sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Abuso de Brigadianos em Porto Alege RS


6/5/09

Abuso de Brigadianos em Porto Alegre RS

06 de maio de 2009 | N° 15961AlertaVoltar para a edição de hoje

PORTO ALEGRE

Afastados PMs que agrediram jovens

Policiais foram flagrados por cinegrafista amador durante operação


Quatro soldados do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) foram afastados do patrulhamento de rua ontem após a divulgação de imagens que mostram os PMs agredindo dois jovens durante a madrugada no bairro Floresta, em Porto Alegre.
As cenas foram captadas por um cinegrafista amador e mostradas pela RBS TV.
Assista ao vídeo
O episódio ocorreu às 3h10min no cruzamento das ruas Voluntários da Pátria e Barros Cassal. Os jovens aparecem de costas para uma parede e com as mãos para o alto, quando um deles é atingido por uma espécie de voadora desferida por um PM. Depois, outro jovem aparece no chão, sendo atingido por tapas, socos e um pontapé. Em seguida, um dos rapazes, aparentando se afastar do local, chuta uma bicicleta e é imobilizado por PMs, espancado com mais socos e chutes.
Assim que as imagens foram veiculadas no Jornal do Almoço, o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Leonel da Rocha Andrade, determinou o afastamento dos PMs e abertura de um inquérito policial-militar. A investigação tem prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 10. Enquanto isso, os PMs deverão prestar serviços administrativos e passar por aulas de reciclagem.
Os quatro soldados pertencem à 5ª Companhia do 9º BPM – pelotão de operações especiais que dá apoio aos demais PMs em 21 bairros da área central da Capital.
O comando da BM divulgou nota de repúdio ao episódio. Visivelmente irritado, o comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade, classificou o caso de “inaceitável”.
– Toda intervenção da BM visa sempre a proteger a vida e, nesse caso, não foi o que aconteceu. Não podemos prejulgar, mas, diante das imagens, é possível vislumbrar crime militar de abuso de autoridade e, quem sabe, lesão corporal – acrescentou o subcomandante-geral, coronel Lauro Binsfeld.
O delegado Antônio Vicente Vargas Nunes, da 17ª Delegacia da Polícia Civil (Centro), determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso.
Fonte: Zero Hora
 criado por jornalnegritude     12:06:42 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Destaque Vermelho


 DESTAQUES
DA EDIÇÃO DE HOJE DO PORTAL VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim