terça-feira, 12 de novembro de 2013

Consciência Negra

I Semana da Consciência Negra Unifesp

palestra.jpgA convite da Profª Drª Samira Lima Costa, nestes trinta anos de dedicação em prol da valorização da Comunidade Negra e Comunidade do Samba, pela primeira vez ministrei palestra na abertura da I Semana da Consciência Negra, Reflexos de Palmares hoje, realizada pela Universidade Federal do Estado de São Paulo Unifesp Campus Baixada Santista, saguão da unidade Silva Jardim.

Participaram ministraram palestra também, na parte “Café com política: Cultura Negra em debate”, a Drª Alessandra Franco coordenadora da Promoção da Igualdade Racial de São Vicente, Profº Rodolfo Reis filosofo ministro religioso de matriz africana e o Marcio Farias do Museu Afro Brasil São Paulo.

A preocupação para realização do evento é que embora no Brasil perdure o mito da democracia racial, o país ainda vive as consequências do fardo passado de escravidão.

O Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares em parceria e Núcleo de Políticas Pública Social, organizadores do evento, consideram que no campus da Unifesp, que colocam como exemplo, um olhar mais atento perceberá a quase inexistência de negro (a)s no exercício da carreira docente. Na outra ponta, ao contrário, negros (a)s são a maioria dentre o(a)s funcionário(a)s mais precarizados(a)s da universidade, especialmente o(a)s trabalhadore(a)s terceirzados(a)s.

Neste sentido estão procurando saber em que medida as políticas afirmativas contribuem para a superação da desigualdade racial.

A I Semana da Consciência Negra da Unifesp-BS esta levando intelectuais, pesquisadores, ativistas e artistas para promoverem o debate sobre estas e outras questões tão candentes para o avanço da ciência na mais variada áreas.

Parabéns senti honrado em poder contribuir e mais ainda pela atenção e os aplauso  a minha participação no evento.

Registro carinho a Simone Yá Obassy, filha do Dráuzio da Cruz, pela participação em todos os eventos que estivemos presentes e que também esta acompanhando a reunião do Conselho do Samba. A Simone também tem participado em inúmeros eventos fora de nossa cidade. Parabéns grande Mulher Negra de nossa comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim