Definidos Cidadão e Cidadã-Samba 2013 - SANTOS

Manoel Aparecido F e r r e i r a, 55 anos, da Escola de Samba Real Mocidade Santista, e Edna Cristina da Cruz, 51, da Dragões do Castelo, formam o casal de Cidadão e Cidadã -Samba que integra a Corte Carnavalesca de 2013. O concurso que escolheu as personalidades da folia ocorreu quarta-feira à noite, no Teatro Municipal Braz Cubas, lotado pelas torcidas das escolas. “A conquista é única para meu currículo que já tem 46 anos dedicados ao samba. Foi a segunda vez que participei do concurso”.

Para terminar, os candidatos sambaram nos estilos partido alto e samba rasgado.

A avaliação dos candidatos coube a um júri de 15 integrantes. Compuseram a bancada presidentes das escolas de samba e antigos cidadãos e cidadãs- Samba.

ACLAMAÇÃO

A aclamação dos novos Cidadão e Cidadã-Samba ocorre dia 12 de fevereiro sabado, às 21h, na União Imperial (rua São Judas Tadeu, 20/26, Marapé), após o concurso da Rainha e Princesa do Carnaval.

Na ocasião também será lançado o CD Sambas de Enredo do Carnaval.

cidadao.jpg

Assim como antigos generais, comandantes e chefe memoráveis campanhas eram chamadas de cabos-de-guerra, os sambistas participantes de grandes campanhas carnavalescas também passaram a ser considerado cabo-do-samba e consagrados como tal através de ritual solene, dirigido por um Cabo-Mor.

Lembremo-nos de que, no mundo do samba da antiga Capital Federal, os sambistas mais velhos recebiam o tratamento carinhoso de tio e tia. Já os maiorais e bambas eram chamados de cabo ou mestre, enquanto o tratamento entre sambista contemporâneos era de mano e mana.

Seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, o mundo do samba santista passou a adotar igualmente tais denominações, com seus cabos-honoríficos e cabos-mestres, cujas patentes passaram a ser outorgadas anualmente durante ritual solene alusivo ao Daí do Samba.

Clique no clique na figura e conheça mais...

CONVIVENCIA5.jpg