terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Outras Palavras


Imagem inline 1


Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 352 - 20/1/2014

Imagem inline 1
Três anos de revoltas conectadas
Novos estudos tentam compreender ações de protesto que marcam cenário mundial. Que têm em comum? Como evoluem? Para onde caminham?Por Bernardo Gutierrez (Outras Palavras)
Hackear as cidades, para transformá-las
Aproveitando brecha aberta por Lei de Acesso à Informação, multiplicam-se maratonas ("hackatons") para vasculhar orçamento público, identificar irregularidades e propor alternativas. Por Marcelo Godoy, no Diário do Centro do Mundo (Outras Mídias)
Artivismo: 
criações estéticas para ações políticasA partir de 1º de fevereiro, em SP, um mês de oficinas, conversas e cursos sobre o lado prático e lúdico das manifestações populares (Blog)
Petróleo brasileiro: previsões de Ano Novo
Tanto Washington quanto Agência Internacional de Energia sonham com Pré-Sal e nossas exportações de combustíveis. Que há por trás disso? PorAndré Garcez Ghirardi (Outras Palavras)

Terra, inimiga da Saúde? 
Pesquisas de ponta revelam: ao contrário do que pensávamos, bactérias e outros micro-organismos presentes no solo são parte de nosso sistema imunológico. Agroecologia pode preservá-los. Por Daphne Miller (Outras Palavras)

O rolezinho dos 
manos e o das minasDuas perguntas, sobre novo fenômeno da juventure. Por que papel das meninas parece tão secundário? Por que masculinidade negra é tão reprimida? Por Marília Moschkovich, na coluna Mulher Alternativa (Outras Palavras)

As bases da nova política para “cracolândia”
Ao oferecer abrigo e ocupação a usuários da droga, prefeitura de S.Paulo adota postura gradualista apoiada em estudos científicos e experiências internacionais. Por Luís Nassif, em seu blog (Outras Mídias)

Como Hamburgo vai tirar carros das ruas
Na segunda maior cidade alemã, ciclovias e transporte coletivo substiturão automóveis progressivamente, em vinte anos. Rede Verde integrará todos os parques públicos. No Carbono Brasil (Outras Mídias)

Retrato do Paraguai, vizinho desconhecido
Como o golpe de Estado devolveu todo poder aos latifundiários? De onde surgem sem-terra, que resistem e exigem direitos? Que é o EPP, pequeno grupo que aterroriza ricos? Por Maurice Lemoine, no Le Monde Diplomatique (Outras Mídias)

A discreta subversão da Literatura Periférica
Menos conhecidos que "saraus", encontros de escritores como Ferréz com jovens são frequentes. Por meio da leitura, revelam: outras realidades são possíveis. Por Julio Souto Salom, no Sul21 (Outras Mídias)

Dois homens negros em busca de esquecimento
Agora, como sair de casa, pegar os ônibus? Como livrar-me desses fantasmas, da cabeça virada, bochechas derretidas no chão quente? Conto dePaula Francisquetti (Outras Palavras)
--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanha nossas novidades também no Facebook e Twitter.


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim