessoalmente favorável” à medida. Diferentes organizações como a OAB, a ONU e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs […] Leia mais »

Ideli sobre redução da Maioridade: “Perdemos o primeiro Round”

Like Ideli sobre redução da Maioridade: “Perdemos o primeiro Round” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ideli sobre redução da Maioridade: “Perdemos o primeiro Round”“É uma batalha longa e difícil da qual perdemos um primeiro round hoje e perdemos de forma significativa”, comentou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, sobre a aprovação da tramitação da PEC na Câmara que reduz para 16 anos a maioridade penal; “Vamos precisar ter muito fôlego, muita energia para […] Leia mais »

Pela Ampliação da Maioridade Penal!

Like Pela Ampliação da Maioridade Penal! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Pela Ampliação da Maioridade Penal!Em tempos de PEC 171, que propõe o rebaixamento da idade penal no país, o cenário é dramático. De um extremo, defensores da proposta babam enquanto gritam pela morte destes adolescentes. Eles querem o extermínio desses meninos, mas são contidos à força pela coleira frouxa da democracia, que ainda sustenta processos legais. Do outro lado, […]Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim