terça-feira, 23 de abril de 2013

Brasileiro Técnico no Sri Lanka


Brasileiro é novo treinador de Sri Lanka
A seleção de futebol nacional de Sri Lanka, país do leste asiático será treinado pelo brasileiro Claudio Roberto Silveira, paranaense com 37 anos. A oportunidade de carreira internacional, surgiu através tática inovadora, envio de currículos em inglês para seleções. Apesar de pouco tempo de carreira, já conquistou campeonato estadual no Mato Grosso do Sul pela equipe do Águia em 2012. Com perfil arrojado, o jovem treinador, mostra habilidade e potencial para o novo desafio profissional.  

Como encarar o contraste cultural em trabalhar no Sri Lanka, com costumes tão diferentes do Brasil?
É importante se informar com antecedência quanto à cultura do país e encarar de forma positiva as diferenças. Me identifico muito com a culinária de lá, baseada em peixes e legumes. Porém terei que me adaptar, pois tudo vai pimenta. Na culinária, vou sentir falta do feijão.

Quem sabe leva algum feijão na mala?
Não tinha pensado nisso, mas vou deixar um espaço na mala para o feijão.

O que mais vai sentir falta do Brasil?
Da minha esposa Rosânia Calvi, minha filha Izabela Caroline de 16 anos, familiares e amigos. Farei comunicação pela internet para reduzir a saudade, na sequência pretendo levar minha esposa para morar.  

Qual expectativa em treinar a seleção de futebol de Sri Lanka?
A expectativa é de rápida adaptação e focar no objetivo do ano, que é fazer um bom campeonato e para conseguir isso precisamos fazer uma excelente preparação. Vamos encontrar uma equipe jovem com pouca experiência internacional. Com base nas características dos jogadores individuais e coletivas queremos implantar método baseado na organização do jogo.

Não é muito comum, alguém focar em ser treinador, como começou na carreira? Quem te inspirou?
Comecei como treinador de futsal nas categorias de base, após fiz minha graduação em Educação Física. Depois treinei equipes de formação, fui treinador de goleiros, preparador físico, auxiliar técnico até chegar treinador de equipes profissionais. Fui impulsionado por Elói Kruger, me treinou quando jogava e posteriormente me deu oportunidades trabalhando junto em equipes profissionais.

Então teu mentor na carreira foi o treinador Elói Kruger? Vocês ainda mantém contato?
Sim foi determinante para seguir adiante na função de treinador, aprendi muito com ele. Elói Kruger, treinou equipes do PR, SC, ES e SP, ainda exerce a profissão de treinador.  
Conversamos sobre a oportunidade de treinar a seleção de Sri Lanka, manifestou apoio e incentivo e acredita muito na minha capacidade profissional.

Comentou foi jogador, qual posição?
Eu era um esforçado lateral esquerdo, joguei no Cascavel, Operário-PR, Figueirense, todos na base até os juniores.

A forma conseguiu esse emprego (através de envio de currículo em inglês para seleções) foi um tanto inusitada, quem teve a sugestão?
A ideia partiu do meu amigo, Alesson Alípio Candido de Mato Grosso do Sul, comentou seria interessante fazer um estudo dos países emergentes e enviar meu currículo com informações da minha carreira no Brasil. Fiz esse procedimento a cerca de um ano e agora consegui concretizar essa possibilidade.

Na comissão técnica irá ter algum outro brasileiro?
Sim estou levando o assistente técnico Guilherme Junior, que já tem experiência
internacional por ter trabalhado na Seleção de Burquina Faso e do Haiti, será um grande suporte para mim. Além da competência profissional, um amigo, portanto peça fundamental na adaptação e no trabalho.

Quanto tempo é o contrato? Qual primeira competição?
O contrato é por 2 anos, a competição Saff Championship, irá acontecer no Nepal, entre 16 de setembro até 2 de outubro. O Sri Lanka conquistou uma única vez no ano de 1995, a Copa do Sul da Ásia.
 
Para mais informações sobre o treinador Claudio Roberto Silveira pode entrar em contato direto com assessoria de imprensa, através do jornalista Daniel Marimon Boucinha email: daniel.boucinha@gmail.com, (51) 9957.7560

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim