sexta-feira, 13 de julho de 2012

Audiência Pública do Fechamento do Comércio Aos Sábados parte 6

Cotas


Cotas:

O relatório do Senador Paulo Paim sobre projeto de cotas será votado dia 10/7 no Senado. Mais uma etapa na consolidação das políticas de ação afirmativa. Abaixo um poema sobre educação:

Fonte: poesiacontexto@terra.com.br
__________________________________________________________________________________
Eleições se aproximando...

É fácil falar, difícil é traduzir em ações aquilo sobre o que se fala. A diversidade, por exemplo, muito se fala sobre ela, mas pouco se vê na prática. Outras cidades deveriam ter a coragem de seguir o exemplo de Salvador:


Candidatos apostam na militância negra e social na busca de voto

30/06/2012 às 00:28

Regina Bochicchio

Com o anúncio oficial da vereadora comunista Olívia Santana na vaga de vice na chapa do candidato petista Nelson Pelegrino, nesta sexta, 29, após a retirada da candidatura da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), os três principais nomes à sucessão desse ano em Salvador têm como parceiros de chapa pessoas negras, o que deixa claro que as candidaturas estão de olho, também, nos votos dessa população e no eleitorado que cada um desses nomes agrega, de formas distintas.

Além de Olívia, "a negona de Salvador", que sobe no palanque ao lado de Pelegrino, neste sábado, 30, na convenção do PT, que acontece no Bahia Café Hall, entraram no jogo eleitoral a militante negra Célia Sacramento (PV) com ACM Neto (DEM) e o jovem da periferia Nestor Neto com Mário Kertész – chapa esta oficializada em convenção nesta sexta. Isso sem falar nos candidatos do PRB, Bispo Marcio Marinho, e Hamilton Assis (PSOL), também negros, mas com origens políticas muito diferentes.

A escolha de vices negros é visto como “feliz coincidência”, pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). Fato é que o vice tem função pragmática na chapa: a de agregar valor e atrair votos. Em caso de vitória, o partido do vice divide espaço no poder.

Trata-se de coincidência ou estratégia política? “Em parte é coincidência, em parte estratégia”, analisa o professor de ciências políticas da UFBA, Joviniano Neto. “Em termos gerais há uma estratégia de se aproximar de forma simplista o eleitorado do pobre, cuja maior parte é negro”, diz o professor. Entretanto, “cada negro que sai a vice tem uma trajetória diferente” e uma especificidade em cada candidatura. “Não dá para dizer que é tudo uma coisa só”, diz.

Articulação - O caso do DEM, que saiu na frente na escolha de uma militante negra, Célia Sacramento, para vice de Neto, a parceria pode funcionar como “complemento ou vacina”, diz Joviano: a imagem do DEM pode ser associada ao partido que entrou na Justiça contra as cotas raciais, por exemplo. Célia, figura respeitada, pode aproximar a população negra da candidatura. Soma-se o fato de ser mulher. A reportagem não conseguiu, nesta sexta, falar com o presidente do Democratas baiano, José Carlos Aleluia.

O caso do PT é diferente. A candidata preferida era Alice, que não quis a vice na chapa e não é negra. O movimento orquestrado pelo governador Jaques Wagner (PT) fez os candidatos da base desistirem, menos Alice, que ficou isolada, tornando inviável a manutenção de sua candidatura. “Para mim é sem dúvida motivo de lamento, mas a conjuntura política não é só a arte do desejo, mas a arte do possível”, disse a deputada.

Porque Olívia? “Tem uma grande trajetória, é mulher como eu e ainda agrega a questão étnica, anti-racista, ligada à cultura e educação. Militante social”, afirmou. Para Daniel Almeida, “ela é a cara da cidade”. Junte a isso 9,6 mil votos em 2008 e outros 9,9 mil nas eleições de 2010 para deputada federal.

Questionada, Olívia, que corre o risco de ficar sem mandato em 2013 caso a vitória não seja do PT, disse que em política sempre há riscos e dá a dica: “a união de forças de parceiros históricos é para o projeto maior”. De fato, a parceria unifica a articulação, para militância, com movimentos social e sindical, ligados ao PT e PCdoB.

Já a candidatura do PMDB pode ser a que mais chega perto da estratégia de querer aproximar do eleitor o negro pobre: “Ele (Nestor) não tem militância negra, mas é atuante e pode complementar a candidatura de Kertész”, diz Joviniano Neto.

Mas segundo o presidente estadual do PMDB, Lucio Vieira Lima, o que moveu a escolha do vice Nestor Neto foi “o talento de um jovem que mostra intenção de renovar a política baiana”. E completa: “Ele é nascido e criado na periferia, é líder comunitário, tem sangue jovem para unir à experiência de Mário”.

Quem é quem:

Nestor Neto (PMDB) - Nestor Neto começou a vida política no movimento estudantil, chegando a presidir a Grêmio Estudantil do Colégio Central e a Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes). Liderança na “Revolta do Buzu”, em 2003, Neto filiou-se ao PMDB no mesmo ano. Aos 31 anos, administrador de empresas, possui experiência nas urnas, adquirida em 2004, 2006 e há quatro anos, quando obteve mais de 6 mil votos. Em 2010, preferiu participar da campanha de Geddel Vieira Lima ao governo do Estado.

Olívia Santana (PCdoB) - Nasceu em Salvador no dia 25 de março de 1967, na comunidade do Alto de Ondina, filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Está no terceiro mandato do Legislativo municipal. Pedagoga formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Olívia começou na política com o movimento estudantil, em destaque na luta contra a discriminação racial. É dirigente da Unegro e eleita ouvidora-geral da Câmara (2011-2012).

Célia Sacramento (PV) - Célia Sacramento é professora universitária e militante pela igualdade racial. Candidatou-se a deputada federal em 2010 e teve 7.674 votos, não sendo eleita. Filiada ao PV de Salvador, Célia Sacramento tem como referência, além da sua atuação no movimento negro, o seu discurso de esquerda e a sua forte inserção nos movimentos sociais da capital baiana. Célia Sacramento, 44 anos, nasceu em São Paulo, mas foi criada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, tendo estudado em escolas da rede pública.


Fonte: http://atarde.uol.com.br/eleicoes2012/noticia.jsf?id=5850145&t=Candidatos+apostam+na+militancia+negra+e+social+na+busca+de+voto
_________________________________________________________________________________________
E-BOOK DOS NOMES AFROS

Os e-books ganham cada vez mais espaço, embora o livro em papel continue fascinando e ainda tenha um longo caminho a percorrer. O livreto 
Nomes Afros e seus significados estava esgotado e uma maneira encontrada para disponibilizá-lo foi o formato e-book. O livreto de nomes em formato eletrônico poderá ser adquirido na plataforma hotmart:http://www.hotmart.net.br/produto/M66186M/Nomes-Afros-e-seus-Significados/—554006-



Caso não queira mais receber nossos e-mails, clique em "responder" e coloque "excluir" na linha do assunto.

Anda


Se você não consegue visualizar esta mensagem corretamente, acesse aqui.
Para garantir o recebimento desta mensagem em sua caixa de entrada, adicione contato@anda.jor.br à lista de remetentes
confiáveis ou ao seu catálogo de endereços. Para saber como se faz, veja as instruções aqui.
Anda
13/07/2012EDIÇÃO 045
Reino Unido
Experimentos com animais alcançam número mais alto em 25 anos
Dóceis e companheiros
Estudo com fotos revela que pit bulls podem ser os melhores companheiros para crianças
Vitória parcial
Coreia do Sul proíbe captura de golfinhos para entretenimento
Direitos dos Grandes Primatas - Pedro A. Ynterian
Um plano de mentes doentias
Falta de alimentação
Secas extremas podem causar extinção de peixes-boi na Amazônia
Barcelona
http://www.anda.jor.br/13/07/2012/ativistas-protestam-contra-producao-de-foie-gras
Cenas do documentário VIDA
 
"Quando Shakyamuni Buda tem a sua experiência iluminada, ele diz: ?"Eu, a terra e todos os seres juntos nos tornamos o caminho.?". E por isto, é muito impo..."
Monja Coen
Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista
+ LEIA MAIS
Faça
aqui sua doação
Gori.la
R2PRO
 
2008-2012 | ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
anuncie | faleconosco@anda.jor.br
Gorila Comunicação Web
Inuvem | R2PRO | GAP
ANDA respeita sua privacidade e é contra o SPAM na rede. Enviamos essa newsletter informativa para você como
uma ação complementar do nosso site.
 Caso você queira cancelar o recebimento das mensagens, acesse aqui.

SSI


Caso n�o visualize adequadamente o boletim abaixo. Clique aqui.
Boletim Informativo Informativo Eletrônico SSP
Nº 014 de Segunda-feira, 09 de Julho de 2012 - Porto Alegre - RS - Brasil

Destaques

Fábrica de concretos no presídio de Uruguaiana aumenta produção no primeiro semestre

Um convênio entre a Prefeitura de Uruguaiana e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) viabiliza trabalho para cerca de 20 presos da Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMU) e amplia a produção de peças de concretos no primeiro semestre.
   Leia mais.

Detentas em Torres se formam no curso de camareira e hospedagem

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Secretaria de
Cultura de Torres e Senac, entregaram nesta sexta-feira (06) o diploma do curso de Técnicas de Camareira e Hospedagem de apenadas do Presídio Estadual Feminino de Torres (PEFT).
   Leia mais.

Enfermaria prisional de Uruguaiana promove atenção básica à saúde e reduz escoltas a hospitais

A enfermaria da Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMU) realiza, em média, 250 atendimentos aos apenados por mês. Os trabalhos envolvem curativos, aferição de pressão, coletas de sangue, prevenção e tratamento à tuberculose, diabetes e HIV.
   Leia mais.

Penitenciárias femininas realizam formaturas em Pintura Predial

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Fundação Maçônica Educacional (FME) e Grupo eEduca realizaram, nesta sexta-feira (6), as cerimônias de formaturas do Curso de Pintura Predial com aplicação de Textura.
   Leia mais.

Susepe abre mais vagas de trabalho para detentos de São Jerônimo

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o município de São Jerônimo irão oferecer trabalho remunerado para mais 10 apenados dos regimes aberto e semiaberto recolhidos no Presídio Estadual de São Jerônimo, localizado a 57 quilômetros de Porto Alegre.
   Leia mais.

Força-tarefa promove aumento de 66% nos esclarecimentos de homicídios em junho

A força-tarefa da Polícia Civil, criada em 1º de junho deste ano, promoveu um aumento global de 66% no esclarecimento de homicídios no Rio Grande do Sul. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a elevação chega a 492%.
   Leia mais.

Governo do Estado realiza evento do RS na Paz no bairro Restinga

O bairro Restinga foi o segundo a receber o RS na Paz Comunidade. A ação, que aconteceu nesta quarta-feira (4), tem como objetivo levar serviços do Estado e atividades educativas nas comunidades onde estão instalados os Territórios de Paz.
   Leia mais.

Fábrica de concretos no presídio de Uruguaiana aumenta produção no primeiro semestre

Um convênio entre a Prefeitura de Uruguaiana e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) viabiliza trabalho para cerca de 20 presos da Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMU) e amplia a produção de peças de concretos no primeiro semestre.
   Leia mais.
Caso não queira mais receber este informativo, Clique aqui

Audiência Pública do Fechamento do Comércio Aos Sábados parte 5

Porto Alegre RS


        A MANCHETE

Revitalização da Praça Otávio Rocha prevê local para cafeteria

A Praça Otávio Rocha, que deverá ser entregue requalificada à cidade no final de julho, contará com os serviços de uma cafeteria. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) publicou o edital para Concorrência Pública, do tipo maior oferta, para uso da edificação localizada na praça, através de Termo de Permissão de Uso Onerosa. As propostas devem ser apresentadas no dia 9 de agosto, às 15h, na avenida Carlos Gomes, 2120, sala 200. O preço mínimo a ser ofertado pelo pagamento mensal será de R$ 1,5 mil. O horário de funcionamento do café será das 8h às 22h. Leia mais...
        DESTAQUES

Entidades que atendem crianças e adolescentes são homenageadas

Cidade que se destaca no atendimento oferecido a crianças e adolescentes, Porto Alegre irá compartilhar o reconhecimento conquistado com entidades que atuam no setor. A homenagem será realizada às 14h da próxima sexta-feira, 13, na abertura da Semana Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em cerimônia no auditório do Ministério Público Estadual (rua Andrade Neves, 106), o prefeito José Fortunati irá entregar certificado de reconhecimento para cada uma das 17 redes de atendimento para crianças e adolescentes instituídas em Porto Alegre. A ação é promovida pela Coordenação dos Conselhos Tutelares e pela prefeitura. Leia mais...

Educação Especial insere estudantes com deficiência

Um dos alvos de maior atenção da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o setor de Educação Especial trabalha no constante aumento e desenvolvimento de oportunidades para alunos com algum tipo de deficiência ou altas habilidades. Atualmente, cerca de 6% dos estudantes da rede municipal de ensino são de inclusão. Para atendê-los, a Smed oferece escolas e acompanhamentos especiais, formações a pais e professores, vagas em entidades especializadas e preparação para o trabalho, entre outras iniciativas. Porto Alegre possui quatro Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental (EMEEFs), com professores especializados, que atendem alunos entre seis e 21 anos com deficiência intelectual ou transtornos globais de desenvolvimento. Leia mais...

Prefeitura sorteia bolsas de estudo para jovens e adultos

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebe inscrições até sexta-feira, 13, para sorteio de bolsas de estudos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são para cursar o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª séries, correspondentes aos atuais 6º, 7º, 8º e 9º anos. Para concorrer, é necessário ter, pelo menos, 15 anos quando iniciar o curso. O candidato também deve possuir renda per capita de até dois salários mínimos nacional (R$ 1.244,00), ser domiciliado em Porto Alegre e ter concluído a 4ª série. As inscrições devem ser feitas de terças e sextas-feiras, na sede da Smed (rua dos Andradas, 680,  3º andar, sala 301 – Centro Histórico), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Leia mais...
        EVENTOS

Cultura apresenta estudo em conferência internacional

Estudo realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, através do Observatório da Cultura de Porto Alegre, será apresentado em Barcelona durante a VII Conferência Internacional de Pesquisa em Política Cultural, que começou nesta segunda-feira, 9, e segue até quinta-feira, 12. Participam representantes de 46 países, sendo o Brasil o terceiro em número de inscritos, atrás apenas da Espanha e do Reino Unido. Intitulado Indicadores Culturais e o Novo Modelo de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, o estudo aborda os indicadores utilizados atualmente para avaliar e aperfeiçoar as ações da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, tendo como base o Novo Modelo de Gestão, estabelecido e implementado pela atual gestão da Prefeitura de Porto Alegre.Leia mais...

Inscrições para o Acampamento Farroupilha vão até sexta

As inscrições para instituições que queiram fazer parte do Acampamento Farroupilha 2012 estão abertas até sexta-feira, 13, no Galpão da Guarda do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Como em outras edições, as inscrições estão abertas exclusivamente para instituições que já participaram do evento anteriormente. Estima-se que em torno de 360 piquetes acamparão no local. Conforme o secretário adjunto da Cultura e coordenador do Acampamento Farroupilha, Vinicius Brum, a partir do dia 17 de julho começará a ser montada a rede elétrica e de água. Leia mais...

Ingressos para o Porto Alegre em Cena já estão à venda

Uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, o festival internacional Porto Alegre em Cena inova nesta 19ª edição e promove a venda antecipada de ingressos de alguns dos principais espetáculos do festival: Mãe Coragem e seus filhos (Alemanha), do Berliner Ensemble, Fuerza Bruta (Argentina) e Poemúsica, com Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos e Cid Campos. Clique aqui para ver como será a pré-venda. O Poa em Cena traz pela primeira vez o grupo alemão Berliner Ensemble, com a montagem Mãe Coragem e seus filhos, de Bertolt Brecht. Leia mais...
        SERVIÇOS

Confirmado o terceiro óbito de gripe A em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta segunda-feira, 9, mais um óbito por gripe A (H1N1) em Porto Alegre. A paciente, uma mulher de 59 anos, estava internada desde o dia 22 de junho e foi a óbito no dia 7 de julho, não vacinada e com comorbidade, sendo pneumopata, portadora de doença renal crônica e imunodeprimida. Desde janeiro até agora, em Porto Alegre, já são 18 casos confirmados da doença, com três óbitos. De acordo com a Vigilância em Saúde do município, as unidades de saúde de Porto Alegre estão recebendo novos lotes de vacinas, enviados pelo Ministério da Saúde. Leia mais...

Fazenda implanta Sistema Integrado de Administração Tributária

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) realizará, de 11 a 16 de julho, a implantação do Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat), que será responsável pelo processo de modernização do gerenciamento de informações no âmbito da administração municipal. Nesse período, a Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda estará fechada, e os serviços prestados pelo Posto de Arrecadação no Foro Central, o atendimento público na Procuradoria da Dívida Ativa e site da SMF estarão inoperantes. Os pedidos de serviços devem ser encaminhados com antecedência, a fim de não acarretarem prejuízo quanto ao atendimento. Leia mais...

Serviços de saúde ampliam horário e avaliam benefício ao usuário

Uma experiência piloto que prevê o funcionamento ampliado de algumas unidades de saúde, localizadas na  Gerência Distrital de Saúde Leste Nordeste (GDS), será realizada nesta quarta-feira, 11. A intenção é avaliar o impacto do novo horário para os usuários dos serviços. As Unidades de Saúde da Família (USF) Milta Rodrigues, Tijuca, Laranjeiras, Jardim Carvalho e Vila Pinto terão horário de atendimento estendido até 19h. O Ambulatório Básico Bom Jesus e a Unidade Básica de Saúde Vila Jardim funcionarão até 20h. Consultas médicas, odontológicas e de enfermagem estão sendo agendadas. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO         VEJA IMAGEM DE SATÉLITE

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.