sexta-feira, 28 de junho de 2013

Na periferia as Balas São de Verdade

Imagem inline 1
Boletim de Atualização - Nº 284 - 27/6/2013


Imagem inline 1
Na periferia, as balas são de verdade
Chacina na Maré relembra mortos esquecidos pelas Comissões da Verdade. É hora de você saber quem realmente merece ser ouvido. Por Wedencley Alves (Outras Palavras)
____________________________________________________________

MANIFESTAÇÕES

Stédile: a hora das reformasPara coordenador do MST, manifestações revelam importância de transformar metrópoles, multiplicar luta por direitos sociais e tributar mais ricos. Entrevista a Nilton Viana, nBrasil de Fato (Outras Mídias)
O papel de quem se crê conscienteNas ruas, novo ponto de encontro dos brasileiros, partidos de esquerda e movimentos ciais são indispensáveis -- mas sem arrogância. Por Tadeu Breda (Outras Palavras)____________________________________________________________

REFORMA POLÍTICA
Plebiscito: cinco perguntas perigosas ao povoBasta lê-las para compreender por que a mídia e os conservadores rejeitam a Reforma Política, a Constituinte e mesmo a consulta aos eleitores. Por Antonio Martins (Blog)
Duas brechas na estratégia de DilmaPresidente oferece pouco aos movimentos e demonstra fraqueza diante dos conservadores. É um caminho perigoso.(A.M.) (Blog)
Como se tenta detonar a Reforma PolíticaPrimeiro, atacou-se a Constituinte. Agora, pretende-se inviabilizar o plebiscito. Por que é necessário impedir esta manobra? (A.M.) (Blog)
Por uma ampla auditoria dos contratos públicosCrise das tarifas expõe promiscuidade entre Estado e poder econômico. Surgiu oportunidade de rever serviços municipais, pedágios e ação das agências "reguladoras". Por Amir Khair, em Carta Maior (Outras Mídias)
____________________________________________________________


VIGILÂNCIA

Julian Assange pergunta: quem traiu os Estados Unidos?Edward Snowden e Bradley Mannig, que revelaram mega-espionagem sobre cidadãos? Ou Obama, que prometeu fazer governo mais transparente da História? Por Julian Assange (Outras Palavras)
Snowden, o que fez e por que fogeIronia da História: está em Moscou, de passagem, ex-agente perseguido pelos EUA depois de denunciar mega-rede de vigilância sobre cidadãos. Por Cauê Ameni (Outras Palavras)

____________________________________________________________

MAIS

REPORTAGEM
Ditadura: os campos secretos de confinamento indígenaMais de cem índios foram internados no Reformatório Krenak e na Fazenda Guarani. Práticas incluíam trabalhos forçados e torturas. Por André Campos, na Pública (Outras Mídias)
GEOPOLÍTICA
Perdão de dívida africana: é para valer?Brasil anula débitos e procura expandir laços na África. Mas haverá condições ocultas? Por Inês Castilho (Blog)
CRÔNICA
Sobre a faixa que levarei às ruasParem de matar os índios” simboliza, para mim, crise de civilizações e esperança de resolvê-la superando violência, injustiça e devastação. Por Rosemberg Cariry (Outras Palavras)
JORNALISMO LITERÁRIO
Loucura e Prudência"Ocupar é se deixar invadir, se deixar tomar, é também tomar, invadir". Relato poético de três semanas de ações intensas e convívio, durante a ocupação do Instituto Nise da Silveira". Por Síndia Bugiarda, na Fiandeira (Outras Mídias)
____________________________________________________________


NOTAS & AGENDA
Mídia além do vinagreCobertura jornalística independente e colaborativa em São Paulo abre espaço político de debate e articulação sobre protestos e seus rumos. Por Bruna Bernacchio (Blog)
Para filmarmos as cidades acordadasFestival online realiza concurso para produções cinematográficas que contem sobre a manifestação das ruas brasileiras. Gabriela Leite (Blog)

São Paulo: aula pública sobre Tarifa Zero
Neste sexta, Lúcio Gregori, que formulou estudos para ônibus gratuito em São Paulo, debate proposta diante da prefeitura da cidade. MPL organiza. Por Bruna Bernacchio 
(Blog)

Cidade terá protesto na sede da GloboManifestação marcada para próxima quarta-feira. Plenária realizada ontem debateu agenda unificada. Ideia é aproveitar efervescência política para pautar democratização da mídia. Por Gisele Brito, na Rede Brasil Atual (Outras Mídias)

--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui
Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim