quarta-feira, 17 de julho de 2013

LBV

LBV apresenta experiências de sucesso da América Latina na ONU
Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, recebe mensagem da Instituição

Desde o dia 1º de julho, autoridades e representantes de países de todo o mundo encontraram-se noPalais des Nations, sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça, para a edição de 2013 da Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), o High-Level Segment. O evento, concluído na última quinta-feira, 4, foi norteado pelo tema Ciência, Tecnologia e Inovação, e o potencial da cultura na promoção do desenvolvimento sustentável.
Além de países membros da ONU, organizações da sociedade civil estiveram presentes no encontro. A Legião da Boa Vontade (LBV), que possui desde 1999 status consultivo geral no Ecosoc, apresentou recomendações a partir de sua experiência com ações sociais e educacionais direcionadas a famílias de baixa renda. O conteúdo reúne propostas norteadas por valores de Fraternidade Ecumênica, a fim de contribuir para a construção de sociedades mais justas. Essas ideias foram transmitidas aos participantes do High-Level Segment por intermédio da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável, em quatro idiomas (espanhol, francês, inglês e português).
Na data de abertura, o ilustre secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recebeu a publicação. Atencioso, folheou as páginas, agradeceu e destacou que já conhece e admira o trabalho da Instituição. A edição especial também foi entregue ao presidente do Ecosoc, Néstor Osorio. Ele, por sua vez, lembrou-se de ter participado da mesa de abertura da Conferência sobre Tecnologia e Educação que a LBV dos Estados Unidos coorganizou na ONU em Nova York, no mês de maio deste ano.
Da mesma forma, a LBV apresentou as experiências de sucesso que possui na América Latina às seguintes autoridades: Irina Bokova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco); Zhu Min, vice-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI); Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC); Stefano Keller, membro do conselho administrativo da Associação Universal de Esperanto (UEA) e chefe de delegação da UEA junto às Nações Unidas em Genebra; entre outras.
Além da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável, a declaração da LBV enviada à ONU foi oficialmente traduzida pelas Nações Unidas em seus seis idiomas oficiais. Confira trecho da mensagem do diretor-presidente da LBV, Paiva Netto, às Nações Unidas:
“É fundamental aliar a fórmula Tecnologia, Ciência, Inovação e Cultura à Solidariedade Ecumênica, para que se promova, com maior urgência, essa transição para o pleno desenvolvimento sustentável. Integradas essas ferramentas de progresso pelo autêntico sentido de Amor Fraterno e de Justiça, que nos distinguem dos animais ferozes, poderemos fazer cessar os horrores que ainda persistem no mundo, quais sejam — como se encontram relacionados nos oito Objetivos do Milênio — a fome; a miséria; a falta de acesso à educação de qualidade; o desrespeito à igualdade de gênero e às mulheres e meninas; a mortalidade infantil; as condições desumanas de gestantes; a aids, a malária, entre outras doenças gravíssimas que dizimam populações inteiras; a espoliação do meio ambiente etc. Além de superar todas essas mazelas — dure o tempo que durar a luta —, é nosso dever construirmos juntos um modelo novo de desenvolvimento que efetivamente preserve a vida neste orbe”.
As Nações Unidas e a sociedade civil
A ONU convida as organizações da sociedade civil que possuem status consultivo no Ecosoc, pois considera a competência especializada e experiência prática dessas entidades valiosas para as decisões do organismo. Tendo status consultivo, uma organização pode analisar questões diretamente com base na sua experiência na área; ajudar a monitorar e aplicar acordos internacionais; ajudar na conscientização para questões pertinentes; entre outras coisas. Além disso, participam das reuniões oficiais, apresentam declarações escritas e orais, podem também ter encontros com delegações oficiais dos governos e outras organizações internacionais*.
Para saber mais sobre o trabalho realizado pela LBV no Brasil e no mundo, basta acessar o sitewww.lbv.org.br.
________________
* Fonte: Trabalhar com o Ecosoc — Um Guia sobre o Status Consultivo destinado às ONGs (Nações Unidas, 2012).


Nadiele Bortolin
Assessoria de Comunicação da LBV/RS
(51) 3325-7018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim