quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Portal Geledés

Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Suicídio de jovem negro teria sido motivado por racismo; dois são presos

Like Suicídio de jovem negro teria sido motivado por racismo; dois são presos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Suicídio de jovem negro teria sido motivado por racismo; dois são presosJovem negro de 15 anos publicou mensagem de despedida no Facebook antes de cometer suicídio. Erick Maina sofria com ofensas racistas no Pragmatismo Político Dois adolescentes foram presos em Liverpool, na Inglaterra, por serem suspeitos da autoria de pixações racistas em uma escola, neste fim de semana. O episódio acontece no momento em que a […] Leia mais »

Bancada das empreiteiras tem DEM, PSDB, PT, PMDB e PP

Like Bancada das empreiteiras tem DEM, PSDB, PT, PMDB e PP on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Bancada das empreiteiras tem DEM, PSDB, PT, PMDB e PPEmpreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato fizeram doações para 255 deputados nas eleições desse ano; os parlamentares que mais receberam, em ordem de volume de dinheiro, são Alexandre Leite (DEM-SP), Arthur Bisneto (PSDB-AM), Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Nelson Meurer (PP-PR) e Carlos Zarattini (PT-SP); cada um foi beneficiado com mais de R$ 1 milhão cada […] Leia mais »

Brasil de carne e osso: Colarinho branco, o dono do pescoço é também

Like Brasil de carne e osso: Colarinho branco, o dono do pescoço é também on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Brasil de carne e osso: Colarinho branco, o dono do pescoço é tambémColarinho branco, o dono do pescoço é também  Helio Santos via Guest Post para o Portal Geledés No final dos anos 1990 concluí um livro que tomou quase dez anos de minha vida. Basicamente, o livro cuida do “Brasil de carne e osso” – tal qual o nosso país se desenrola em seu cotidiano, onde a vida, afinal, […] Leia mais »

No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

Like No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racistaMulher resgatou carro e, no dia seguinte, entregou mensagem, diz Detran. Carta faz menção a servidor como ‘da cor da noite'; fiscais registraram BO.   no. G1    O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recebeu uma carta com ofensas, xingamentos e trechos de teor racista dirigida a servidores que participaram de uma operação […] Leia mais »

Coordenadora de igualdade racial em S. Vicente fala de ‘abolição inacabada’

Like Coordenadora de igualdade racial em S. Vicente fala de ‘abolição inacabada’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Coordenadora de igualdade racial em S. Vicente fala de ‘abolição inacabada’Alessandra Franco chefia o Coppir e falou dos desafios do órgão na região. São Vicente apresenta o maior número de homicídios de jovens negros. Por: Mariane Rossi, no, G1 “Tivemos uma abolição incompleta”. A frase é de Alessandra Franco, responsável pela Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de São Vicente (COPPIRSV), cidade […] Leia mais »

Ainda precisamos debater sobre Sexo e as Nêgas

Like Ainda precisamos debater sobre Sexo e as Nêgas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ainda precisamos debater sobre Sexo e as NêgasNos últimos dias, um acontecimento recente tem causado muito mal estar: vários artistas, atores e personalidades negras se posicionaram publicamente em defesa do seriado Sexo e as Nêgas, entre essas pessoas até mesmo o deputado Jean Wyllys. É verdade que debates como esse, ainda que em discordância com a militância, são importantes e fazem parte […] Leia mais »

Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram Zumbi

Like Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram Zumbi on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram ZumbiEm seu afã de continuar a escrever a história sob a ótica dos vencedores, autores de direita têm se notabilizado por divulgar que no Quilombo dos Palmares também havia negros escravizados. Uma “descoberta” que não chega nem a ser novidade: já aparece no clássico O Quilombo dos Palmares, de Edison Carneiro, publicado em 1947 (leia aqui). “Os […] Leia mais »

Museu do Futebol comemora Dia da Consciência Negra

Like Museu do Futebol comemora Dia da Consciência Negra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Museu do Futebol comemora Dia da Consciência Negra Programação para toda família acontece entre os dias 20 e 23 de novembro, às 11h e às 14h   Enviado por Suelaine Carneiro   Quinta-feira, 20/11 14h – Apresentação Musical: crianças e adolescentes dos projetos Acorde e Casa de Brincar, de Embu das Artes, mostram ao público  uma mistura musical com as linguagens do jongo, […] Leia mais »

A era das feministas pop

Like A era das feministas pop on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A era das feministas popDe palavra tabu a termo-chave para entender 2014: o feminismo está hoje na boca de toda estrela que se preze, de Beyoncé a Emma Watson   Por. ÁLEX VICENTE no, El Pais    Ele é chamado de feminismo pop e invade todos os cantos da cultura do entretenimento. Aconteceu na Califórnia, no fim de agosto, quando Beyoncé […] Leia mais »

A questão negra em Machado de Assis

Like A questão negra em Machado de Assis on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A questão negra em Machado de AssisEm 2003 é aprovada na Constituição Brasileira a lei 10.639, que obriga o ensino de História e Cultura da África, dos afrobrasileiros e indígenas no Brasil. Tal lei, que discorre apenas sobre a prática do ensino de base, ignora que é preciso que haja formação superior para todos os professores e profissionais da educação que […] Leia mais »

Ponto de Vista: Julien Blanc é só batalha em guerra contra cultura do estupro no Brasil

Like Ponto de Vista: Julien Blanc é só batalha em guerra contra cultura do estupro no Brasil on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ponto de Vista: Julien Blanc é só batalha em guerra contra cultura do estupro no BrasilMilhares celebraram a decisão do Itamaraty de proibir a entrada do “artista da pegação”, Julien Blanc, no Brasil. Derrotar Julien Blanc e seu curso de “xaveco forçado” é, na verdade, vencer uma batalha contra a cultura do estupro. Uma batalha que é de homens e mulheres, de todos os brasileiros. Por: Nana Queiroz, no, BBC  É […] Leia mais »

Rio Grande do Sul: Racismo dificulta rotina de pessoas negras no Estado

Like Rio Grande do Sul: Racismo dificulta rotina de pessoas negras no Estado on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Rio Grande do Sul: Racismo dificulta rotina de pessoas negras no EstadoO estudante angolano Luíz Puati, 21 anos, está ambientado ao Rio Grande do Sul. Há um ano em São Leopoldo, onde estuda Engenharia Eletrônica graças a uma bolsa de intercâmbio, o jovem revela ter feito vários amigos no município. A explicação talvez esteja relacionada à simpatia de Puati. Enquanto conversa sobre a faculdade, o universitário […] Leia mais »

Militares avisam radicais: “O Brasil é uma Democracia”

Like Militares avisam radicais: “O Brasil é uma Democracia” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Militares avisam radicais: “O Brasil é uma Democracia”Os três chefes das Forças Armadas, o almirante Julio Soares de Moura Neto, o general Enzo Peri e o brigadeiro Juniti Saito, falaram à jornalista Monica Bergamo sobre as manifestações radicais que pediram a volta da ditadura e conseguiram atrair até um ex-guerrilheiro que combateu o regime militar como o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP); Moura […] Leia mais »

Missouri entra em estado de emergência por temer violência racial

Like Missouri entra em estado de emergência por temer violência racial on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Missouri entra em estado de emergência por temer violência racialO governador do estado americano do Missouri, Jay Nixon, declarou nesta segunda-feira (dia 17) estado de emergência preventivo e ativou a Guarda Nacional antes da decisão do grande júri sobre o destino do policial branco Darren Wilson, que atirou no jovem negro Michael Brown, no subúrbio de St. Louis, em Ferguson. De acordo com Nixon, […] Leia mais »

Jovens são presos por racismo após suicídio de aluno negro

Like Jovens são presos por racismo após suicídio de aluno negro on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Jovens são presos por racismo após suicídio de aluno negroPixações racistas foram encontradas na escola e em um parque próximo ao local, em Liverpool   No, Terra   Dois adolescentes foram presos em Liverpool, na Inglaterra, por serem suspeitos da autoria de pixações racistas em uma escola, neste fim de semana. O episódio acontece no momento em que a comunidade ligada ao colégio lamenta […] Leia mais »

Sessão solene lança campanha de combate à violência contra a mulher nesta quarta

Like Sessão solene lança campanha de combate à violência contra a mulher nesta quarta on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Sessão solene lança campanha de combate à violência contra a mulher nesta quartaO Congresso Nacional fará nesta quarta-feira (19) sessão solene para celebrar o lançamento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher”.  Lançada em 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), a campanha promove o debate e denuncia as várias formas […] Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim