58º Feira do Livro de Porto Alegre

- 58ª Feira do Livro de Porto Alegre - 
Balanço Final

Uma Feira mais aberta, com mais espaço. Assim o público encontrou a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Totalmente adaptado ao traçado original de uma Praça da Alfândega renovada, o evento de 2012 foi ainda mais valorizado depois da conclusão das obras do projeto Monumenta.
Dias de sol, céu de brigadeiro. O tempo bom trouxe o público para reencontrar os livros e para ler sob a sombra dos jacarandás. Segundo a Brigada Militar, mais de 1.300.000 pessoas passaram pela Feira do Livro deste ano, desvendando o conteúdo das barracas e da programação diversificada, que contemplou todas as idades e todos os interesses.
 
Mais espaço para todos - A Feira do Livro teve sua estrutura projetada para que todos pudessem aproveitar as atrações dos 17 dias de evento com conforto e tranquilidade. A acessibilidade foi prioridade com as instalações adaptadas para o trânsito de deficientes físicos. Por meio de um convênio entre a organização da Feira e a Secretaria de Acessibilidade, foram realizadas melhorias em diversos pontos das instalações na Praça e no Cais do Porto. Os estandes e os locais das principais atrações contavam com rampas de acesso, além de diversos banheiros adaptados espalhados pelo complexo. 
 
No Cais do Porto, monitores receberam e conduziram deficientes visuais por atividades especificas, como o Espaço Braille, no qual equipamentos especiais auxiliavam os portadores de deficiência visual na leitura. A parceria com a Confraria das Letras em Braille rendeu a apresentação de 10 títulos em braille,  que foram distribuídos para escolas e bibliotecas públicas do interior do Estado e entidades de atendimento ao deficiente visual. Em outro espaço, coordenado pela Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, eram disponibilizados audiolivros no formato MP3. 
 
O futuro da Feira - O evento de 2012 nem bem termina, e a 59ª edição da Feira entra em pauta. A continuidade vem acompanhada de novos desafios. O principal deles será acompanhar e interagir com a transformação do Cais do Porto, que abriga a área Infantil e Juvenil. A parceria com a concessionária que administra as obras do complexo do Cais do Porto, já sinaliza que a Feira não perderá esse espaço.
 
 
Principais números referentes à 58ª Feira do Livro de Porto Alegre:
 
 
VOLUME DE VENDAS DE LIVROS
 
Total de exemplares: 411.056 livros vendidos
 
Comparativo de Vendas





Ano
Área Geral
Área Infantil e Juvenil
Área Internacional
Total
2012
315.743
78.374
16.939
411.056
2011
338.566
101.509
19.514
459.588
2010
300.762
89.059
21.698
411.519
 
Forma de obtenção dos números referentes às vendas: diariamente, cada um dos expositores da Feira preencheu um formulário informando o número de livros vendidos no dia anterior. Os formulários foram recolhidos por funcionários da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), que contabilizou os números. Durante a Feira, foram divulgadas duas parciais de vendas nos dias 29 de outubro e no dia 6 de novembro.
 
A pequena redução em relação ao volume de vendas do ano anterior pode ser justificada pelo fato de a Feira ter tido dois dias a mais (19) em 2011 e, ainda, no mesmo ano, ter incluído o dia 15 de novembro (mais um feriado).
 
 
 
PÚBLICO         
De acordo com estimativas da Brigada Militar, o número de visitantes da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre chegou a 1 milhão e 300 mil pessoas. 
 
 
AUTÓGRAFOS
No total, foram realizadas 702 sessões de autógrafos, assim distribuídas: 
- Praça de Autógrafos: 513
- Deck dos Autógrafos/Área Infantil e Juvenil: 59
- Memorial do RS (sessões coletivas): 113
- Autógrafos em outros locais: 17
 
**Maior fila: Martha Medeiros
 

NÚMEROS DA PROGRAMAÇÃO

* Área Geral/Adulta
A equipe da programação da área Adulta contava com 25 participantes quando a Feira começou (coordenação, produtores, assessoria, monitores). Muitos a ela se juntaram no percurso para colocar a programação na rua.
 
Num total de 327 atividades na área Geral, a Feira contou com a parceria de 153 instituições e entidades. Foram 194 mesas-redondas; 85 apresentações artísticas, 31 oficinas e 17 sessões de cinema, envolvendo 652 participantes: 25 convidados internacionais, 53 nacionais de outros estados e 574 gaúchos, que encontraram nos espaços da Feira atentos ouvintes e fãs.
 
Exatas 13.080 pessoas assistiram aos encontros com o livro e escritores. Às programações artísticas, 7.436 pessoas tiveram acesso. Outros 1.395 oficinandos usufruíram das tantas possibilidades apresentadas. 
 
Total = 21.911 pessoas participando, numa média de 1.289 pessoas/dia, ou seja, um acréscimo de 12,44% com relação ao público de 2011.
 
 
* Área Infantil e Juvenil
 
Atividade
Quantidade
Total
Encontros de autores com alunos
Autor no Palco (para alunos do ensino fundamental)
30




94
Casa do Pensamento (para público jovem)
22
Território das Escolas (para alunos do ensino fundamental)
12
QG dos Pitocos (para pré-leitores)
15
Ateliê da Imagem
8
Sala de Vídeo
7
Encontros em escolas
200
200
Atividades artísticas 
Concertos  (Ospa, Orquestra Villa-Lobos e Concertos Comunítários Zaffari)
3




54
Saraus
3
Espetáculos para alunos da EJA
8
Espetáculos infantis (Teatro, QG dos Pitocos, Pórtico Central e Território das Escolas)
40
Contações e cantações de histórias no QG dos Pitocos
Contações/cantações de histórias com equipe da Feira

85 sessões

85

Ciclo A Hora do Educador
Seminários e ciclos de atividades
9, totalizando 73 atividades, como segue:
Seminário A Arte de Contar Histórias - 16
Seminário Confraria Reinações - 4
Seminário Aeilij - 10
Programação parelela Trançando Histórias - 9
Mutação na Feira: Hz, zines e cultura pop - 7
Ciclo Informática na Educação - 3
Ciclo Acessibilidade e Inclusão Social - 5
Encontro Agapasm - 11
Atividades independentes - 9






82
Exposição
Traçando Histórias - Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil

1
A Arte Levada a sério - atividades propostas por escolas ou pela comunidade
Sessões de autógrafos e apresentações artísticas de escolas


87


SITE E MÍDIAS SOCIAIS 
 
Durante os 17 dias de Feira do Livro, foram produzidas mais de 390 matérias para o site. As visitas somaram 89.781, uma média de 5.281 por dia. Foram 571.987 visualizações de páginas, com duração média da visita de 05m06s. 
 
Nas redes sociais, tanto o Twitter quanto a fan page do evento no Facebook tiveram significativo crescimento de seguidores e fãs. Destaque para a página no Facebook que começou a Feira (dia 26/10) com 4.311 fãs e chegou no dia 11/11 com 7.043.
 
O maior índice de pessoas falando sobre postagens feitas na fan page, durante a Feira, se deu na semana de 28 de outubro a 02 de novembro. O pico foi de 6.812 pessoas, com um alcance viral (registra o número de amigos que viram as interações dos fãs) de 147.084 pessoas. 
 
A ação destaque - de fotografar pessoas na feira 'entre parênteses', símbolo da campanha "Abra espaço para a literatura na sua vida" - colocou mais uma rede social em operação na Feira, o Instagram, que rendeu 272 fotos de personalidades e pessoas do público em geral do evento, com 1740 curtidas no Facebook.
 
-.-.-.-
DEPOIMENTOS 
 
"A 58ª Feira do Livro de Porto Alegre passou, abrindo espaço para o livro, a leitura e a literatura na vida de todos aqueles que a ela se juntaram nestes dezessete dias de festa para o livro. Escritores ganharam rosto e voz na memória de seus leitores: abriu-se espaço para a divulgação de seus livros.
Novos escritores ganharam a possibilidade de aprimorar sua escrita com outros escritores: abriu-se espaço para as oficinas. As palavras ocuparam seu lugar também fora dos livros: abriu-se espaço para as apresentações artísticas e para a transversalidade da literatura com outras artes.
Como em qualquer outra Feira, nosso produto, o livro, esteve em exposição, foi matéria de comentários, avaliações, críticas e elogios. Lotaram-se salas. Outras, nem tanto. Consagraram-se escritores, outros iniciaram suas vidas literárias. Debates ganharam voz e continuarão pelas ruas da cidade. Prateleiras de nossas casas e bibliotecas ganharam novos livros, que foram ou serão lidos por tantos leitores. Fica na memória o conselho: abra espaço para a literatura na sua vida." - Jussara Rodrigues, coordenadora de programação para o público adulto.
 
-.-.-.-.
 
"Eu gostei muito desses 17 dias, mas o mais importante é o plural: Porto Alegre adorou sua 58ª Feira do Livro. As pessoas aproveitaram muito a Praça da Alfândega tomada por livros e corredores literários, todos os ambientes que abrigaram palestras e oficinas. A área Infantil e Juvenil, no Cais do Porto, estava um espetáculo. E presenciamos, acima de tudo, paz. Não vimos uma briga, uma confusão, nada. Isso prova que a cidade está sempre no espírito da Feira. Vivemos um grande momento!" - Luiz Coronel, patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. 
 
-.-.-.-
 
"Após o encerramento da 58ª Feira do Livro e ainda sem muito tempo para fazer uma avaliação detalhada, constatamos que alcançamos nosso principal objetivo, que é de divulgar a leitura, consolidando ações e projetos de estímulo à formação de jovens leitores. De fato, abrimos espaço para a leitura na vida de muitos. 
A reforma da Praça da Alfândega - além de ter tornado a Praça ainda mais bonita - trouxe como grande ganho uma melhor circulação para as pessoas e uma nova distribuição das bancas, fazendo com que a convivência e a integração entre leitores, autores e expositores ficassem ainda melhor.
Destaco os seguintes pontos:
- o novo layout da Praça de Autógrafos: o espaço foi muito elogiado tanto pelos autores quanto pelas pessoas que lá estiveram para buscar seus autógrafos.
- a programação deste ano, também qualificada, surpreendeu com a quantidade de participantes, que acabou sendo acima do previsto.
- a ausência de chuva foi mais um fator que contribuiu para o sucesso do evento 
Concluímos que a feira foi bastante satisfatória. 
  Aos nossos patrocinadores, apoiadores, associados, colaboradores e, principalmente, aos veículos de comunicação pela bela cobertura que nos foi dada durante estes 17 dias, em meu nome e em nome da Câmara Rio-Grandense do Livro, nossos agradecimentos." - Osvaldo Santucci Junior, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL).
 
 
A 58ª Feira do Livro de Porto Alegre tem os apoios das leis estadual e federal de incentivo à cultura: Pró-Cultura/RS (Secretaria de Estado da Cultura) e Lei Rouanet (Ministério da Cultura)

Realização
Câmara Rio-Grandense do Livro

Equipe Assessoria de Imprensa
                             Anajara Godoi, Bianca Rosa, Fernanda Coiro, Gabriela Venzke,                                Luciana Vicente, Raquel Paulino, Rodrigo Peixoto

Coordenação
Carla de Andrade (51 9806-4427) e Cristiane Ostermann

www.feiradolivro-poa.com.br
Rodapé

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link