terça-feira, 9 de julho de 2013

Editais

Editais, sim - Racismo, não

Povo,
Como deve ser do conhecimento de tod@s os prêmios de cultura negra do MINC/FUNARTE/Biblioteca nacional foram suspensos por uma decisão equivocada da justiça atendendo ao pleito de um advogado no Maranhão que via nestes uma manifestação de discriminação racial, desconhecendo a história do Brasil que foi construída sobre o trabalho e esforço da população negra que jamais teve seu empenho recompensado. Ao contrário, foi proibido de integrar-se a sociedade brasileira após a abolição da escravidão. As ações afirmativas vem para trazer mais igualdade ao País. Ela é legal, constitucional e moralmente importante.
Apesar de já termos tido uma vitória e a suspensão ter caído parcialmente, podendo ter continuidade o processo de escolha dos projetos sem, contudo, garantir o pagamento da premiação. Por isso precisamos estar atentos e mobilizados.
Em face disto artistas e produtores negros e os diversos segmentos sociais se mobilizaram para defender este importante instrumento de igualdade.
Programamos uma Manifestação pública em defesa dos editais de cultura negra a realizar-se no dia 21 de junho a partir das 13 horas, partindo simultaneamente de três pontos que marcam a presença negra em Porto Alegre; Igreja das Dores, Praça da Alfândega e Mercado Público, convergindo para a Esquina Democrática para um grande Ato.
Os participantes, fazendo alusão ao que ensejou a suspensão, irão trajando roupas nas cores brancas para as pessoas negras e pretas para as pessoas brancas.
Convoquem seus grupos, companhias para esta manifestação. Podem levar instrumentos para completar nossa alegria e luta.
Coletivos de artistas e produtores negr@s 

Mobilização via Redes Sociais: PARTICIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim