quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Caravana RGE



Caravana RGE realiza Seminário Regional de Educação em Vacaria


Professores de 12 municípios participarão das atividades sobre eficiência energética
e meio ambiente. Encontro marca o lançamento da Mostra Fotográfica
do Projeto educativo da Rio Grande Energia.

Com o objetivo de promover o conhecimento e estimular habilidades e atitudes sustentáveis, por meio da capacidade transformadora da educação, o projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência realiza na próxima terça-feira (5/3), em Vacaria, o V Seminário Regional de Educação. O encontro integra as ações do Projeto que leva educação, cultura, conhecimento e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar dos municípios da área de concessão da Rio Grande Energia (RGE). O Seminário acontece a partir das 8h, na Casa do Povo – Rua Borges de Medeiros, 1.987 –, e é destinado a educadores dos municípios de Vacaria, Esmeralda, Muitos Capões, Capão Bonito do Sul, Caseiros, São João da Urtiga, São José do Ouro, Maximiliano de Almeida, Ciríaco, Muliterno, São José dos Ausentes e Campestre da Serra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de março, pelo site www.caravanarge.com.br/inscricoes.
Em um dia repleto de atividades destinadas à capacitação e a troca de experiências, educadores da rede pública de ensino participarão de oficinas multidisciplinares e terão a oportunidade de conhecer a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – exposição científica interativa sobre energia elétrica que estimula o público a fazer suas próprias descobertas sobre a importância da energia - e pelo espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”, que visa a mobilização dos diferentes públicos na dinâmica do Projeto por meio de uma abordagem sensível e divertida. Também integra a programação do Seminário, a palestra “Desafios da Sustentabilidade”, ministrada por Genebaldo Freire Dias, Doutor em ecologia e referência na área de educação ambiental. Durante o encontro, serão entregues materiais didáticos que darão suporte ao trabalho realizado em sala de aula.
 No decorrer dos próximos meses, ações destinadas aos alunos dos municípios participantes do encontro serão realizadas em cada um deles. Em Vacaria, a Caravana RGE retorna com a Arena Cênica nos dias 7, 8 e 9 de maio, com apresentações do espetáculo teatral e exposição do Túnel do Conhecimento. O Seminário Regional de Educação é uma promoção da Rio Grande Energia (RGE), em parceria com Prefeitura Municipal de Vacaria, através da Secretaria de Educação do município, e  7ª, 15ª e 23ª Coordenadorias Regionais de Educação.
Mostra Fotográfica
       O Seminário da Caravana RGE em Vacaria marca o lançamento da Mostra Fotográfica itinerante do Projeto, composta por 80 painéis que registram os melhores momentos da 1ª edição da Caravana, realizada em 2010, onde foram visitadas 80 cidades da área de atuação da empresa. Nos painéis estarão expostas fotos que mostram todas as atividades de pré-produção nos municípios, como reuniões e visitas para divulgação das atividades e escolha do local para o recebimento das ações, até a montagem das estruturas, ensaios dos atores da peça, escolha de figurinos, construção dos experimentos científicos e a realização das atividades em cada cidade. A mostra estará presente em todos os Seminários Regionais de Educação do Projeto. As próximas cidades a receber a estrutura serão Soledade, Erechim e Sarandi.
O projeto
      Iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), o Projeto Caravana RGE leva educação, cultura, diversão e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar do nosso Estado, de forma lúdica, atraente e interativa. A empresa acredita que abordar, desta forma, temas que envolvem mudança de prática e de comportamento é o caminho para a conscientização. E que é mais fácil aprender brincando, isso todo mundo sabe. O Projeto é apresentado à comunidade escolar em dois momentos. Primeiro, são realizados os Seminários Regionais de Educação, onde os professores conhecem Projeto e sua proposta pedagógica, e todas as atividades teóricas e práticas referentes aos temas. Em um segundo momento, a Caravana RGE percorre os municípios participantes do Seminário, com ações também para os alunos.
Edição 2012/2013
Em sua segunda edição (2012/2013), a Caravana vai percorrer mais 94 municípios da área de concessão da empresa, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. A estimativa é atender professores e estudantes de 1.000 escolas em 250 ações.Além dos Seminários Regionais de Educação já ocorridos em Bento Gonçalves, Gravataí, Três Passos e Cruz Alta, serão realizados mais quatro Seminários nas cidades-polo da área de concessão da RGE: Vacaria, Soledade, Erechim e Sarandi. São encontros preparados especialmente para os educadores, com o objetivo de apresentação do Projeto, promoção do aprendizado e troca de experiências. A expectativa é de que 2.500 docentes participem dos Seminários.
Sobre a RGE
       A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) existe há mais de dez anos e é desenvolvido de acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 96.000.000,00 em 55 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 73.000 kW e de Energia Conservada de 250 GWh/ano.

Serviço:
O quê? Seminário Regional de Educação da Caravana RGE
Quando? Terça-feira (5/3), a partir das 8h
Onde? Casa do Povo – Rua Borges de Medeiros, 1.987
Entrada gratuita

Fotos: Professores no Túnel do Conhecimento e espetáculo teatral "Viagem ao mundo da eletricidade"
Crédito: Divulgação / Caravana RGE

Michelle Pereira
Assessora de Imprensa
Núcleo de Comunicação
Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
(51) 3391.4515 / (51) 9655.5874


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim