sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Outras Palavras


Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 319 - 9/10/2013

Imagem inline 1
Polêmica: "Decrescimento”, proposta elitista
Preservação da natureza tornou-se bandeira essencial para superar lógicas capitalistas. Por isso, é triste vê-la associada a concepções que negam direitos sociais. Por Vicenç Navarro (Outras Palavras)
Hiperglobalização
Expansão das transnacionais, transportes facilitados e em especial novos acordos comerciais ameaçam desencadear outra rodada de ataques a direitos sociais. Por Christophe Ventura (Outras Palavras)
A “nova” tática da mídia contra os protestosApoiando-se nos "black-blocs" e nos provocadores policiais, jornalões procuram ofuscar reivindicações sociais, associá-las a violência e convocar repressão. Por Mauro Malin no Observatório da Imprensa (Outras Mídias)
Metrô-SP à beira de uma tragédia
Em ocorrência há uma semana, todas as portas de trem abriram-se sozinhas na estação. Fraudes na compra e manutenção de equipamentos já ameaçam vida dos usuários. Por Tadeu Breda (Blog)
Por que temer o lado obscuro da internet
A mesma rede que nos conecta sem intermediários convida a substituir inteligência por reações simplórias, ao binarismo e ao que Marcuse chamou de "automatização psíquica" dos indivíduos. Por Luiz Gonzaga Belluzzo, em Carta Capital (Outras Mídias)

Mais qualificação, mesma desigualdade
Estudo mostra mudanças no mercado de trabalho, entre 2011 e 2012. Trabalhadores estudaram mais, mas distância entre ricos e pobres caiu pouco. Na Rede Brasil Atual (Outras Mídias)

A cidade que se quer das ruas
Cinco exemplos -- às vezes, singelos -- de lugares que mostram que metrópoles podem ser vividas de maneira mais humana e integrada. Por Priscila Kichler Pacheco na City Fix Brasil (Outras Mídias)

Malala, que enfrentou o Talibã para não ser mulher submissa
Em trecho da sua autobiografia, ativista paquistanesa narra o dia (há exatamente um ano) em que tomou tiro no crânio, por desrespeitar “ordem” de abandonar escola. Do Parade (Outras Palavras)

Uma nova literatura, menos brasileira?
Menos ligados à identidade nacional, novos autores escrevem sobre temas globais. Representarão o Brasil na Feira de Frankfurt, este mês. Por Luisa Frey na Deutsch Welle (Outras Mídias)

Fêmea:
 indo embora de OmanSer linda. Ter poder. Odiar os fracos. Perder os limites. Usar burca, virar nômade, gastar o deserto com meus pés. Por Fabiane Borges (Outras Palavras)

Tula Pilar, entre a poesia e a Bolsa Família
Escritora e animadora de saraus, ela faz a desarrumada quando recebe benefício. Para funcionária (e sociedade), negra pobre precisa ser doméstica. Crônica de Ana Aranha (Outras Palavras)

Por onde passa quem caminha?
Capítulo de websérie que reivindica plano de mobilidade urbana acompanha um dos milhares de trajetos feitos por habitantes brasileiros que decidem locomover-se a pé nas metrópoles. Vídeo em Outro Canal

--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui
Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim