terça-feira, 27 de maio de 2014

Bom Jesus Capital do Tropeirismo

Comissão da Cultura aprova projeto de Assis que concede título de Capital do Tropeirismo a Bom Jesus

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira o mérito do projeto de Lei nº 4.956, de 2013, de autoria do deputado Assis Melo (PCdoB-RS) que concede o título de Capital Nacional do Tropeirismo ao município de Bom Jesus. Agora, a proposta segue para apreciação da constitucionalidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A matéria é conclusiva nas comissões, não sendo necessária a sua apreciação em plenário.
“É uma matéria importante, que valoriza não só a cultura a tradições dos Campos de Cima da Serra, como também contribui para o desenvolvimento de 12 municípios da região por meio de estímulo ao turismo”, complementou Assis.
O prefeito Frederico Arcari Becker comemorou ao receber a ligação do deputado Assis com a notícia da aprovação. O projeto do deputado já havia recebido moção de apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus;  manifestação oficial do prefeito, ofício favorável da Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e ofício do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus), articulação que envolve 12 municípios do Rio Grande do Sul.
Na exposição de motivos, Assis destaca a preservação intensa da cultura dos antigos tropeiros, por meio da realização dos corredores de tropeadas, dos passeios de mula e da confecção dos animais em miniatura por artesãos locais. Integrante da Rota dos Tropeiros, o município sedia, a cada dois anos, oSeminário Nacional e Encontro do Conesul de Tropeirismo. O evento é realizado com o intuito de conservar as fortes marcas da presença tropeira na formação do povo gaúcho.

Crédito da foto: Santa Alves/Divulgação

--
Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do deputado
federal Assis Melo (PCdoB-RS)

Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666 

            

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Sim