sexta-feira, 15 de março de 2013

Mapa da Violência



Čebela E FLACSO divulgam novo Mapa da Violência
O Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos - čebela ea Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais - Flacso divulgaram o Mapa da Violência 2013: Mortes Matadas POR Armas de Fogo, fazer sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.
Fontes utilizadas como Pará Um Realização fazer Estudo FORAM: o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) com Dados de 1980 ATÉ 2010 EO Sistema de Informações da Organização Mundial estatisticas da Saúde (WHOSIS) do Pará como analyses Internacionais.
O Estudo Traça hum Amplo panorama da Evolução da Violência letal Entre 1980 e 2010, QUANDO morrem nada Menos Que 799,226 cidadãos vitimados Pelo Disparo de arma de fogo UMA. No Ano de 2010 como vitimas das Armas de fogo FORAM 38,892:
  • 36,792 (94,6%) homicídios
  • 352 (0,9%) Acidentes
  • 969 (2,5%) e suicídios
  • 779 (2,0%) indeterminado: sem definição se FOI homicídio, Suicídio UO Acidente.
Se ESSA JÁ cifra representação hum numero assustador, ainda è Mais preocupante sabre Que 450,255 ERAM Jovens Entre 15 e 29 años de idade.Exatos 30% do total de óbitos nd Faixa de 15 a 29 anos Apresentação 2010 tiveram los SUA Origem não Disparo de Arma de Fogo. Colocado de outra forma: UMA los CADA Três mortes juvenis E Produto de Disparo de arma de fogo. De Longe, uma Causa Maior de Mortalidade Jovens empresá OS.
Pará entendre um Gravidade da Situação, basta mencionar Que ESSE NUMERO de homicídios POR arma de fogo E o Maior do Planeta, superando largamente quantitativos de paises populosos BEM MAIS, Como uma OU China a Índia, OU OS also Números de Conflitos armados não das Mundo Ultimas Sete Décadas, Como uma Guerra do Golfo, OS Conflitos nn Territórios Palestinos.
Não internacional Contexto, Entre 100 paises analisados ​​o Brasil, com taxa de 20,4 óbitos UMA POR Armas de fogo POR 100 mil Habitantes, ocupa o nono Lugar, DEPOIS de El Salvador, Venezuela, Guatemala e Colômbia, Que ocupam como Quatro Primeiras colocações . Mas FICA Muito Longe da de paises Como Cuba UO Holanda Que, Na Faixa de 0,5 vitimas de Armas de Fogo POR 100mil Habitantes E Muito Mais Longe ainda da Coreia UO que Japão, taxa de UMA Approximatif 0,1 mortes POR Armas de fogo POR 100.000 Habitantes: 200 Vezes Menor QUE A Brasileira.
Se 20,4 óbitos POR AF E uma mídia Nacional, Diversos ESTADOS e / or municípios apresentam UMA Situação Bem Mais complexa e preocupante:
  • Varias UF ultrapassam a casa dos 30 óbitos POR AF EM 100 mil Habitantes: Espírito Santo, Pará, Bahia, Paraíba e Pernambuco, com UMA Situação especial: a de Alagoas, com hum Índice de 55,3.
  • Quatro municípios superam um inaceitável Marca de 100 óbitos POR AF EM 100 mil Habitantes: Dois da Bahia-Simões Filho e Lauro de Freitas-e OS other two encontram-se não-Campina Grande Paraná do Sul e Guaíra.
O Estudo Analisa also o sexo, Raça / cor e Idades das vitimas destacando Que São prioritariamente Jovens, negros e fazer sexo masculino o Destino dos disparos.
   O Texto Completo fazer Relatório, ASSIM COMO planilhas contendo Dados Dos 5,565 municípios fazem País, PODE Ser acessado um sites NOS: www.cebela.org.br e www.flacso.org.br
 Atenciosamente,

Jorge Werthein
Presidente fazer čebela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim