sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Guarda Municipal de Vacaria RS tem Poder de Policia?

Essa questão do papel da Guarda Municipal gera muitas dúvidas, na constituição não se tem um artigo que fala de Policia Municipal e sim Guarda Municipal que cuida do patrimônio público, a Guarda sim pode auxiliar os órgão de Segurança Pública, tem um artigo da Constituição Federal assim:
“Art. 144 – A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
.....
§ 8º Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”
Quando o constituinte incluiu os Municípios, no capítulo destinado a Segurança Pública, o fez considerando-o um ente federado, com a sua respectiva parcela de responsabilidade frente à segurança pública, compreendendo e respeitando as suas possíveis limitação econômicas, deste modo, facultou ao município a criação das Guardas Municipais.
Com esta facultas agendi, os municípios que de acordo com os seus recursos puderem constituir as ditas Guardas Municipais, a fim de contribuir com a sua parcela de responsabilidade na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, o farão, amparados por este dispositivo constitucional.
Quanto à destinação desta instituição, o próprio texto constitucional já trás explicitamente, quando menciona que as guardas municipais têm a incumbência da proteção dos bens, serviços e instalações municipais.
Mas pelo que observamos aqui em Vacaria RS a Guarda Municipal se comporta como uma Policia Municipal o qual não está previsto na Constituição Federal. Infelizmente alguns abusos como ocorreu quarta-feira na Rua Décio Martins na casa da Família Watras foi um abuso de autoridade total os Guardas Municipais deveriam ter chamado a Brigada Militar que tem competência para dar voz de prisão o fato ali não era mais delito de trânsito.
Mas várias versões e opiniões iram surgir essa foi a nossa contribuição e posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim