sábado, 29 de março de 2014

Jean Wyllys

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
header

Tweet da Semana

Vencemos! Marco Civil aprovado na Câmara (agora a matéria segue pro Senado)! Teremos uma internet neutra, livre e segura para tod@s; e nossa bancada batalhou bastante para isso! Parabéns à sociedade civil organizada e aos especialistas que contribuíram para a construção desse Marco Civil! Parabéns a Alessandro Molon, relator, que soube conduzir bem o processo (apenas o PPS votou contra! ). Parabéns a tod@s nós!

Comissão de Direitos Humanos cobrará mudança de atitude das polícias do Rio de Janeiro

Aprovamos hoje na Comissão de Direitos Humanos e Minorias um requerimento importantíssimo para uma diligência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias no Rio de Janeiro. Vamos cobrar da Segurança Pública do Estado políticas públicas e ações efetivas que levem as polícias a agirem em defesa de toda a população igualmente e minimizem a ação seletiva que ainda leva alguns agentes de segurança a tratar pobres e negros, em particular, com violência, desrespeito e descaso, ao contrário dos moradores de bairros nobres da cidade. Leia mais.
 

11º Seminário LGBT do Congresso Nacional discutirá enfrentamento das DST/HIV/AIDS

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias acaba de aprovar requerimento de autoria do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) para a realização do 11º Seminário Nacional LGBT que este ano discutirá os vários temas que se entrelaçam no enfrentamento das DST/HIV/AIDS. Dentre alguns destes temas estão a saúde da mulher, do homem, educação e diversidade sexual reprodutiva, além da laicidade do Estado, entre outros. Confira a íntegra do requerimento aqui. Em breve divulgaremos mais detalhes e informações sobre a realização do seminário!

Projeto que reserva vagas em cargos públicos para negros e pardos é aprovado na Câmara

Viva! Acabamos de aprovar o projeto de lei 6738/2013 que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para negros e pardos.
Para aquelas e aqueles milhões de “racistas não racistas” e seus preconceitos mal disfarçados que virão com seus argumentos de que é mais uma minoria querendo privilégios, explico o porquê disso não ser uma “ajuda”, e sim uma questão de direitos humanos e dignidade: esta ação afirmativa de reconhecimento e reparação de um processo histórico racista e extremamente opressor, que se reflete na desigualdade salarial entre negros e brancos (mesmo com aqueles com igual nível de escolaridade), é uma forma de acelerar a participação da população negra, ou seja, a maior parte da nossa população brasileira, nos lugares de prestígio do mercado de trabalho. Leia mais

Mais um caso trágico de transfobia

Recebi a triste notícia que uma ex-aluna do Projeto Damas, (desenvolvido pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual/CEDS-RIO, por meu amigo Carlos Tufvesson, que visa diminuir a evasão escolar sofrida por transexuais e prepará-las para o mercado formal de trabalho) foi baleada no rosto e encontrada nua num matagal. Mais uma vítima de crime motivado por ódio, que seguia com a esperança de uma vida melhor para uma entrevista agendada no Palácio da Cidade. Ela está desacordada, mas sendo atendida na UTI do Hospital Lourenço Jorge e acompanhada pela equipe da Coordenadoria. Fica claro, mais uma vez, a necessidade urgente de políticas públicas, incluindo as de segurança, efetivas que assegurem a dignidade das pessoas trans. Elas são um dos principais grupos de vítimas de preconceitos e sofrem todo tipo de violência sem qualquer lei que lhes assegure proteção. Precisamos garantir a dignidade desse grupo e tirar estas pessoas da estigmatização que as empurram para a marginalidade.

Luciana Genro discute a guerra às drogas

A chamada guerra às drogas é hoje o mais poderoso instrumento de criminalização da pobreza e de instigação ao racismo. A guerra às drogas legitima a violência e as violações aos direitos humanos cometidas pelo próprio Estado contra os pobres, normalizando as mortes dos traficantes, ou dos supostos traficantes.
Por Cláudia, Amarildo e tantos outros, a Luciana Genro, pré-candidata a vice-Presidência da República pelo PSOL 50 - Partido Socialismo e Liberdade, te convida neste artigo a debater seriamente a política de repressão às drogas e a criminalização da pobreza tendo como referencial o PL 7270/14, protocolado esta semana por Jean Wyllys na Câmara e que regulamenta a produção e comercialização da maconha, racionaliza a política antidrogas e reduz o estigma da criminalização dos mais pobres. Leia mais.

PSOL realiza segundo seminário temático para elaboração do plano de governo

Jean Wyllys participa nesta sexta, 28, em São Luís, MA, do 2º Seminário temático do PSOL 50 - Partido Socialismo e Liberdade para a elaboração do programa de governo do partido para as eleições de 2014. O tema da vez é "Direitos Humanos - políticas de gênero, combate ao racismo, diversidade sexual e proteção da infância". Saiba mais.

Página infeliz da nossa história!

Segunda, 31 de março, às 18 horas, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro fará uma sessão solene em repúdio ao golpe militar no Brasil, por ocasião de seu aniversário de 50 anos. Em seguida, show com o cantor Lucio Sanfilippo, em plena Cinelândia, com as músicas que marcaram o período tenebroso da nossa história. Confirme sua participação aqui.
Ditadura nunca mais!

Vídeos

Jean Wyllys explica detalhes do projeto de lei de regulamentação da maconha ao programa Sidney Rezende - youtu.be/X17769HLiMk
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim