quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Caravana da RGE


Concurso Educativo da Caravana RGE encerra inscrições no dia 21 de novembro

Os três primeiros colocados em cada categoria receberão premiação individual que será entregue ao aluno, ao professor orientador e à escola de cada um dos ganhadores. O projeto se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e alimentação dos premiados: aluno, professor e diretor da escola, assim como dos responsáveis pelos alunos

O projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência está com inscrições abertas para o III Concurso Educativo Caravana RGE até o dia 21 de novembro deste ano, com o tema ‘Contribuições educativas para a eficiência energética’. O Concurso, de cunho educacional, abrange professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas municipais, estaduais e federais localizadas na área de concessão da Rio Grande Energia. Com o objetivo de promover o reconhecimento da escola como ambiente de pesquisa, interação e aprendizado, a seleção propõe a produção de trabalhos educativos focados na eficiência energética, a fim de incentivar e sensibilizar os estudantes a viverem a conservação ambiental, focados na importância da sustentabilidade e do uso seguro e eficiente da energia elétrica, e também no papel do ser humano como integrante do meio ambiente.

Em sua terceira edição, o projeto dialoga com educadores e estudantes a partir de um espetáculo teatral denominado “Viagem ao mundo da eletricidade” e por meio de experimentos científicos interativos que demonstram as fontes e processos de geração de energia, assim como os impactos de suas diferentes formas de uso no meio ambiente. Também simulam diversas situações do dia a dia, como o gasto de energia em uma casa e seu valor numérico na conta mensal; a importância da segurança elétrica e os efeitos negativos dos chamados “gatos”, entre outras abordagens. Os materiais didáticos disponibilizados gratuitamente a todos os professores e estudantes e as plataformas de comunicação complementam a gama de possibilidades educativas promovidas pela iniciativa.

No site www.caravanarge.com.br, na aba Concurso Educativo, estão disponíveis o regulamento do Concurso com todas as especificações para a produção dos trabalhos, critérios de avaliação, assim como a ficha de inscrição e o endereço para envio dos materiais. Nas duas primeiras edições do Concurso Educativo (2010/2012-2013) foram recebidos 4.580 trabalhos, oriundos de mais de 150 municípios gaúchos, atestando o envolvimento das comunidades escolares com a proposta educativa da RGE.

 
Categorias
O III Concurso Educativo Caravana RGE é dividido em duas categorias. Os participantes inscritos na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), deverão produzir, com materiais diversos/recicláveis e que fazem parte do uso consciente da energia, um boneco mascote de um dos seguintes personagens do espetáculo teatral da Caravana RGE, Viagem ao mundo da eletricidade: Lúcia, Senhor Eletricista e Eureka. Após a confecção do mascote, sob o olhar ‘Eu busco melhorar o meio ambiente para alcançar a eficiência energética na minha cidade’, deverão ser listadas e executadas ações que atendam a esta ótica. Para finalizar o trabalho, a prática destas ações deverá ser registrada através de fotos e/ou imagens, gravada e entregue juntamente com uma carta de apresentação do trabalho realizado.

Para os estudantes inscritos na categoria Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), o desafio é criar uma história baseada no tema ‘O uso consciente para uma vida eficiente’, que deverá ser apresentada em uma das seguintes formas: fotonovela, radionovela ou telenovela. A fotonovela deve ter formato de revista. Já o aluno que optar por radionovela ou telenovela, deverá produzir uma gravação com três episódios.


Divulgação dos vencedores
A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 05 de dezembro de 2014, por meio do site da Caravana RGE – Educando para a eficiência. A entrega da premiação dos trabalhos selecionados será realizada em solenidade no dia 18 de dezembro de 2014, na sede da RGE, em Caxias do Sul. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão premiação. Aluno, professor orientador e escola de cada um dos ganhadores serão premiados individualmente. A Caravana RGE se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e alimentação dos premiados: aluno, professor e diretor da escola, assim como dos responsáveis pelos alunos.


Premiação
1º lugar:
Aluno: 1 computador e 1 impressora
Professor: 1 notebook
Escola: laboratório de informática com 6 computadores e 1 impressora
2º lugar:
Aluno: 1MP4 com estação de som
Professor: 1 MP4 com estação de som
Escola: equipamentos para sala de vídeo: tela, projetor e som
3º lugar:
Aluno: 1 bicicleta
Professor: 1 máquina fotográfica digital
Escola: 1 kit esportivo: bolas, redes e colchonetes


A Caravana RGE – Educando para a eficiência
Iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), a Caravana RGE – Educando para a eficiência leva educação, cultura, conhecimento e informação sobre eficiência Energética, uso seguro da energia elétrica e meio ambiente ao universo escolar do Rio Grande do Sul, de forma lúdica, divertida e interativa. Nas duas edições anteriores (2010 e 2012/2013), 421.301 pessoas participaram das atividades. Ao final da terceira edição, estima-se que cerca de 500 mil pessoas tenham participado das ações educacionais da Caravana RGE – Educando para a eficiência, que irão abranger os 264 municípios da área de concessão da RGE.


Fotos Divulgação Caravana RGE - Educando para a eficiência


Luciane Nunes
Assessora de Imprensa
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
Fone: (51) 3391.4515 / 9371.4411

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim