58º Feira do Livro de Porto Alegre

Atenção!

Os eventos com o autor Fred Mourão, que aconteceriam hoje (30), foram cancelados.  


Temática de terça-feira, 30/10: Viagem

Um dia para viajar na Feira

Os viajantes, mochileiros e apaixonados por outras culturas terão uma terça-feira recheada de oportunidades para escolher o próximo roteiro de viagem, a partir das atividades da Feira do Livro, realizadas no Santader Cultural. Às 15h, na Sala Oeste, o aquarelista Nivaldo Pereira e o jornalista baiano Antonio Giacomin falam sobre suas experiências registradas no livro Jeitos de ser Brasil, resultado de uma viagem de um ano pelas cinco regiões do Brasil em busca de paisagens e imagens que não fazem parte dos guias de turismo e cartões postais.

Na Sala Leste, às 15h30min, a professora Maria Luisa Lorscheitter detalha a publicação Ilha de Páscoa - uma aventura em Rapa Nui, um diário de viagem e roteiro de percurso sobre a mística Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia Oriental.

Os aventureiros devem "reservar lugar" para o encontro com Airton Ortiz e Júlio Ricardo da Rosa, às 17h, na Sala Leste. Os dois farão relatos de suas viagens reais e imaginárias. Rosa escreveu "O Viajante Imóvel" e Ortiz é autor de dezenas de livros por diferentes lugares no mundo.

Na Sala Oeste, às 18h, Edu Simões relata a execução de seu projeto "Amazônia" e o resultado de cinco expedições ao universo da floresta. Às 18h30, na Sala Leste, o cinema serve para levar o público às principais capitais europeias, tendo com guia Vicente Frare.

No Memorial do RS, às 19h, na Sala dos Jacarandás, o trio de conhecidos escritores Fabrício Carpinejar, Cíntia Moscovich e Altair Martins se unem para um bate-papo divertido sobre histórias fictícias inspiradas em dez cidades de nomes curiosos e misteriosos.

-.-.-.-

Confira mais destaques da programação de terça:

Programação na área Adulta

17h - Viajantes e aventureiros. O fascinante mundo dos relatos de viagens - sejam elas reais ou imaginárias. Com Júlio Ricardo da Rosa e Airton Ortiz. Local: Sala Leste - Santander Cultural.

Programação na área Infantil e Juvenil

13h às 18h30 - 13º Encontro de promotores de eventos literários do RS. Local: Casa do Pensamento (Armazém A do Cais do Porto).

Autógrafos

18h - Affonso Romano de Sant'Anna. Como andar no labirinto. Local: Praça de autógrafos.

19h - Luiz Coronel. Poesia social. Local: Praça de autógrafos.

-.-.-.-.

Quarta, 31/10

Programação na área Adulta

14h - Arca insólita. Painel com participantes da coletânea de textos. Com Tania Mara Galli Fonseca, Jane Tutikian, José Eduardo Degrazia, Caio Riter, Luiz Paulo Faccioli e Cíntia Moscovich. Local: Sala Leste - Santander Cultural.

15h - III Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas. Encontro de poetas e escritores para divulgar os eventos e realizações em prol da cultura poética das entidades
representantes do ativismo cultural. Local: Sala Oeste - Santander Cultural

16h30 - III Seminário Nacional de Crítica e Literatura - Grandes mestres e seus leitores. 110 anos de Carlos Drummond de Andrade, com Paloma Vidal, Maria do Carmo Campos
e mediação de Regina Costa da Silveira. Local: Sala Oeste - Santander Cultural.

Programação na área Infantil e Juvenil

18h - 8ª Traçando Histórias - programação paralela. Mesa- -redonda A imagem como forma de expressão, com Janaína Tokitaka, Maurício Negro, Nelson Cruz e Rosinha Campos. Mediação de Glaucia de Souza. Local: Casa do Pensamento.

18h30 - Encontro com Autor. Bate-papo sobre o livro Por trás das cortinas, com Antônio Schimeneck. Local: Ateliê da Imagem.

20h30 - A magia da biblioteca escolar: literatura e suas várias possibilidades. Projeto desenvolvido na EMEF João Baptista Jaeger, de Novo Hamburgo. Local: Vitrina da leitura.

Autógrafos

18h - Liana Timm e Lentira Fleck. Freud e Nietzsche. Local: Território das artes.

18h - Cíntia Moscovich, Luiz Paulo Faccioli, Jane Tutikian e Élvio Vargas - Arca
insólita - Território das Artes / Palmarinca - Praça de Autógrafos.

19h - Carlos Nejar - Um homem do Pampa - Editora ardotempo / Corag - Praça de
Autógrafos.

19h - Álvaro Santi - Luta+vã - Libretos - Praça de Autógrafos.

20h - Celso Gutfreind - A dança das palavras: poesia e narrativa para pais e
professores - Artes e Ofícios - Praça de Autógrafos.

20h - Aldyr Garcia Schlee - Dom Segundo Sombra - Editora ardotempo / Corag -
Praça de Autógrafos.

20h30 - Affonso Romano de Sant'Anna - Ler o mundo - Global - Memorial - Sala dos
Jacarandás.

20h30 - Marina Colasanti - Do seu coração partido / Com certeza tenho amor - Global
- Memorial - Sala dos Jacarandás.

  
-.-.-.-

Quinta, 01/11

Programação na área Adulta

14h30 - Aurora - cinema, literatura e possíveis relações. Os diferentes caminhos entre o cinema e a literatura, com Leonardo Bomfim, Pedro Henrique Gomes, Daniel De Bem e Marcus Mello.

16h - Como nasce um roteiro cinematográfico e o processo de criação coletiva. O processo de criação de um roteiro desde a primeira ideia até o argumento, com Emiliano Cunha, Iuli Gerbase, Luciano Braga, Thiago Duarte e Leo Garcia. Local: Sala dos Jacarandás - Memorial do RS.

16h - Releituras do mundo do livro. Quiz literário com leituras de trechos e projeções de imagens que remetem a obras literárias, com Morgana Marcon, Fátima Noronha Francisco, Fábio Silveira Lazzari e Bruno Silveira. Local: Tenda de Pasárgada.

Programação na área Infantil e Juvenil

14h - Palestra Traço e Prosa, com Odilon Moraes e Rona Hanning. Local: Auditório da Casa do Pensamento.

18h - 8ª Traçando Histórias - programação paralela. Mesa- -redonda A imagem como forma de expressão, com Cláudio Martins, Marilia Pirilo, Renato Moriconi e Odilon Moraes. Mediação de Glaucia de Souza.

18h30 - A importância de narrar. Diálogo com pais e professores, com Celso Gutfreind. Sala de vídeo.

Autógrafos

20h - Carlos Gerbase - Cinema: Primeiro filme - descobrindo, fazendo, pensando - Artes e Ofícios - Praça de Autógrafos.

20h - Gilberto Perin e Aldyr Garcia Schlee - Camisa Brasileira - Fotografia - Livro
de Arte - Editora ardotempo/Corag - Praça de Autógrafos.


-.-.-.-

Sexta, 02/11


Programação na área Adulta

14h30 - Comissão da Paz: história e memória sobre a ditadura no Uruguai. A recuperação dos valores da democracia e dos direitos humanos no Uruguai e a luta contra a lei da impunidade. Com Alvaro Rico e Marluza Marques Harres. Sala dos Jacarandás - Memorial do RS.

17h - Um gringo brasileiro. Mesa-redonda sobre o livro Gringo, com Airton Ortiz. Local: Sala Leste - Santander Cultural.

17h30 - Literatura, uma ponte de integração entre Brasil e Uruguai. Autores dos dois países conversam sobre integração e literatura. Com Carlos Eduardo de Magalhães, Henry Trujillo e Tailor Diniz.


Programação na área Infantil e Juvenil

16h - Contos Latino-americanos, com Bárbara Camargo. Local: Casa do Pensamento

17h - Contação de histórias para o público infantil. Fábulas de Charles Perrault, contos de fadas, com Bárbara Camargo. Local: QG dos Pitocos.

18h - Encontro com Autor. Bate-papo com Jorge Martins. Local: Casa do Pensamento.


Autógrafos

18h - Airton Ortiz - - Gringo - Record - Praça de Autógrafos.

20h - Gustavo Nielsen - - A outra praia - Dublinense - Memorial - Térreo.

20h - Eliane Brum - Uma, duas / Dignidade - Leya Brasil - Praça de Autógrafos.

 
 
A 58ª Feira do Livro de Porto Alegre tem os apoios das leis estadual e federal de incentivo à cultura: Pró-Cultura/RS (Secretaria de Estado da Cultura) e Lei Rouanet (Ministério da Cultura)

Realização
Câmara Rio-Grandense do Livro

Equipe Assessoria de Imprensa
Bianca Rosa, Fernanda Coiro, Gabriela Venzke, Ingrid Guedes, Luciana Vicente, Raquel Paulino, Rodrigo Peixoto

Coordenação
Carla de Andrade (51 9806-4427) e Cristiane Ostermann

www.feiradolivro-poa.com.br
Rodapé

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link