sábado, 2 de fevereiro de 2013

Movimento Negro


[Anexos de Jose Antonio dos Santos da Silva incluídos abaixo]
Em 26/01, às 17 horas, iniciaram-se as atividades do Fórum Social Mundial Temático POA 2012: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável. Lá estavam homens e mulheres negros e não negros militantes dos movimentos sociais e sindicais, dando legitimidade ao processo construído por quase um ano, para a realização deste momento de comemorar a democracia.
Militantes do movimento social negro do Estado do Rio Grande do Sul, não se furtaram da construção deste momento, construindo o GT do Mundo da Igualdade Racial, responsável pela coordenação das atividades no Mundo da Igualdade Racial, no Largo Zumbi dos Palmares.
Uma parte se dedicou as atividades políticas (oficinas), que tiveram o êxito de realizarem 70% das oficinas propostas, que podem ser acompanhadas em imagens pelo blog: www.mengrofsmtpoa.blogspot.com ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4498795513641.2144792.1402995736&type=1&notif_t=like e outra parte se dedicou as atividades culturais, que infelizmente devido à tragédia na cidade de Santa Maria/RS, tiveram de ser suspensas.
Temas como: Segurança Alimentar, Comunidades Tradicionais, Feminismo, Gênero, Lutas do Movimento Social Negro, Negras e Negros nos Espaços de Poder, Direitos Humanos, Vitimas de Violência, Culturas Indígenas, Educação das Relações Etnicorracias, A Cor da Cultura, Lei 10.639, Direitos do Idos, Peças Teatrais, Culturas Populares, Projeto Vó Chica, Políticas de Ação Afirmativas, Cotas Raciais e Sociais na Pós-graduação, A População Negra e a Mídia, Extermínio da Juventude Negra, Serra da Barriga e Cerro de Porongos, Arte e Cultura do Povo Negro e os Impactos na Saúde, Teologia das Religiões de Matriz Africana, O Negro e o Mercado de Trabalho, Cosmovisão Africana, Desenvolvimento Econômico e Igualdade Racial, Comunicação e Globalização, Malcon X e Abdias do Nascimento, foram debatidos neste dias.
Não podemos deixar de registrar a presença fortíssima do racismo institucionalizado na construção do Mundo da Igualdade Racial. O desrespeito para com os pedidos feitos e as ameaças por parte de representantes da empresa contratada pelo Gestor Público para colocar as estruturas, contra militantes que lá estavam para construir um espaço com qualidade para receber os debates propostos pela organizações com compromisso na luta racial.
Mas isto não abalou e os militantes comprometidos sustentaram suas posições, mesmo contra as ameaças e ofensas recebidas, pois somos negros em movimento e não temos nada a esconder.
Por tanto, queremos sim agradecer a Todas e a Todos, que por lá passaram e até mesmo os que não puderam se fazer presente, mas que acreditaram que com luta e organização nosso povo avança e se faz respeitar.
Temos de manter e sustentar em “nós” os preceitos da ética e da moral recebidos de nosso ancestrais, mesmo que os representantes da “Casa Grande” tentem jogar nossos irmãos uns contra os outros.
Diante disto, propomos que estejamos juntos durante o ano de 2013, para que em 2014 o GT do Mundo da Igualdade Racial se encontre mais forte e organizado, para resistir às pressões do racismo e dos racistas que se escondem atrás dos cargos públicos e do poder econômico que corroí e corrompe a sociedade.
Neste dia de Ogum, quinta-feira, dia de fechamento do FSM Temático, neste ano de Xangô e Iansã a unidade de nosso povo prevaleceu diante da desorganização e do desrespeito do Senhor Opressor.
Àse.
José Antonio dos Santos da Silva
Um Negro em Movimento no Sul
José Antonio dos Santos da Silva
51.84908721 - Oí
51.97107373 - Vivo
51.82490039 - TIM
51.94225905 - Claro

"Quem é de Axé diz que é!

"Ogun ko nife o si ewu lona wa"
"Com a proteção de Ogun não haverá nenhum perigo em nosso caminho".

PANTA REI = (TUDO MUDA)

Assistente Supervisor
Forever Living Producto Brasil
"Ubuntu" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é: "humanidade para todos".
Ubunto também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Página pessoal - http://joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com

Skype: jass_62
__._,_.___
Anexo(s) de Jose Antonio dos Santos da Silva
1 de 1 foto(s)
ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:
    "Estamos convencidos de que a mudança histórica em  perspectiva 
    provirá de um movimento de baixo para cima, 
    tendo como atores principais os  países subdesenvolvidos 
    e não os países ricos; os deserdados e  os pobres 
    e não os opulentos e outras classes obesas; 
    o indivíduo liberado partícipe das novas massas 
    e não o homem acorrentado; 
    o pensamento livre e não o discurso único. 
    Os pobres não se entregam e descobrem  a cada dia 
    formas inéditas de trabalho e de luta; 
    a  semente do entendimento já está plantada e o passo seguinte é o seu florescimento 
    em atitudes de inconformidade e, talvez, rebeldia." 

    Milton Santos em Por Uma Outra Globalização - Do Pensamento Único à Consciência Universal
    .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sim