quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Esse Ano Será a Última Edição Cinema da Consciência Negra em Vacaria RS

Pessoal aproveitem para ver os filmes da Semana Consciência Negra todas as quartas-feiras não iremos mais fazer a edição no próximo ano. Infelizmente o público de Vacaria não prestigia a cultura. Com certeza se a promoção fosse um bailão com cachaça e cervejada lotava. Mas isso não é o tipo que evento que gostamos de promover e sim a cultura e abertura da Consciência sobre uma sociedade com uma verdadeira democracia racial.

Sessão Extra do Filme Django

#CineCripta

CINEMA COMUNITÁRIO CULTURAL

Apresenta:

CINEMA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMAÇÃO

06/11/2013 (Quarta-feira)  20 horas: Django Livre

10/11/2013 (Domingo)  18h30min: Django Livre

Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, tornar-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candy Land, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si.

Cinema Consciência Negra

#CineCripta

CINEMA COMUNITÁRIO CULTURAL

Apresenta:

CINEMA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMAÇÃO

06/11/2013 (Quarta-feira)  20 horas: Django Livre

10/11/2013 (Domingo)  18h30min: Django Livre

Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, tornar-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candy Land, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si.

13/11/2013 (Quarta-feira) 20 horas: Os Soldados Búfalos

História baseada em fatos reais sobre uma unidade da cavalaria americana que serviu na fronteira ocidental, onde o espírito, integridade e dignidade da equipe foram colocados à prova. O sargento Washington Wyatt (Glover), um escravo livre, lidera bravamente sua tropa, com um inabalável compromisso frente ao governo que defende. Mas sua dedicação é fortemente desafiada quando ele e seus homens são arremessados no meio da guerra dos Apaches, entre duas poderosas facções indígenas - e o verdadeiro exército para o qual trabalham. Brutalizados pelos inimigos e tratados com desrespeito pelo general que os comanda, estes determinados homens avançam para encerrar um crucial capítulo na história do Oeste Americano nesta história de coragem, sacrifício e honra.

20/11/2013 (Quarta-feira) 20 horas: Panteras Negras

Os Panteras Negras eram integrantes de um polêmico grupo revolucionário americano, surgido na década de 1960 para lutar pelos direitos da população negra. O ponto mais controverso da doutrina do grupo era a defesa da resistência armada contra a opressão dos negros. Fundado em outubro de 1966, o grupo nasceu prometendo patrulhar os guetos (bairros negros) para proteger seus moradores contra a violência policial. O movimento se espalhou pelos Estados Unidos e atingiu seu período de maior popularidade no final da década de 1960, quando chegou a ter 2 mil membros e escritórios nas principais cidades do país. Mas logo as brigas com a polícia levaram a tiroteios em Nova York e Chicago, e entre 1966 e 1970 pelo menos 15 policiais e 34 "panteras" morreram em conflitos urbanos. Esses escândalos, associados à dura perseguição do FBI (em 1968, o diretor do órgão classificou os Panteras Negras como "a maior ameaça à segurança interna americana"), fizeram o movimento perder militantes e cair em descrédito. A saída foi renunciar às ações violentas e dedicar-se a serviços de assistência social nas comunidades negras pobres. Mas a organização continuou perdendo importância dentro do movimento negro e acabou dissolvida oficialmente no início dos anos 80.

27/11/2013 (Quarta-feira) 20 horas: Xica da Silva

Segunda metade do século XVIII. Xica da Silva (Zezé Motta) era uma escrava que, após seduzir o milionário João Fernandes (Walmor Chagas), se tornou uma dama na sociedade de Diamantina. Ela passou a promover luxuosas festas e banquetes, algumas contando com a exibição de grupos de teatro europeus. Sua ostentação fez com que sua fama chegasse até a corte portuguesa.

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA CRIPTA MULTICULTURAL

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e foi estabelecido pelo projeto/Lei nº 10.639/2003. Foi escolhida esta data, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois é uma forma de pensar sobre questões ligadas à cultura e à identidade negra no Brasil e no mundo, e também de lutar contra o preconceito racial, contra a inferioridade classista perante a sociedade, enfatizar sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Diante disto, o Gabinete da Vereadora Elisabete, juntamente com o Jornal Negritude, apresentaram um projeto cultural em comemoração ao Dia/Mês da Consciência Negra, em prol dos direitos de liberdade e conscientização dos direitos de igualdade e cidadania, visando promover uma programação especial para o mês de Novembro/2013, às quartas-feiras – 20h – com a apresentação de filmes históricos que retratam a luta do negro.

A Cripta Multicultural, através do #CineCripta – Cinema Comunitário Cultural, acolhe esta iniciativa pois alunos, professores, profissionais de todas áreas, e toda a comunidade vacariense poderão refletir e resgatar a rica contribuição do negro na consolidação democrática, soberana e desenvolvimentista que vem crescendo ao longo dos anos. Os negros são símbolos da luta pela igualdade de oportunidades e da resistência. Merecem, portanto, todo o respeito, consideração e promoção cultural.

A partir desta iniciativa conjunta, as pessoas participantes poderão:

- conhecer personagens históricos que lutaram por seus direitos e venceram na vida;

- examinar a importância do povo negro na História do Brasil;

- avaliar o porquê de haver na atualidade o preconceito racial em parcela da população, não obstante as cores de pele;

- contribuir para a formação e qualificação dos educadores das redes de ensino, em cumprimento ao artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que determina a inclusão dos conteúdos de História e das Culturas Afro-Brasileira, Africana e Indígena nos Planos de Estudos das escolas nacionais e estrangeiras localizadas na área territorial da República Federativa do Brasil.

#CineCripta – Cinema Comunitário Cultural é um subprojeto organizado pelo agente cultural público José Barbosa dentro do projeto CRIPTA MULTICULTURAL, localizada no subsolo da CATEDRAL DE PEDRA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA – Complexo Cultural no centro de Vacaria – RS.

INFORMAÇÕES

Telefone (0-54) 3232.0216 / Telemóvel (0-54) 8101.3220

Correio eletrônico: criptamulticultural@gmail.com

CINEMA DA CONSCIÊNCIA NEGRA | Vacaria.net

CINEMA DA CONSCIÊNCIA NEGRA | Vacaria.net

Uma Bela Imagem da Neve em Vacaria RS

Foto: Rádio Fátima (Agosto de 2013

Blogando com João Amaro: O DIA D

Blogando com João Amaro: O DIA D: O julgamento do processo do prefeito cassado de Vacaria vai acontecer na próxima terça feira dia 12, sem duvidas esse é o dia mais esperado...