quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Um Tapa Na Liberdade de Imprensa

O atentado ontem em Paris (França) onde foram assassinados quatro cartunistas  franceses, da Revista Charlie Hebdo, faz analisamos a liberdade de imprensa. A imprensa mundial está de luto seja o tipo de mídia que for.  O Jornal Negritude que quando criamos tivemos uma influência e inspiração francesa pelo Le Monde, a convivência e troca de experiência em 2001 no nº 1º Fórum Social Mundial em Porto Alegre. A França que sempre foi o berço da liberdade e da democracia hoje se depara com os malucos extremistas muçulmanos carregados de ódio e rancor que canalizam em atentados e crimes o seu fanatismo.
Aqui no Brasil a turma histórica da mídia nacional sabe muito bem o que os jornalistas democráticos passaram nos anos de chumbo da Ditadura Militar.
Nós aqui em Vacaria RS não é muito diferente sofremos processos,ameaças pelas redes sociais, bilhetes no portão da minha residência, tentativas de agressão física, daqueles não aceitam opiniões ou criticas. A Revista Veja o ano passado teve sua edição censurada por que abordava fatos que poderiam ameaçar a candidatura da Presidente Dilma. Vivemos numa luta diária, aqui em Vacaria RS quem deveria zelar pela justiça e a democracia são os primeiros a ir contra as mídias alternativas que mostram a verdade e que não omite fatos. Se em Paris uma cidade dos sonhos dos democratas e defensores dos direitos humanos, jornalistas são mortos e redações de uma revista é invadida. Imagine numa cidade pequena como Vacaria RS que alguns se acham os donos dos jornais e querem pautar o conteúdo jornalistico. 
Aqui no Jornal Negritude não vão pautar o nosso conteúdo.
Infelizmente a grande mídia local faz um desserviço ao cidadão, omite fatos e quando sai na grande mídia da capital aí eles divulgam, comunicadores comprometidos com o poder, sustentados com o dinheiro público, para falar bem mesmo quando todos vêem que o poder municipal comete erros graves.
Esperamos que esse fato ocorrido em Paris faça as autoridades refletirem sobre a liberdade de imprensa e proteção aos jornalistas espalhados pelo mundo seja de que tendência for da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim