segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Deputado Jean Wyllys

Caso não consiga visualizar corretamente, acesse este link.
header

Tweet da Semana

Hoje boa parte da imprensa e muitos ativistas em rede caíram novamente na habitual armadilha do atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Em relação à boa parte da imprensa, não há espanto, já que ela vive de "notícias" (embora algum critério jornalístico deveria existir para distinguir fatos relevantes de factóides); mas, em relação aos muitos ativistas, espanta-me como eles não aprendem com experiências passadas!
No dia da Consciência Negra, o presidente da CDHM não fez qualquer menção à data e aprovou em meia hora (meia hora!) três projetos que atentam contra a dignidade e os direitos de LGBTs. Ora, é óbvio que a intenção é ganhar espaço na imprensa e atrair a atenção nas redes sociais. Inoperante, incompetente e improdutivo (e confrontado pela atuação excelente da nossa Frente Parlamentar dos DHs), o presidente só pode mesmo apelar para o teatro dos vampiros. Já sabemos disso; por isso, não lhe damos bola aqui.
Recusei-me a falar com a imprensa sobre a aprovação porque não vou jogar mais holofotes sobre o vendilhão nem sobre a comissão que ele preside, hoje deslegitimada e desrespeitada aqui dentro e fora. A notícia da aprovação dos três projetos deveria, em vez de provocar histeria, virar alvo de deboche. O deboche põe ele e a comissão no lugar onde estão: de ridículos fundamentalistas! A aprovação de projetos nessa comissão não significa que os projetos já entrarão em vigor a partir de amanhã (a histeria nas redes parte dessa ideia equivocada!).
Os tais projetos irão para outras duas comissões antes se ir a plenário. Jamais serão aprovados nessas outras duas comissões! A tal CDHM hoje é uma igreja de fundamentalistas. Nada que venha de lá deve ser levado a sério.

Eleições internas do PSOL

O PSOL realizará no final do mês seu congresso nacional para eleger suas novas autoridades e debater a situação nacional e o papel do partido nas eleições de 2014. Apoiarei quem for eleito democraticamente pelo partido. Porém, não vou me omitir nesse debate, que é fundamental para definir o futuro do PSOL. Leia mais.

Chega à fase decisiva a campanha pelo casamento igualitário no Brasil

Os artistas ajudaram a criar ambiente favorável para a discussão; agora é hora de deputados e candidatos saírem do armário e revelarem sua posição. “A lei discrimina os homossexuais. Se o estado exclui os homossexuais da comunidade de direitos, autoriza as pessoas a discriminá-los”, diz Jean Wyllys. Leia a íntegra da entrevista ao iGay.

Divinas Divas: Ajude você também! 

O termo "vaquinha" é antigo, mas o meio é novo: crowdfunding, ou financiamento coletivo em bom português. Uma forma de apoiar boas ideias sem pesar no seu bolso! E você ainda recebe um "agrado" que depende do valor doado. 
Que tal participar do financiamento coletivo para levar o documentário Divinas Divas para as telonas de todo o país? A história das divas é divina (desculpem o trocadilho!), são 50 anos de carreira de lutadoras que superaram todo tipo de preconceito sem desistir da arte, e a capitã desta obra é ninguém menos que a premiadíssima Leandra Leal!
O deputado Jean Wyllys está apoiando de todas as formas o projeto, tanto por também ter doado, por ajudar na divulgação e também por oferecer a tod@s a chance de assistir, ao vivo, à apresentação das Divas que fará parte do documentário. Quer participar deste momento histórico? Doe, compartilhe esta ideia, e participe da nossa promoção! Saiba como aqui.
Caso o valor mínimo não seja atingido o seu dinheiro será devolvido. Um projeto sério, feito por gente séria e compromissada, e que merece nossa ajuda!

Jean Wyllys discute interferência do fundamentalismo religioso nas políticas públicas de saúde

A garantia da democracia, tanto pelo direito dos indivíduos sobre seus corpos, desejos e identidades, como pelas práticas e construções teórico-filosóficas em ciência, saúde e sociedade vêm sofrido, em grau cada vez maior, por conta das influências e interferências do pensamento religioso conservador nas políticas públicas e nas decisões do Estado - seja no Brasil como no mundo. 
Para jogar luz sobre esses embates, Sonia Correa, co-coordenadora no Brasil do Observatório de Sexualidade e Política ligado à Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (SPW/Abia), Roger Raupp, juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Jean Wyllys, deputado federal do PSOL/RJ proporcionaram aos congressistas do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde uma rica discussão. Leia mais.

Dia Nacional da Consciência Negra

“E o povo negro entendeu que o grande vencedor se ergue além da dor. Quem descobriu o Brasil? Foi o negro que viu a crueldade bem de frente. E ainda produziu milagres de fé no extremo ocidente”. Sábio Caetano!

Ato na Câmara dos Deputados pelo Dia Nacional da Consciência Negra

Em ato promovido na tarde desta quarta, 20, pela Frente Parlamentar dos Direitos Humanos pelo Dia Nacional da Consciência Negra, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) mencionou a invasão dos terreiros de religiões de matriz-africana em Estados como o Rio de Janeiro, a Bahia e Maranhão e questionou porque a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara não realizou nenhuma programação referente a este dia, mostrando que não é uma comissão pelas minorias e que não tem legitimidade como a FPDDH, que de fato tem um compromisso os direitos humanos das minorias historicamente estigmatizadas.

I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti

Neste sábado, 23, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) palestra no I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti, RJ, sob o tema “A diáspora africana nas questões identitárias, políticas e legislativas no Brasil” como parte da trilha de palestras sobre políticas públicas (TP) que busca a discussão, troca de experiências e apresentação das diversas políticas públicas em desenvolvimento no país. 
Com o tema “A composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea”, o Festival é gratuito e acontece de 20 a 23 de Novembro. Clique aqui para maiores informações.

Vídeos

Trip Transformadores 2013 - Jean Wyllys homenageia Gabriela Leite e premia Daniela Mercury: youtu.be/wqH5TdCD_lM
Jean Wyllys fala sobre seus projetos de lei em entrevista à Abrasco: youtu.be/hN5lIZb6IUI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim