terça-feira, 20 de agosto de 2013

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 13


Glória 1 x 1 Gaúcho parte 13


P1010273


Mulher e Negro Ficam mais tempo desempregados

Mulher e negro ficam mais tempo desempregados

Estudo do Dieese mostra que as mulheres são 63,2% e os negros, 60,6%, dos que estão desempregados há mais de um ano. Segundo analistas, para quem está fora do mercado há tanto tempo, será mais difícil conseguir vaga agora, com a economia esfriando. A disparidade cresceu nos últimos anos. Em 1999, negros e mulheres eram metade dos desempregados de longa duração. "A desigualdade aumenta quando as oportunidades chegam. É como uma escada, todos vão subir, mas homens e brancos primeiro" diz Lúcia Garcia, do Dieese

Os excluídos do trabalho
Mulheres e negros são mais de 60% entre os que estão desempregados há mais de um ano

Nice de Paula - Clarice Spitz
Decepção.A mineira Leila Gomes veio para o Rio há oito anos em busca de oportunidades, mas mesmo com o ensino médio completo não consegue trabalho: "Dáa impressãode que nuncaestá bom,que não estou atendendo às exigências"
fora do mercado
O bom desempenho do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos expôs um grave problema: a existência de um grupo de pessoas que dificilmente consegue uma vaga, mesmo quando as taxas de desemprego são as menores da história, em patamares próximos a 6% (pelos cálculos do IBGE), como vem ocorrendo no Brasil nos últimos dois anos. Segundo especialistas, para esse grupo, se o emprego é difícil quando o quadro é favorável no mercado de trabalho, a situação se torna ainda mais crítica quando a perda de fôlego na economia começa a se refletir na geração de vagas, como está acontecendo agora.
Estudo feito pelo Dieese, a pedido do GLOBO, mostra que mulheres e negros, que já são a maioria entre todos os desempregados, são ainda mais numerosos entre os que buscam vaga há mais de um ano. Entre os trabalhadores que procura emprego há menos de um ano, 53,9% são mulheres e 53,3%, negros. Essas fatias sobem para 63,2% e 60,6% entre os que estão desempregados há mais de um ano.
- O desemprego caiu nos últimos anos. Mas é como uma piscina com um fluxo de entrada e saída. Tem gente sempre ficando no fundo e, quanto mais tempo a pessoa fica desempregada, mais tempo ela tende a ficar desempregada - diz a economista Lúcia Garcia, coordenadora das Pesquisas de Emprego e Desemprego do Dieese.
Quanto menor a taxa geral de desemprego, mais numerosos são negros e mulheres entre os desempregados de longo prazo. Segundo o Diesse, em 1999, quando a taxa de desemprego pela instituição era perto de 20%, negros e mulheres eram cerca de metade dos trabalhadores sem emprego há mais de um ano. Em 2012, quando a taxa de desocupação foi de 10,5%, nas contas do Dieese, eles superavam 60% dos desempregados de longo prazo.
O IBGE, que calcula a taxa de desemprego oficial do país a partir de seis regiões metropolitanas, estima que há 205.155 pessoas nessa situação, ou 14% de quem buscava vaga em junho.
- O desemprego alto afeta todos, nivela por baixo. Quando a taxa de desemprego cai, atinge de maneira mais persistente os grupos sociais mais vulneráveis - diz Lúcia.
Segundo o estudo do Dieese, quando se considera a escolaridade, trabalhadores com ensino médio completo ou superior incompleto são a maior parcela: 46,2% dos que estão há muito tempo desempregados. Na avaliação de Lúcia, o aumento da escolaridade média do brasileiro explica a maior parcela de desempregados de longa duração com ensino médio ou superior incompleto. Nos últimos anos, os jovens puderam ficar mais tempo estudando antes de buscar emprego, mas essa escolaridade maior nem sempre garantiu a entrada no mercado de trabalho.
A mineira Leila Soares, de 27 anos, conta que com o ensino médio completo tem visto as portas do emprego se fecharem por falta de experiência. Cursa o ensino profissionalizante para auxiliar administrativa e viu como é difícil conciliar estudo e trabalho. Em um dos últimos empregos, como vendedora, acabou demitida:
- Queria estudar também e falavam que não dava - conta.
Leila veio para o Rio há oito anos em busca de condições melhores de emprego e até agora não encontrou:
- Dá a impressão de que nunca está bom, que não estou atendendo às exigências.
"essas pessoas estão a deus dará"
Claudio Dedecca, professor da Unicamp, diz que, quando a economia começa a crescer e o desemprego cai rapidamente, como ocorreu no Brasil, as empresas admitem primeiro as pessoas mais bem posicionadas no mercado e só depois aquelas com defasagem profissional:
- A taxa de desemprego baixa fica carregada de trabalhadores com qualificação desfavorável. Essas pessoas sobrando no desemprego estão a Deus dará, porque o país não tem política pública para reingresso no mercado.
Para o coordenador de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Renda do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Gabriel Ulyssea, a maior escolaridade da força de trabalho e a política de valorização do salário mínimo ampliaram exigências dos empregadores:
- Eles buscam maior produtividade do empregado e optam pelos mais qualificados.
Desde que deixou o Piscinão de Ramos em fevereiro de 2012, onde vendia sacolé com a filha, Ileane Ambrósio da Silva, 42 anos, madruga em busca de emprego. Sai de casa às 4h30 para ir aos centros de atendimento profissional e conta que os empregadores estão mais exigentes para pessoas como ela, que conseguiu estudar apenas seis meses e só sabe assinar o próprio nome.
- Nunca tive carteira de trabalho, mas agora parece que ficou pior, não consigo achar nada. Eles querem segundo grau, mas para quê se vou empacotar ou limpar o chão? Se tivesse segundo grau, estava em um escritório – reclama.

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 11

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 10

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 9

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 9

Prefeitura de Porto Alegre RS


        A MANCHETE

Mercado Público reabre terça-feira

Às 10h da próxima terça-feira, 13, o Mercado Público será reaberto. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati nesta sexta-feira, 9, após a autorização do Corpo de Bombeiros. Acompanhados pelo vice-prefeito Sebastião Melo e pela equipe do município, técnicos da corporação realizaram vistoria no prédio nesta tarde, confirmando a adequação da estrutura às exigências de segurança para acesso do público. A avaliação técnica de segurança da estrutura possibilita a reabertura de forma parcial, para 73 estabelecimentos. Leia mais...
        DESTAQUES

Porto Alegre terá 15 novas creches

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) dará início ao cadastro para identificação de áreas para construção de mais 15 creches destinadas pelo governo federal à cidade. Segundo a titular da Smed, Cleci Maria Jurach, a liberação atenderá demanda reprimida de vagas na educação infantil, a partir de demandas no Orçamento Participativo, e, especialmente, contemplando regiões de maior vulnerabilidade social. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).Leia mais...

Especialista em gerenciamento de riscos visita o Mercado

O Mercado Publico Central receberá neste sábado, 10, às 12h, a visita do químico José Pedersoli Jr., especialista em Gerenciamento de Riscos em Bens Culturais. Pedersoli é consultor do Centro Internacional de Conservação e Restauração de Monumentos, de Roma, onde coordenou programas de conservação preventiva. A visita será acompanhada pela diretora da Associação de Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul, Lorete Mattos, e pelo coordenador da Memória Cultural de Porto Alegre, Luiz Antônio Custódio. A ideia é buscar subsídios para a elaboração de um plano abrangente de gerenciamento de riscos para o local. Leia mais...

Obras mudam acesso ao Hospital de Pronto Socorro

A EPTC informa que, devido às obras de reforma do setor de emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPS), o acesso de ambulâncias será feito temporariamente pela avenida Venâncio Aires e não mais pela av. Osvaldo Aranha. Para facilitar o acesso, foi implantada uma faixa de trânsito no contra-fluxo na Venâncio Aires, exclusiva para uso de veículos de emergência. Esta faixa conta com sinalização específica para orientar motoristas e pedestres. A previsão de duração das obras é de seis meses. Durante este período, a capacidade viária da avenida Venâncio Aires estará reduzida em função da faixa exclusiva de ambulâncias, e poderão ocorrer alguns congestionamentos nos horário de pico. Leia mais...
        EVENTOS

Domingo no Campo é opção de lazer no Dia dos Pais

No Dia dos Pais, 11, o Domingo no Campo terá como atração a produção artesanal de cerveja. Na programação, também, estão o turismo de aventura e caminhadas por trilhas em uma reserva natural. O passeio terá saída às 10h, na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Bom Fim, no Parque Farroupilha. A primeira parada será no bairro Lami, onde os participantes irão conhecer o mestre cervejeiro do Sítio Capororoca. O grupo poderá acompanhar detalhes da produção artesanal de cerveja. Haverá degustação e vendas no local. Leia mais...

Festa do Dia dos Pais na Redenção será domingo

A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) realizará, no dia 11, domingo, a tradicional festacomemorativa ao Dia dos Pais. O evento acontece próximo ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, das 10h às 13h. O objetivo é proporcionar momentos de integração entre pais e filhos, buscando fortalecer os laços familiares. A festa terá atividades como cama elástica, oficinas de carrinhos de madeira, jogos de mesa, parede de escalada, corte de cabelo, desafios esportivos, brinquedos infláveis, ônibus brincalhão, sorteio de brindes e muito mais. Leia mais...

Nova edição do Viva o Centro a Pé ocorre neste sábado

No próximo sábado, 10, o projeto Viva o Centro realiza uma caminhada pelos principais pontos históricos de manifestações da Capital. No roteiro, orientado pelo gestor público Plínio Vargas e pelo jornalista Poti Silveira, estão inseridos a tradicional Esquina Democrática, a praça Argentina e o Largo Glênio Peres, entre outros. Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com e aguardar confirmação. Leia mais...
        SERVIÇOS

Saúde capacita agentes para o combate ao HIV/Aids

Capacitar agentes comunitários de saúde para a conscientização da população sobre o HIV/AIDS, difundindo os sintomas, tratamento e a importância do monitoramento constante de cada novo caso. Esse é o objetivo da capacitação Construindo um case de sucesso, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde aos 120 agentes comunitários de saúde que atuam no território da gerência distrital Partenon e Lomba do Pinheiro, região com maior índice de HIV/AIDS da Capital. Leia mais...

Todos Somos Porto Alegre leva inclusão ao Bairro Cristal

Na próxima quinta-feira, 15, a Vila Nossa Senhora das Graças, no bairro Cristal, será a região da cidade beneficiada com as oportunidades oferecidas pelo programa Todos Somos Porto Alegre – Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem. Coordenados pelo Centro Administrativo Regional (CAR) Cristal, agentes do programa realizarão caminhada pela região, a partir das 10h, com o objetivo de conquistar adesões de trabalhadores vinculados ao setor de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Mais de mil catadores, carroceiros e carrinheiros já estão inscritos no Todos Somos Porto Alegre. Leia mais...
        VEJA A IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926

Você recebeu este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Se quiser ser removido acesse este link
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 7

P1010268

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 6

Dra. Jessyka


Glória 1 x 1 Gaúcho parte 4

Angola


[Anexos de Margarida Castro incluídos abaixo]

Passo um texto que certamente agrada aos que gostam de história ,  tanto mais que se trata de Angola.

From: margarida, uma angolana de gema

: História desconhecida do ensino em Angola (todo o período Colonial)

É bom para pesquisa!!
 
 História desconhecida do ensino em Angola (todo o período Colonial)
 
É um bocado maçudo mas contém muitos elementos e detalhes valiosos,especialmente para quem se interessa  por História.
__._,_.___
Anexo(s) de Margarida Castro
1 de 1 arquivo(s)

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 3

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 2

Prefeitura de Porto Alegre RS


        A MANCHETE

LDO prioriza investimentos definidos no Orçamento Participativo

A previsão de recursos municipais para a execução dos investimentos e prestação de serviços em 2014 é de R$ 5,9 bilhões. O volume de recursos está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), entregue nesta segunda-feira, 19, pelo prefeito José Fortunati ao presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Duarte. O documento foi apresentado aos integrantes do Conselho do Orçamento Participativo (COP) em 26 de julho. Conforme apresentou o prefeito na reunião com os vereadores, as prioridades definidas pelo OP consideradas na LDO são habitação, educação, saúde, assistência social, pavimentação, saneamento básico urbano (DEP), saneamento básico urbano (Dmae), desenvolvimento econômico, cultura e áreas de lazer. Leia mais...
        DESTAQUES

Ciclo de assembleias do OP teve mais de 16 mil participantes

Encerrado sábado, 17, com a realização da plenária da região Humaitá/Navegantes, o ciclo de assembleias doOrçamento Participativo 2013/2014 teve público credenciado de 16.557 pessoas. O resultado é praticamente igual ao do ciclo 2012/2013, quando 16.721 foram credenciadas nos encontros, atingindo a marca mais alta de público nos então últimos dez anos. O ciclo teve início no último dia 15 de julho, sendo que seis assembleias temáticas ocorreram até o dia 23 de julho. No dia 24, ocorreu a primeira das 17 assembeias regionais. Leia mais...

Minha Calçada chega ao Moinhos, Menino Deus e Bom Fim

Em dois anos, desde que foi lançado, o projeto Minha Calçada já fiscalizou mais de 15 mil passeios. Desde 2011, foram notificados 14.276 imóveis, incluindo os listados no edital mais recente, publicado em 8 de abril, para os bairros Bom Fim, Menino Deus e Moinhos de Vento. Para o caso de calçadas existentes e com defeito, é exigida apenas a correção, no mesmo padrão de material. No caso de calçadas novas, é necessária a pavimentação com basalto regular rejuntado com cimento, conforme padrão estabelecido. Leia mais...

Nova emergência do HPS começa a funcionar a partir de quarta

A primeira etapa da reforma e ampliação da emergência do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) será entregue à população a partir desta quarta-feira, 21.  O prefeito José Fortunati conferiu, nesta segunda-feira, 19, o andamento das obras no local, que é focado no atendimento ao trauma agudo. O investimento total passa de R$ 14 milhões, sendo 70% de recursos do município e 30% de contrapartida do Ministério da Saúde. A previsão é que as obras da emergência estejam totalmente concluídas no primeiro semestre de 2014. Leia mais...
        EVENTOS

Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda completa dez anos

Os dez anos de fundação da Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), completados nesta segunda-feira, 19, foram marcados por homenagem especial em evento que contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, do secretário da Fazenda, Roberto Bertoncini, e placa alusiva à data. A Unidade da SMF presta diversos serviços aos porto-alegrenses, oferecendo suporte especializado para o andamento de processos, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de negociações relativas aos tributos municipais. Leia mais...

Turismo de aventura é atração do Domingo no Campo

A última edição do mês de agosto do roteiro Domingo no Campo, que ocorrerá no dia 25, tem como destaque o turismo de aventura. O roteiro é uma boa oportunidade de conhecer as pequenas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, na zona Sul da Capital. O passeio terá saída às 10h, na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Bom Fim, no Parque Farroupilha. A primeira parada será no Parque Eco Aventura Ronco do Bugio, no bairro Lami. Leia mais...

Inscrições para cursos de sushiman e logística abrem hoje

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego informa que a partir desta segunda-feira, 19, estarão abertas na sede do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com Mauá, as inscrições para os cursos gratuitos de Sushiman e Auxiliar de Logística. As qualificações serão desenvolvidas pela Associação Cristã de Moços, na avenida Washington Luiz, 1050, Centro. Os participantes receberão auxílio alimentação e vale-transporte garantidos pelo Planteq. Leia mais...
        SERVIÇOS

Prorrogado mutirão do Sine para vagas na Celulose Riograndense

O Sine Municipal prorrogou até a próxima sexta-feira, 23, o mutirão para cadastramento de interessados em trabalhar nas obras de ampliação da Celulose Riograndense, em Guaíba. Ao todo, serão 7 mil vagas de emprego. Nos dois primeiros dias de inscrições, quinta, 15, e sexta, 16, o posto do Sine Mauá registrou 162 cadastramentos, e o do Sine Restiga, 40. Nos dois locais, equipes específicas de servidores atendem os trabalhadores interessados em vagas nas áreas da Construção Civil e Metal Mecânica. Leia mais...

Serviços da Capital auxiliam na Pesquisa Nacional de Saúde

O Rio Grande do Sul está entre os sete estados que iniciaram a Pesquisa Nacional de Saúde, estudo inédito realizado pelo Ministério da Saúde, (MS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a partir de exames laboratoriais irá avaliar a saúde da população brasileira e mapear diversas doenças e fatores de risco à saúde, como hipertensão, diabetes e obesidade. Em Porto Alegre, o MS identificou 65 serviços de referência na rede de atenção básica para o encaminhamento dos participantes da pesquisa que, no momento da entrevista e da aferição de pressão arterial, apresentem sintomas sugestivos de angina ou situação avaliada como de emergência e urgência hipertensiva. Leia mais...

Hospitais particulares não podem exigir pagamento de emergências

É crime a exigência de cheque caução, nota promissória ou preenchimento de formulário como condição para atendimento de emergência em clínicas e hospitais particulares. O estabelecimento não pode negar o atendimento, mesmo que o paciente não tenha plano de saúde. A norma que assegura esse direito é a Lei 12.653, em vigor desde 29 de maio de 2012, que determina: “deixar de prestar o atendimento pode caracterizar omissão de socorro, de acordo com o artigo 135 do Código Penal e o 135-A, que dispõe sobre o condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial”, esclarece a diretora-executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira. Leia mais...
        VEJA A IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926

Você recebeu este e-mail porque faz parte da nossa lista de contatos. Se quiser ser removido acesse este link
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Glória 1 x 1 Gaúcho parte 1

Glória 0 x 3 Internacional (sub-17) parte 65